Browsing by Author "Oliveira, Teresa"
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- Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público em PortugalPublication . Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João Paulo; Espírito Santo, José; Trindade, Vítor; Bonito, JorgeEste estudo tem como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo (Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.
- Concepções sobre qualidade de ensino em estabelecimentos de ensino superior público na regiâo do AlentejoPublication . Martins, Maria José D.; Oliveira, Teresa; Barros, João P.; Espírito Santo, José; Bonito, Jorge; Trindade, VítorEste estudo teve como objectivos conhecer e comparar as concepções sobre qualidade de ensino de docentes e estudantes de estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo. Tratou-se de um estudo qualitativo, que incluiu uma análise de conteúdo a uma questão aberta relativa ao modo como 427 estudantes e 103 docentes definiam qualidade de ensino. A análise de conteúdo baseou-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades previstas para o ensino superior e, sobretudo, no conteúdo das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelaram que as respostas de docentes e estudantes das três instituições, globalmente consideradas, não diferiam substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino era mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos docentes do que com aspectos associados à investigação.
- Cultura Lusófona Contemporânea - Fronteiras e Horizontes: espaço(s) e tempo(s) de diálogoPublication . Cardoso, Luís Miguel; Mendes, Teresa; Barradas, Filomena; Oliveira, Teresa; Henriques, Luís
- Item Response Theory: A First ApproachPublication . Nunes, Sandra Cristina Dias; Oliveira, Teresa; Oliveira, Amílcar
- Mas afinal os professores são quadros(?)Publication . Souta, Luís; Oliveira, Teresa
- Problem Based Learning: A Brief ReviewPublication . Nunes, Sandra Cristina Dias; Oliveira, Teresa; Oliveira, Amílcar
- Quem toca seus males retocaPublication . Oliveira, Teresa; Melo, SaraEste projeto foi uma experiência que permitiu enfrentar uma realidade com jovens numa instituição de estudo. O projeto mostra a possibilidade de estar em contacto com os jovens e oferecer ou construir ferramentas que eles possam usar para reforçar as suas aprendizagens sociais e fortalecer as suas relações, tanto pessoais como sociais. A arte é um meio inovador de comunicação que traz benefícios para a sociedade, não apenas de comunicação, mas em termos físicos, cognitivos, relacionais. A arte veio ajudar os técnicos de serviço social quanto ao bem-estar das pessoas, pois com a ajuda na autoestima, segurança, criar relações, a qualidade de vida das pessoas melhorou. A minha abordagem visa juntar jovens, voluntários e coordenadora, para trabalharem em grupo, e sem pensar nas diferenças existentes, construírem uma música que signifique algo para eles. Esquecer as diferenças, as hierarquias e qualquer problema que possa existir, ali permanecem todos iguais. A metodologia de trabalhado, investigação-ação, utilizada passou por duas fases: a primeira parte de investigação, observação e a segunda parte de aplicação do projeto. Desta forma podemos comparar os problemas existentes anteriormente ao projeto e os comportamentos durante e depois de iniciar. Este trabalho destaca o desafio de se expor em grupo, desafia a timidez, a insegurança, e aposta na construção da autoconfiança, na autoestima, na criatividade e na imaginação. Tudo junto é a receita para a base de relações que são construídas.