Publication
Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de Aprendizagem
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Vale, Paulo | |
| dc.contributor.author | Pereira, Sara | |
| dc.date.accessioned | 2016-12-06T20:23:47Z | |
| dc.date.available | 2016-12-06T20:23:47Z | |
| dc.date.issued | 2015-02-19 | |
| dc.description.abstract | O estudo realizado insere-se no âmbito da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada. Tem por base o estágio curricular realizado numa das turmas de 2º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do Colégio “O Nosso Jardim”. O presente relatório procura estudar a relação entre o jogo pedagógico e a gestão do erro, tendo como objetivos: conhecer e repensar o valor do jogo pedagógico como instrumento de aprendizagem; analisar o modo como o aluno gere o erro, tanto no jogo pedagógico, como na atividade formal; refletir sobre o papel do professor no que concerne à gestão do erro no jogo pedagógico e na atividade formal; e, por fim, compreender o erro como elemento intrínseco e essencial ao processo de aprendizagem. A metodologia de investigação adotada insere-se no paradigma qualitativo, sendo os dados recolhidos através da análise documental e de diários de campo e entrevistas exploratórias, realizadas a oito alunos e oito professores pertencentes ao referido Colégio. Com a concretização do relatório foi possível apurar que o jogo pedagógico influencia positivamente a gestão do erro, dado que o ambiente no qual se desenvolve o jogo permite ao aluno estar mais à vontade e, por sua vez, expressar espontaneamente as suas dúvidas e dificuldades, o que contribui significativamente para a aprendizagem. Como se verifica ao longo do estudo, os benefícios que advêm da relação entre o jogo pedagógico e o erro não se refletem apenas ao nível cognitivo, visto resultarem num maior desenvolvimento social, pessoal e moral. Deseja-se que o relatório contribua para que os professores alarguem horizontes e repensem a sua prática quotidiana, visando o avanço das metodologias de ensino. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201356180 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/16589 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Processos de Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Gestão do Erro | pt_PT |
| dc.subject | Jogo Pedagógico | pt_PT |
| dc.title | Relação entre o Jogo Pedagógico e a Gestão do Erro no Processo de Aprendizagem | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich |
