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Abstract(s)
O estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino
Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º
Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”.
O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do
erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como
instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo
pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à
gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como
elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem.
A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os
dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas
exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio.
Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia
positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao
aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e
dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao
longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se
refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social,
pessoal e moral.
Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e
repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino.
Description
Keywords
Ensino Básico Processos de Aprendizagem Gestão do Erro Jogo Pedagógico
