Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de Aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PEREIRA Sara fev15.pdf2.84 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”. O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem. A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio. Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social, pessoal e moral. Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino.

Description

Keywords

Ensino Básico Processos de Aprendizagem Gestão do Erro Jogo Pedagógico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue