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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo tem como objectivos conhecer e comparar as
concepções sobre a qualidade de ensino de docentes e estudantes de três
estabelecimentos públicos de ensino superior da região do Alentejo
(Portugal) e, no caso dos docentes, conhecer também o que eles sugerem
para melhorar a qualidade de ensino nos cursos e nas instituições em que
leccionam. Trata-se de um estudo qualitativo, que inclui uma análise de
conteúdo de três questões abertas relativas ao modo como 427 estudantes
e 103 docentes definem qualidade de ensino e como os docentes
sugerem que seja melhorada no curso e na instituição. A análise de
conteúdo baseia-se nos modelos teóricos disponíveis, nas actividades
previstas para os docentes do ensino superior e, sobretudo, no conteúdo
das respostas escritas dos participantes. Os resultados revelam que as
respostas de docentes e estudantes dos três estabelecimentos não
diferem substancialmente umas das outras e que a qualidade de ensino
é mais associada a aspectos de natureza pedagógica, preparação para o
mercado de trabalho, articulação com a comunidade e qualificação dos
docentes do que com aspectos associados à investigação.
Description
Keywords
ensino superior qualidade de ensino