Browsing by Author "Pereira, Sara"
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- Curso de Licenciatura em Acupuntura: a construir o futuro no IPSPublication . Calado, Diogo; Roque, Natália; Pereira, Sara; Seruca, Ana Luísa; Caria, Helena
- O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovemPublication . Carvalho, Bárbara Janiques; Pereira, Sara; Marôpo, LidiaEste estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, per cebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre narrativa autoral e discurso publicitário.
- O impacto do stress e do burnout na qualidade do sono em profissionais de saúde e docentesPublication . Figueiredo, João; Amaral, Ana Paula; Batista, Inês; Pereira, SaraIntroduction: Stress, sleep quality and burnout represent a psychosocial problematic with serious consequences at the individual, organizational and public health levels. Health and education professionals are considered high-risk groups, due to the multiple psychological and emotional demands in the work context. Purpose:This project intends to study the population (health technicians of the Hospital and University Center of Coimbra and the teaching staff in Coimbra Health School) regarding both stress and burnout levels and later understand their impact on the quality of sleep of the same. Methodology: The study design used was an observational and cross-sectional study. The simple random sample consisted of 63 professionals (49 health technicians and 14 teachers), 16 male and 47 female, in the age range of 22 to 65 years, with an average age of 45.27 years and standard deviation of 10,238 years. The research instruments used were: socio-demographic questionnaire, "Stress Perceived Scale (PSS)", "Maslach Burnout Inventory- General Survey (MBI- GS)" and "Pittsburg Sleep Quality Index". Results: Most individuals presented high levels of burnout and poor sleep quality. Regarding the Emotional Exhaustion index, the majority of professionals (58.5%) who showed poor sleep quality, showed greater exhaustion in the daily life compared to the group with good sleep quality (33.3%). At the level of Professional Depersonalization, both groups indicated a high level of depersonalization, regardless of sleep quality. Conclusions: We can conclude that along with high levels of work stress professionals tend physiologically to alter their well-being which in this case has translated into quality sleep.
- A interdisciplinaridade dos contos na Literatura Infanto-JuvenilPublication . Pereira, Sara; Almeida, Joana
- Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de AprendizagemPublication . Pereira, Sara; Vale, PauloO estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”. O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem. A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio. Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social, pessoal e moral. Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino.
