Browsing by Author "Santos, Ana Catarina"
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- Dental decay in the change of deciduous teeth: the child’s self-perceptionPublication . Dias, Maria do Rosário; Santos, Ana Catarina; Naben, Letícia; Ventura, IreneBackground: Currently in Portugal, the percentage of children aged five to twelve who have already been to an oral health appointment is 57.6%. The prevalence of dental caries has declined over recent years, with the expectation that by 2020, 59% of Portuguese children will be caries-free. Objective: The present study aimed to understand how children from this age group experience the mental representation of dental decay and its implications on the self-perception inherent to the loss of deciduous teeth. Method: The sample consisted in 50 children of both genders, aged 5 - 12 years. A protocol was originally conceived where they were invited to draw two self-portraits - before and after the loss of deciduous teeth - and to answer open-ended questions with regards to such. The interpretation of the drawings and the open-ended questions were carried out through content analysis grids designed for such. Results: Regarding the written answers to the open-ended question “Why do you think teeth fall out?”, caries do not appear to be associated with the loss of deciduous teeth but rather “Bug” and “Bacteria”, identified as the most representative categories (27.9% and 18,9% respectively), which is in agreement with the symbolic representation depicted in drawings. Conclusions: The results obtained contribute to the (re)conceptualization of caries in this age group of children, which is also associated to the loss of deciduous teeth. The results also point to the need for developing educational tools for Oral health Education, in order to prevent caries in deciduous teeth and to foster good oral hygiene habits.
- Fatores de risco cardiovascular numa amostra populacionalPublication . Santos, Ana Catarina; Freire, R.M.A.Introdução: As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de mortalidade em Portugal. A sua prevenção associa-se a gestão eficaz de fatores de risco e otimização de comportamentos de procura de saúde. Metodologia: Estudo transversal realizado em outubro de 2013, com o objetivo de rastrear fatores de risco cardiovascular em pessoas residentes na área de abrangência da ULS de Matosinhos que, espontaneamente, aderiram à ação. Foi utilizado um instrumento de colheita de dados autoconstruído com as variáveis género, idade, local de residência, vinculação a Unidade de Saúde, ter enfermeiro e médico de família, história de patologia familiar e pessoal, TA, glicemia capilar, IMC, PA, tabagismo, sedentarismo e regime medicamentoso. Resultados: Participaram no estudo 25 indivíduos com idades compreendidas entre 26 e 75 anos, 56% do género masculino e 44% do género feminino, 36% considerase saudável, 40% e 52% refere respetivamente história familiar e pessoal de doença cardiovascular, 20% refere ter diabetes, 56% está medicado com anti-hipertensores, 56% apresenta valores elevados de tensão arterial e, destes, 71,4% refere ausência ou desconhecimento de doença cardiovascular, 76% apresentou hiperglicemia capilar em jejum, 32% faz exercício físico de forma sistematizada, 4% fuma, 20% têm peso normal, 24% tensão arterial normal, todos referem ter médico de família e 12% desconhece ter enfermeiro de família. Discussão: A Direcção-Geral da Saúde (2003) apela à priorização da atenção às pessoas com fatores de risco e de história pessoal ou familiar de doença cardiovascular. Os dados revelam que múltiplas patologias, fatores de risco e história pregressa familiar de doença cardiovascular são registos presentes no indivíduo e que merecem atenção mesmo em intervenções ocasionais. Conclusão: As intervenções populacionais ocasionais também podem encorajar o cidadão a ser responsável pela sua própria saúde.
- O portefólio individual da criança na prática pedagógica dos educadores de infânciaPublication . Santos, Ana Catarina; Nogueira, ClementinaO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.º CEB) e destina-se à obtenção do Grau Mestre para a docência nos níveis de ensino referidos. A PES em Educação Pré-escolar foi realizada num estabelecimento de ensino privado e a PES em Ensino do 1.º CEB, num estabelecimento de ensino público, ambos localizados no Distrito de Setúbal. Em cada uma das PES foi desenvolvido um projeto de intervenção que culimou num conjunto de atividades desenvolvidas de acordo com o tema escolhido. Os temas surgiram de uma necessidade do grupo que resultou da observação direta no contexto. Foi ainda desenvolvido um estudo empírico que surgiu na PES em Educação Pré-escolar, e derivado do facto de os Educadores de Infância utilizavam o portefólio individual da criança na sua prática educativa. Neste sentido, pretendeu-se com este estudo de natureza qualitativa perceber como é elaborado/construído o portefólio individual da criança pelos Educadores de Infância que o utilizam. A recolha de dados empíricos ocorreu através de realização de entrevistas a seis Educadoras de Infância do Distrito de Setúbal, que colaboraram no estudo, a exercer funções no ensino público ou no ensino privado e duas educadoras aposentadas recentemente. Com este estudo percebeu-se que na construção do portefólio os Educadores de Infância fazem: (i) o planeamento do portefólio com a criança; (ii) observação; (iii) registo das atividades e produções mais importantes e significativas para a criança; (iv) análise/reflexão e avaliação dessas atividades com a participação da criança. O portefólio individual da criança é elaborado ao longo do ano letivo sendo que alguns Educadores de Infância consideram que a seleção das atividades da criança deve ser feita mensalmente, outros por períodos ou semestres. Concluiu-se que o portefólio individual da criança testemunha uma visão própria da criança.