Browsing by Author "Pereira de Sousa, Nuno"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- EA1 - Educação Alimentar no 1º Ciclo do Ensino Básico Manual do Docente da Dimensão CurricularPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, Nuno; Meneses, ÂngelaO presente conjunto de actividades foi elaborado, tendo em conta os programas curriculares do 1º ciclo do ensino básico, nomeadamente as áreas curriculares disciplinares de Língua Portuguesa, Matemática, Estudo do Meio e Expressões Artísticas e Físico-Motoras.
- EcoPASSE - Manual da Dimensão EcológicaPublication . Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, Nuno; Tinoco, RuiManual referente aos recursos, opções e possiblidades de intervenção no que se refere à dimensão ecológica da escola.
- PAS3 Promoção de Alimentação Saudável no 3º anoPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, NunoO presente Manual refere-se à Promoção de Alimentação Saudável trabalhada na Dimensão Curricular do 1º ciclo do ensino básico, mais concretamente no 3º ano. Está balizado em duas grandes áreas: a promoção da saúde, em que o grupo se constitui como contexto de aprendizagem privilegiado; e as competências básicas do dinamizador como condutor das aprendizagens e dos jogos que propomos ao longo do programa.
- PASSE EE Estilos Parentais e Promoção da Saúde - Manual do Dinamizador Encarregados de EducaçãoPublication . Tinoco, Rui; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, DéboraO presente manual constitui-se como instrumento de trabalho que pode de ser adaptado a um maior número de situações e realidades possíveis. Pretende abarcar quer momentos de intervenções pontuais, que sejam encaradas como incentivo a um maior envolvimento no futuro, quer ainda servir de suporte a actividades mais continuadas no tempo. Disponibiliza uma série de recursos para trabalhar com educadores e encarregados de educação no âmbito do programa PASSE.
- PASSE MA - Segurança Alimentar a Manipuladores de Alimentos- Manula do Formador de Manipuladores de AlimentosPublication . Menezes, Ângela; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Tinoco, RuiManual de formação a manipuladores de alimentos, no âmbito do Programa PASSE. Prevê a articulação das formações e a aplicação de metodologias activas e participativas neste nível de intervenção.
- PASSE.com - Manual da Dimensão ComunitáriaPublication . Pereira de Sousa, Nuno; Tinoco, Rui; Cláudio, DéboraManual do programa PASSE referente aos recursos e possibilidades de intervenção referentes à dimensão comunitária.
- PASSE.org - Manual da Dimensão OrganizacionalPublication . Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Tinoco, RuiManual PASSE referente aos recursos e opções a ter em linha de conta quando se intervém a nível organizativo.
- PASSE.pro - Manual do dinamizador da dimensão curricular do secundárioPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, NunoO PASSE pretende, através de uma visão integrada e multifacetada do que é o comportamento e as escolhas alimentares, propor uma série de linhas de intervenção para o nível secundário – isto é, englobando o 10º, 11º e 12º anos de escolaridade. Existe uma série de constrangimentos que se põem à aplicação de um programa de promoção da saúde nestes níveis de escolaridade, que passamos a nomear: elevada carga horária e baixa disponibilidade dos professores; disparidade de disciplinas, áreas curriculares e percursos de aprendizagem dos próprios alunos com exames que determinam o futuro próximo.
- PASSE.psi - Dinâmicas de grupos : boas práticasPublication . Tinoco, Rui; Cláudio, Débora; Pereira de Sousa, NunoManual PASSE com listagem de boas práticas e opções a serem tomadas quando os dinamizadores estiverem a trabalhar com grupos de alunos ou de adultos em contexto do programa PASSE.
- PASSEzinho - Educação Alimentar e Promoção da Saúde - Manual do Dinamizador do Jardim-de-InfânciaPublication . Tinoco, Rui; Pereira de Sousa, Nuno; Cláudio, Débora; Meneses, ÂngelaO presente manual propõe uma série de actividades a desenvolver no âmbito do jardim-de-infância. São actividades lúdicas que associam este vector à aprendizagem e à descoberta activa de ensinamentos. O grupo de crianças constitui-se assim como o instrumento principal da aprendizagem. Esta abordagem faz parte de uma série de manuais de jogos e de intervenção do Programa de Alimentação Saudável em Saúde Escolar (PASSE), desenvolvido no Departamento de Saúde Pública da ARS Norte.