Repository logo
 
Publication

As TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebelo, António
dc.contributor.authorRibeiro, Andreia
dc.date.accessioned2019-05-07T15:41:51Z
dc.date.available2019-05-07T15:41:51Z
dc.date.issued2014-02-03
dc.description.abstractEste trabalho tem como principal objetivo verificar a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação no desenvolvimento cognitivo de portadores de Trissomia 21. A investigação centrou-se num caso específico de uma jovem portadora de Trissomia 21 de um agrupamento de escolas da margem sul do Tejo. Realizou-se então uma exaustiva revisão da literatura procurando abordar os temas pertinentes para a nossa investigação: características da Trissomia 21, desenvolvimento cognitivo e as Tecnologias da Informação e Comunicação. Numa segunda fase deste trabalho, procedemos à análise de documentos relativos à figura central do nosso estudo, bem como a realização de entrevistas a agentes educativos que mantém ou mantiveram papéis de destaque no processo de ensino aprendizagem da aluna. Após a aplicação das entrevistas, procedeu-se a uma análise dos resultados da investigação que comprovam os benefícios que as Tecnologias da Informação e Comunicação assumem no desenvolvimento cognitivo e escolar da aluna. Aumentando o interesse, motivação e facilitando a comunicação, são ferramentas essenciais nas escolas atuais e devem ser utilizadas com mais frequência em todo o processo ensino-aprendizagem. É necessário derrubar barreiras comportamentais para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas salas de aulas, promovendo ações de formação e identificando software e hardware adaptados às características de cada um dos agentes educativos, no sentido de desmistificar o uso, funcionalidades e facilidade na utilização das mesmas.pt_PT
dc.identifier.tid201539993pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/28434
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectTecnologias da informação e comunicação (TIC)pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo e trissomia 21 (T21)pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.titleAs TIC e o desenvolvimento cognitivo na trissomia 21:pt_PT
dc.title.alternativeum estudo de casopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Especialpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Andreia Ribeiro - ESE.pdf
Size:
828.26 KB
Format:
Adobe Portable Document Format