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Numa época em que o descontentamento social é uma realidade que contamina a generalidade das organizações, exalta-se o papel e a visão dos líderes, aos quais se exige eficácia no estímulo, inspiração, orientação e motivação dos outros actores organizacionais. As organizações têm de apostar forte na formação inicial dos seus futuros líderes, para garantir a excelência conducente ao sucesso.
O objectivo geral deste trabalho é destacar a importância da liderança e da formação de líderes para as organizações em geral, destacando o caso da FA. Em particular, pretende-se comparar o modelo de formação em liderança da AFA com modelos reconhecidos, para aferir da sua adequação e, pontualmente, propor ações de melhoria.
Numa primeira fase deste trabalho revisita-se o conceito de liderança, nas suas diferentes dimensões, criando as bases concetuais para o estudo subsequente. Constata-se, de seguida, que a missão de formar hoje os chefes de amanhã, expressa pela AFA, reveste-se de especial importância, destacando-se a formação em liderança.
Construiu-se um enquadramento teórico do modelo de formação em liderança militar alicerçado nas obras de John Adair, complementado pelo modelo de formação em liderança da USAF e do USARMY, através da consulta de manuais de doutrina militar, e pelo modelo proposto pelo Center for Creative Leadership, apresentado na obra Handbook of leadership development. Verificámos que, para formar líderes, é necessário desenhar um modelo de formação que associe um conjunto de meios facilitadores, conjugados numa estratégia definida ao nível mais elevado. Existem alguns requisitos que os meios devem cumprir para maximizar o processo de aprendizagem e, caso as organizações os menosprezem, podem nunca atingir os objectivos definidos.
Individualizaram-se áreas-chave que deverão ser atendidas para garantir o sucesso na formação inicial de líderes. Estas áreas-chave basearam o modelo de análise construído para avaliar a formação em liderança na AFA.
Para preencher os indicadores que sustentam o modelo de análise, utilizaram-se diversos instrumentos de observação, como um questionário a militares ingressados recentemente no QP, recolha de informação nos Sistemas de Informação de Gestão, diversas entrevistas e pesquisa documental.
Da análise dos dados recolhidos constatámos que a AFA, embora disponha da maioria dos meios necessários, tem margem para melhoria na formação em liderança dos seus alunos, através da correta exploração dos meios disponíveis.
Abstract: With social discontent pressing the majority of organizations, praises the role and vision of leaders, which are required to stimulate, inspire, guide and motivate other organizational actors. Organizations must invest heavily in training their future leaders, to ensure excellence that leads to success.
The overall objective of this study is to exalt the importance of leadership and leadership training for organizations in general, particularly in the Portuguese Air Force. In particular, we intend to compare the model of leadership training in the Air Force Academy (AFA) with recognized standard models, to assess the suitability and, eventually, propose improvement actions.
Initially, this paper revisits the concept of leadership, in its various dimensions, creating the conceptual basis for the subsequent study. It appears, then, that the mission of training today the tomorrow's leaders, expressed by AFA, is of particular importance, especially leadership training.
Next, we built up a theoretical framework of a military leadership training model, grounded in the works of John Adair, complemented by the model of leadership training of the USAF and USARMY, in theirs military doctrine manuals, and by the model proposed by the Center for Creative Leadership, with the Handbook of leadership development. We found that, to train leaders, it’s necessary to design a training model that combines a set of enablers, combined in a strategy at the highest level. There are some requirements that should fulfill the means to maximize the learning process and, if the organizations overlook it, can never achieve the objectives.
We highlight key areas, which should be addressed to ensure success in the initial training of leaders. Those key areas based our analysis model, designed to evaluate leadership training at AFA.
To fill the indicators that underpin the analysis model, we used various instruments of observation as a questionnaire to the newly formed officers, gathering information on the Management Information Systems, interviews and documents research.
With the analysis of the data collected, we demonstrate that AFA controls the majority of resources needed for the proper leadership training of its students, but has space for improvement, through the proper exploitation of the available resources.
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Academia da Força Aérea Liderança Formação em Liderança Modelo de Formação em Liderança Estratégia de Formação em Liderança Formação Inicial Funções de Comando e Chefia