Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.99 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho pretende conhecer as permanências e mudanças dos comportamentos digitais em grupos de jovens estudantes do ensino superior, em particular desde o período pandémico e no período que se lhe seguiu, tendo em conta as suas práticas e percepções das práticas dos seus pares, bem como a forma como perspectivam o futuro dos mundos digitais. Realizaram-se quatro Grupos de Discussão Focalizada de diferentes áreas Científicas - Ciências e Tecnologias (CT); Educação e Intervenção Social (EIS); Saúde (S); Formação de Professores e outros Profissionais de Educação (FPP), dois presencialmente e dois online. A amostra total, constituída por 37 estudantes, integrava 7 em CT, 9 em EIS, 13 em S e 8 em FPP. As discussões foram gravadas, posteriormente transcritas e importadas para um programa de análise de conteúdo. Em termos de resultados, salienta-se a grande unanimidade que existiu entre os grupos, pese embora se tivessem notado algumas diferenças entre eles muito ligadas às suas áreas de formação.
Description
Keywords
Comportamentos digitais Ensino Superior Período pós-pandémico
Citation
Publisher
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação