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Authors
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Abstract(s)
Este trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das Tecnologias da
Informação e Comunicação no desenvolvimento cognitivo de portadores de Trissomia 21. A
investigação centrou-se num caso específico de uma jovem portadora de Trissomia 21 de um
agrupamento de escolas da margem sul do Tejo.
Realizou-se então uma exaustiva revisão da literatura procurando abordar os temas
pertinentes para a nossa investigação: características da Trissomia 21, desenvolvimento
cognitivo e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Numa segunda fase deste trabalho,
procedemos à análise de documentos relativos à figura central do nosso estudo, bem como a
realização de entrevistas a agentes educativos que mantém ou mantiveram papéis de destaque
no processo de ensino aprendizagem da aluna.
Após a aplicação das entrevistas, procedeu-se a uma análise dos resultados da
investigação que comprovam os benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação
assumem no desenvolvimento cognitivo e escolar da aluna. Aumentando o interesse,
motivação e facilitando a comunicação, são ferramentas essenciais nas escolas atuais e devem
ser utilizadas com mais frequência em todo o processo ensino-aprendizagem. É necessário
derrubar barreiras comportamentais para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação nas salas de aulas, promovendo ações de formação e identificando software e
hardware adaptados às características de cada um dos agentes educativos, no sentido de
desmistificar o uso, funcionalidades e facilidade na utilização das mesmas.
Description
Keywords
Tecnologias da informação e comunicação (TIC) Desenvolvimento cognitivo e trissomia 21 (T21) Aprendizagem