Publication
As TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Rebelo, António | |
dc.contributor.author | Ribeiro, Andreia | |
dc.date.accessioned | 2019-05-07T15:41:51Z | |
dc.date.available | 2019-05-07T15:41:51Z | |
dc.date.issued | 2014-02-03 | |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento cognitivo de portadores de Trissomia 21. A investigação centrou-se num caso específico de uma jovem portadora de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo. Realizou-se então uma exaustiva revisão da literatura procurando abordar os temas pertinentes para a nossa investigação: características da Trissomia 21, desenvolvimento cognitivo e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Numa segunda fase deste trabalho, procedemos à análise de documentos relativos à figura central do nosso estudo, bem como a realização de entrevistas a agentes educativos que mantém ou mantiveram papéis de destaque no processo de ensino aprendizagem da aluna. Após a aplicação das entrevistas, procedeu-se a uma análise dos resultados da investigação que comprovam os benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem no desenvolvimento cognitivo e escolar da aluna. Aumentando o interesse, motivação e facilitando a comunicação, são ferramentas essenciais nas escolas atuais e devem ser utilizadas com mais frequência em todo o processo ensino-aprendizagem. É necessário derrubar barreiras comportamentais para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas salas de aulas, promovendo ações de formação e identificando software e hardware adaptados às características de cada um dos agentes educativos, no sentido de desmistificar o uso, funcionalidades e facilidade na utilização das mesmas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201539993 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/28434 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação (TIC) | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento cognitivo e trissomia 21 (T21) | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.title | As TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21: | pt_PT |
dc.title.alternative | um estudo de caso | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Andreia Ribeiro - ESE.pdf
- Size:
- 828.26 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format