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- SOUTHERN MODERNISMS: CRITICAL STANCES THROUGH REGIONAL APPROPRIATIONS. Book of AbstractsPublication . AAVVBook os abstracts of the International Conference held at ESAP, February 19th-21th 2015
- Parallel PathsPublication . CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; TREVISAN, AlexandraThis study focuses on the work produced during the first three decades of the 20h century by four architects, who were born and lived at the two ends of Southern Europe: Greece and Portugal. They belonged to two successive generations – Raúl Raul Lino (1879-1974) and Aristotelis Zachos (1871-1939) belonged to the first generation; Carlos Ramos (1897-1969) and Dimitris Pikionis (1887-1968) belonged to the second generation – and they all shared the same ability to dialogue with modernity while remaining close to local tradition. Therefore, they allow us to rethink the role played by their projects in the architectural culture of their time beyond the habitual reading of the binomial centre/ periphery diffused by historiography.
- SOUTHERN MODERNISMS. CRITICAL STANCES THROUGH REGIONAL APPROPRIATIONS. Conference proceedingsPublication . AAVVProceedings of the International Conference held at ESAP with joint organization of IHA and CEAA, February 19th-21st 2015
- Contribuições para o desenvolvimento e a modernização do perímetro irrigado da MatalaPublication . Silva, Vicente Alfredo da; Gonçalves, José Manuel MonteiroRESUMO O presente relatório de Estágio Profissionalizante do Mestrado em Direito à Alimentação e Desenvolvimento Rural (M.D.A.D.R.), reporta contribuições inerentes para ajudar à criação de ideias e materialização de atividades com vista a desenvolver e modernizar o Perímetro Irrigado da Matala (P.I.M.). O seu conteudo, além da introdução em que apresenta os objetivos do trabalho; tem a caracterização do P.I.M., contendo a respectiva localização, as principais características, os métodos de rega utilizados nas culturas produzidas no perímetro e as infraestruturas de apoio à produção. Na apresentação dos problemas observados destacam-se a carência de quadros capacitados para organização e gestão das cooperativas, as dificuldades sócio-económicas que os membros das cooperativas enfrentam, a falta de aplicação de atividades agrícolas sustentáveis e as dificuldades na evacuação e comercialização dos produtos. Quanto às perspectivas para o desenvolvimento e modernização do P.I.M. considerou-se a necessidade da rentabilização das suas potencialidades e ideias para o relançamento do desenvolvimento rural do empreendimento. Em relação a contribuições para a modernização e desenvolvimentodo P.I.M. contém aspectos relacionados com aperfeiçoamento da administração, financiamento, fiscalização e comparticipação dos produtores e da sociedade civil. Para concluir apresenta algumas considerações gerais de forma sintetizada em tabelas, seguido de um texto final.
- A Participação dos pais no Jardim de Infância: O que pensam as crianças?Publication . Lopes, Marta; Lacerda, MariaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. Este relatório é o resultado de um estudo que teve como base a minha intervenção com as crianças, sujeitos desta investigação e que procurou saber qual é a opinião das crianças sobre a participação dos pais no jardim-de-infância. Deste modo, a problemática deste estudo está internamente relacionada com a participação dos pais na escola, pretendendo saber se a opinião que as crianças têm sobre essa participação, vai ao encontro das respostas dos pais. Os objetivos deste estudo são, deste modo, analisar de que forma as crianças consideram que os pais participam na escola, saber quais os comportamentos e sugestões das crianças quando os pais participam nas atividades e comparar as respostas das crianças com as dos adultos. Para a realização deste estudo, foi utilizada uma metodologia do tipo qualitativa interpretativa, que teve como instrumentos de recolha de dados: entrevistas, notas de campo, atividade e questionários. Com este este estudo pretende-se também chamar à atenção para a importância de dar voz às crianças, tornando-as mais sujeitos e menos objetos das investigações.
- Relações de amizade numa sala de 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Fernandes, Sara; Vale, PauloPara encontrar o sentido da palavra, para descobrir a sua importância no desenvolvimento da pessoa ou para compreender as relações interpessoais, ao longo dos tempos foram realizados vários estudos sobre a amizade, com resultados que convergem para o fato de a amizade ser considerada uma das necessidades fundamentais à existência do homem. Perante esta realidade, o presente Relatório Final de Mestrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico baseia-se numa investigação que tem como objetivo compreender as relações de amizade no grupo de crianças do 1º ano da EB1 Sá de Miranda, Oeiras. A investigação foi apoiada numa metodologia qualitativa e realizada sob observação contínua em campo de estágio, a partir da interação entre o investigador e os sujeitos de estudo. Com base nessa observação participante foram registadas Notas de Campo que, posteriormente, foram analisadas e interpretadas criando-se, para isso, categorias. Para compreender a forma como as crianças estabelecem relações de amizade, surgiram duas categorias: Fatores que permitem estabelecer relações de amizade, Comportamentos das crianças que permitem estabelecer relações de amizade. Na primeira categoria foram identificados três Fatores: género, partilha de espaço e tempo na sala de aula, interesses comuns. Na segunda categoria pertencem cinco Comportamentos das crianças: brincar, ajudar, conversar e pedir desculpa, estar presente, expressar os sentimentos pelo outro. Para complementar a observação foram realizadas Entrevistas. A análise das informações colecionadas a partir deste instrumento de recolha de dados permitiu descobrir o que as crianças mais valorizam numa relação de amizade. Pela análise dessas informações retémse que os alunos privilegiam o brincar na construção de relações de amizade. Na última fase de análise e interpretação dos dados, as informações das Notas de Campo e das Entrevistas foram correlacionadas, permitindo concluir que os comportamentos das crianças em estudo correspondem ao conceito de amizade que cada uma enunciou.
- A creche, um caminho de desenvolvimento sócio emocionalPublication . Malato, Cláudia; Garcia, MariaO presente relatório insere-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, desenvolvida em contexto de creche, com um grupo de crianças com dois anos de idade. Este tem como principal objetivo mostrar a importância da relação entre a educadora e a criança para o seu desenvolvimento socio emocional na valência de creche. Este trabalho de investigação tem como principal finalidade tentar compreender a importância dos educadores em creche no desenvolvimento sócio emocional das crianças, bem como as estratégias que estes utilizam para promover este desenvolvimento e que depois se alarga estudando também a importância entre a creche e as famílias. Para abordar este estudo procurei alguns autores de referência sobre o tema nomeadamente, Branco, Portugal, Cordeiro, que falam sobre o desenvolvimento das crianças entre os 24 e os 36 meses e também sobre o educador e o seu papel em creche. Carinho, atenção e disponibilidade são características fundamentais para alguém que trabalha com crianças em tão tenra idade, de forma a que possa dar à criança aquilo que esta precisa. Os educadores devem transmitir segurança às crianças para que estas se possam desenvolver e aprender de forma a contribuir para o seu desenvolvimento sócio emocional em creche. A metodologia adotada neste estudo foi de cariz qualitativa, esta opção justifica-se por se tratar da que melhor se adequa ao problema e aos objetivos do presente trabalho. As principais fontes de informação foram entrevistas feitas a educadoras.
- Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de AprendizagemPublication . Pereira, Sara; Vale, PauloO estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”. O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem. A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio. Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social, pessoal e moral. Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino.
- O Recreio Escolar como local de interação entre criançasPublication . Delgado, Telma; Lacerda, MariaO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, para a obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar. O seguinte estudo centra-se no recreio escolar como espaço ou local de interação entre crianças, relativamente ao contexto de Jardim de Infância. O principal objetivo deste estudo foi conhecer como as crianças utilizam o recreio escolar para se relacionarem entre si. Sabendo que o recreio escolar deve ser considerado, logo desde muito cedo, um prolongamento daquilo que é realizado dentro da sala de aula. Cabe aos educadores incentivar as crianças a obter aprendizagens para o seu desenvolvimento num espaço diferente que a sala de aula, podendo ser planeadas ou não. Este estudo tem como opções metodológicas dois níveis distintos mas complementares na recolha de dados, assenta numa investigação de natureza descritiva. Num primeiro nível considera-se uma investigação qualitativa, através da observação da atividade das crianças no recreio escolar, onde se procura compreender e aprofundar o problema a investigar. E, num outro nível, recorre-se à recolha de dados através de entrevistas às educadoras cooperantes, para complementar os dados decorrentes da observação e dar mais sustentabilidade às respostas das questões de investigação. Pretende-se com este estudo, que o recreio escolar seja encarado como um espaço ou local de aprendizagens e a sua importância para a interação entre crianças.
- Crianças em situação de risco social : perceção dos docentes: um contributo para a proteção e promoção dos direitos das criançasPublication . Figueira, Ana Cristina; Martins, Maria José D.Este trabalho tem como tema “Crianças em Situação de Risco Social: Perceção dos Docentes. Um contributo para a proteção e promoção dos direitos das crianças” e tem como objetivo tentar conhecer a frequência de alunos do Agrupamento de Escolas do Crato em situação de risco social, bem como os tipos de risco que poderão estar a viver. O Agrupamento de Escolas do Crato é constituído por duas escolas que são elas: a Escola Básica Integrada com Jardim de Infância Professora Ana Maria Ferreira Gordo e a Escola Básica 1 de Gáfete. Neste agrupamento encontra-se em funcionamento o jardim-de-infância, o 1º. ciclo, 2º. ciclo e o 3º. ciclo. A amostra é constituída pelos docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, os quais responderam a um questionário por cada aluno, num total de 232 alunos, ou seja, todos os alunos a frequentar o 1.º ou o 2.º ou o 3.ºciclos do ensino básico, excluindo-se apenas as crianças do pré-escolar, abrangendo-se assim toda a população do ensino básico. O instrumento utilizado neste estudo quantitativo foi adaptado do questionário de Díaz-Aguado e Arias (1999) validado na Universidade de Complutense de Madrid, e permitiu identificar vários tipos de risco social (maltrato ativo, problemas emocionais, negligência e condutas anti-sociais) bem como caraterizar algumas das variáveis que se associam a estes problemas no concelho do Crato. Algumas das principais conclusões foram as seguintes: as crianças que eram percecionadas como estando em maior risco social frequentavam o 3.º Ciclo, eram beneficiárias de ação social escolar e tinham mais insucesso escolar.
