Repository logo
 
Publication

Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de Aprendizagem

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorVale, Paulo
dc.contributor.authorPereira, Sara
dc.date.accessioned2016-12-06T20:23:47Z
dc.date.available2016-12-06T20:23:47Z
dc.date.issued2015-02-19
dc.description.abstractO estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”. O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem. A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio. Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social, pessoal e moral. Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino.pt_PT
dc.identifier.tid201356180pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/16589
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectProcessos de Aprendizagempt_PT
dc.subjectGestão do Erropt_PT
dc.subjectJogo Pedagógicopt_PT
dc.titleRelação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de Aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PEREIRA Sara fev15.pdf
Size:
2.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: