Browsing by Author "Ribeiro, Andreia"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Análise bibliométrica de Gambling utilizando métricas da WoS e VOSviewerPublication . Tinoco, Rui; Oliveira, Lúcia; Ribeiro, AndreiaEnquadramento: O Gambling é uma área de estudo complexa que implica diferentes olhares e perspetivas disciplinares. Diversos estudos bibliométricos encontraram uma preponderância na área da investigação da tomada de decisão, entre outras áreas. Pretende‑se contextualizar essa preponderância, ao mesmo tempo que se atualiza tendências de investigação na área. Métodos: Conduziu‑se uma análise bibliométrica usando a base de dados Web of Science, onde se obteve um total de 4262 artigos publicados num intervalo (2019‑ 21 de março de 2022). Utilizou‑se a análise de resultados da WoS para realizar uma descrição dos resultados. Exportou‑se posteriormente esta mesma análise para o VOSviewer, por forma a identificar‑se campos de trabalho e tendências de investigação. Resultados: No que concerne a resultados, destacamos a existência de três grandes clusters de palavras‑chave correspondendo a gambling no geral; gambling disorder e decision making. Um quarto cluster emergiu, com menor representatividade, correspondendo a temas como addiction e metanálises. No que diz respeito a temas emergentes, identificámos palavras‑chave com tempo médio de publicação mais recente como: loot boxes; adolescents, covid‑19; stress; internet; gambling harm; internet gaming disorder, entre outros. Conclusões: Os resultados corroboram a tendência da literatura de aproximar os comportamentos relacionados com o gambling de outras patologias aditivas, nomeadamente o Substance Abuse, o uso problemático da internet e o gaming. Registamos ainda a temática do COVID‑19 como emergente quer em termos de palavras‑chave registadas quer ainda no que concerne aos artigos. Surgiram, na análise das palavras‑chave, três grandes clusters: um relacionado com o gambling e o problem gambling; um outro relacionado com o gambling disorder e um último em que o termo decision making assume um papel central. As palavras‑chave com mais impacto e com tempo de publicação mais recente foram COVID‑19, mas também algumas dimensões da internet, videojogos e as loot boxes em que a temática do gaming e o gambling se podem cruzar.
- Contributos para o Planeamento e Execução do Orçamento da Academia MilitarPublication . Ribeiro, AndreiaA alteração constante do ambiente económico-financeiro de Portugal acarreta necessidades de preocupação acrescidas para a execução orçamental, uma vez que os recursos são cada vez mais escassos e a sua utilização tem de ser corretamente racionada. De modo a fazer face a alterações que possam surgir, torna-se essencial a elaboração de planeamentos realistas e eficazes, onde estejam evidenciadas todas as atividades que os organismos se propõem a realizar, devendo também permitir alguma flexibilidade. Tendo em consideração a importância da elaboração destes planeamentos, surge o presente trabalho subordinado ao tema “Contributos para o planeamento e execução do Orçamento da Academia Militar”. Este trabalho tem o intuito de comparar os valores entre as atividades planeadas e executadas na Academia Militar, verificando se existem desvios. No caso de existirem, pretende-se sugerir algumas soluções de modo a colmatar os mesmos. A metodologia de trabalho utilizada na parte teórica centrou-se na pesquisa bibliográfica de autores conceituados nesta temática. Na parte prática foram realizados inquéritos e entrevistas. Por fim, foi realizado o estudo de caso à Academia Militar. Os resultados obtidos nesta investigação demostram que existem desvios entre o valor planeado e o executado que podem ser diminuídos, nomeadamente na rúbrica encargos com as instalações e na rúbrica formação. A realização de campanhas de sensibilização a realçar a importância desta temática pode ser uma forma de diminuir os desvios, assim como a alteração no programa SIG, de modo a que este só permita executar elementos de ação dentro dos valores que foram planeados.
- Mundos digitais no pós-pandemia: Continuidades e transformações na realidade dos/as estudantes do ensino superiorPublication . Veiga, Sofia; Tinoco, Rui; Ribeiro, AndreiaO presente trabalho pretende conhecer as permanências e mudanças dos comportamentos digitais em grupos de jovens estudantes do ensino superior, em particular desde o período pandémico e no período que se lhe seguiu, tendo em conta as suas práticas e percepções das práticas dos seus pares, bem como a forma como perspectivam o futuro dos mundos digitais. Realizaram-se quatro Grupos de Discussão Focalizada de diferentes áreas Científicas - Ciências e Tecnologias (CT); Educação e Intervenção Social (EIS); Saúde (S); Formação de Professores e outros Profissionais de Educação (FPP), dois presencialmente e dois online. A amostra total, constituída por 37 estudantes, integrava 7 em CT, 9 em EIS, 13 em S e 8 em FPP. As discussões foram gravadas, posteriormente transcritas e importadas para um programa de análise de conteúdo. Em termos de resultados, salienta-se a grande unanimidade que existiu entre os grupos, pese embora se tivessem notado algumas diferenças entre eles muito ligadas às suas áreas de formação.
- Pulmonary Tuberculosis: A Diagnostic and Management Challenge in PregnancyPublication . Silva, Rita; Tavares, Madalena; Melo, Marta; Ribeiro, Andreia; Ambrósio, Paula; Tapadinhas, PaulaA tuberculose é uma doença infecciosa cuja prevalência tem vindo a diminuir significativamente em Portugal. Dos doentes infetados, apenas 10% desenvolverão a doença, sendo este risco superior em populações imunocomprometidas. Os autores descrevem um caso de uma grávida, previamente saudável e sem contexto epidemiológico, cujo diagnóstico de tuberculose foi estabelecido às 32 semanas de gestação, após ter iniciado um quadro clínico inespecífico. A confirmação diagnóstica e a instituição da terapêutica anti-bacilar foram céleres permitindo um desfecho materno-fetal favorável. O parto decorreu às 36 semanas sem intercorrências. O recém-nascido iniciou de imediato quimioprofilaxia que manteve até confirmação de ausência de doença. A mãe manteve seguimento em consulta de Pneumologia no Centro de Doenças Pneumológico, com boa evolução clínica, radiológica e laboratorial, tendo tido alta sem doença ativa. A abordagem de uma grávida com suspeita de tuberculose deverá seguir a marcha diagnóstica habitual, nomeadamente com os exames imagiológicos necessários e com a instituição da terapêutica o mais precocemente possível.
- Superior Mesenteric Artery Syndrome: A Rare Cause of Intestinal ObstructionPublication . Ribeiro, Andreia; Pereira, Joana; Tonel, Carla
- As TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21:Publication . Ribeiro, Andreia; Rebelo, AntónioEste trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento cognitivo de portadores de Trissomia 21. A investigação centrou-se num caso específico de uma jovem portadora de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo. Realizou-se então uma exaustiva revisão da literatura procurando abordar os temas pertinentes para a nossa investigação: características da Trissomia 21, desenvolvimento cognitivo e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Numa segunda fase deste trabalho, procedemos à análise de documentos relativos à figura central do nosso estudo, bem como a realização de entrevistas a agentes educativos que mantém ou mantiveram papéis de destaque no processo de ensino aprendizagem da aluna. Após a aplicação das entrevistas, procedeu-se a uma análise dos resultados da investigação que comprovam os benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem no desenvolvimento cognitivo e escolar da aluna. Aumentando o interesse, motivação e facilitando a comunicação, são ferramentas essenciais nas escolas atuais e devem ser utilizadas com mais frequência em todo o processo ensino-aprendizagem. É necessário derrubar barreiras comportamentais para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas salas de aulas, promovendo ações de formação e identificando software e hardware adaptados às características de cada um dos agentes educativos, no sentido de desmistificar o uso, funcionalidades e facilidade na utilização das mesmas.
