Browsing by Author "Sadoyama, Geraldo"
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- DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PARA O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVAPublication . Dias Batista, Adriana; Dos Santos Prado Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoA pandemia do COVID-19 trouxe mudanças significativas para a educação. Desta forma o estudo busca sistematizar o conhecimento produzido acerca dos desafios enfrentados por professores, estudantes e pais/responsáveis nas instituições educacionais frente à implementação do ensino remoto emergencial na pandemia da COVID-19 no ano de 2020. Este trabalho tem como base uma revisão integrativa da literatura na busca pelos desafios que a educação vem enfrentando com esse novo modelo de ensino. Para tanto as buscas foram realizadas em algumas bases de dados, por exemplo: ERIC, CAPES, utilizando os descritores controlados “educação”, “aprendizagem”, “coronavirus” e “COVID-19”. Na busca de inovação, há intervenções que devem ser repensadas para garantir o ensino para todos levando em consideração as diferenças de países e regionalidades.
- O DIREITO AO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTO DE ALTO CUSTO PELO SUS PARA PACIENTES COM CÂNCERPublication . Santos, Luciana; Ribeiro, Roberto; Sadoyama, GeraldoA produção de medicamentos tem apresentado grande crescimento, quatro vezes mais elevado do que a renda mundial, no entanto isso não resulta no maior acesso da população a medicamentos. O câncer é atualmente o principal problema de saúde no mundo, sendo uma das quatro principais causas de morte prematura em grande parte dos países. O objetivo deste artigo é através de um estudo de caráter exploratório em forma de revisão integrativa da literatura analisar o fornecimento de medicações de alto custo pelo SUS para pacientes oncológicos. Foram incluídos neste estudo 9 artigos. Os resultados demonstraram não haver consenso entre os autores em relação ao fornecimento de medicações de alto custo pelo SUS, já que envolve problemas éticos e financeiros.
- Evasão escolar no ensino superior: um estudo de revisão sistemáticaPublication . Sadoyama, Adriana; Rezende, Keyla; Santos, Magda; Sadoyama, GeraldoTrata-se de uma pesquisa qualitativa de uma revisão sistemática que teve como temática a evasão escolar no ensino superior, mapeando os estudos publicados dentro dos critérios estabelecidos. A metodologia aplicada foi sistematizada estabelecendo critérios de inclusão e exclusão. A ficha de pesquisa foi aplicada de forma independente por dois investigadores. Como base de dados para a pesquisa foram utilizados Capes e Scielo. Como resultados da busca, foram encontrados 08 artigos que revelaram a preocupação com a evasão escolar no ensino superior seja ele presencial ou a distância, apontou-se também alguns motivos que levam os alunos a desistirem do curso, tais como: escolha do curso erronêa, falta de administração do tempo conciliando trabalho e estudo.
- MAPEAMENTO DA CULTURA DE APRENDIZAGEM DOS GESTORES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FERTILIZANTESPublication . Lopes, David; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoPropôs-se a mapear a cultura de aprendizagem com ênfase nas práticas institucionais com foco nos valores e práticas organizacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para a qual foram aplicados os instrumentos QCAO e IBACO, aplicados a 177 líderes de uma organização do ramo de fertilizantes nos estados de Minas Gerais e Goiás, Brasil. Para o processamento dos dados utilizou-se o software SPSS. O mapa da cultura de aprendizado destes líderes mostra um equilíbrio/proximidade, indicando que estes líderes percebem que contribuem com o aprendizado da organização de forma frequente. Quanto ao mapa de cultura organizacional, os líderes da organização apresentam práticas voltadas para a integração externa, com foco no planejamento de estratégias que atendem os stakeholders, principalmente, os clientes externos.
- O uso de metodologias ativas no ensino de ciências: um estudo de revisão sistemáticaPublication . Gomes dos Santos, Isabela; Teodoro, Renata; Sadoyama, Geraldo; Sadoyama, AdrianaAs metodologias ativas de ensino constituem uma alternativa ao ensino tradicional. Sob uma nova perspectiva, os estudantes são colocados no centro do processo educativo para que eles aprendam de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se aproximam da realidade. Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma revisão sistemática sobre a aplicação, os benefícios e fragilidades dos métodos ativos para o Ensino de Ciências no Brasil. Os resultados indicaram que há poucas publicações sobre metodologias ativas direcionadas ao Ensino de Ciências. As pesquisas descreveram diversas estratégias e enfatizaram os benefícios do uso de metodologias ativas que incluem um maior engajamento dos estudantes e o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais.