Browsing by Author "Oliveira, Miguel"
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- Aprendizagens em Contexto Simulado: Normas de Procedimento de Enfermagem: Volume VIPublication . Franco, Hugo; Freitas, António; Fernandes, Ricardo; Ferreira, Bruno; Oliveira, Miguel; Oliveira, Nuno; Mestrinho, Joana; Costa, Rita
- As atitudes dos alunos no ensino técnico profissional face à disciplina da educação físicaPublication . Oliveira, Miguel; Kramer, DeborahO presente relatório é um documento único e valioso apresentando uma síntese de todo o percurso realizado pelo estudante estagiário durante o estágio pedagógico. De uma forma reflexiva e crítica são referidos todos os processos inerentes à Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente estratégias de planeamento, condução de ensino, avaliações, direção de turma e desporto escolar. A estrutura deste documento é composta essencialmente por quatro fases. Numa primeira fase são descritos os objetivos e expetativas do estagiário para esta prática de ensino, bem como, todo o contexto e caraterização da instituição de acolhimento. Na fase seguinte são caraterizadas as turmas acompanhadas durante o ano letivo e detalhados todos os processos de planeamento, ensino e avaliação. A terceira fase é dedicada para análise dos documentos orientadores da escola e relato sobre as experiências vivenciadas através do desporto escolar, direção de turma e projetos desenvolvidos. Na quarta e última fase, é explanado um estudo de investigação desenvolvido no CED de Pina Manique que se intitula “As atitudes dos Alunos no Ensino Técnico Profissional Face à Disciplina da Educação Física”. Esta investigação teve como principal objetivo analisar as atitudes dos alunos em relação à disciplina de Educação Física, particularmente: o gosto pela disciplina e a importância que lhe atribuem na sua formação geral. Mais especificamente, com este estudo pretendeu-se identificar se existem diferenças nas atitudes dos alunos segundo as variáveis sociodemográficas, designadamente: o sexo, idade, ano de escolaridade e curso técnico profissional. Considerando a importância desta disciplina na vida dos jovens, é relevante avaliar as atitudes dos alunos em relação à mesma. Este relatório é o resultado de um trabalho árduo e dedicado, que teve como objetivo aprimorar as habilidades pedagógicas e desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre a prática de ensino.
- Bias-Motivated Physical or Verbal Violence Among Men Who Have Sex with Men: Findings from the Lisbon Cohort of MSMPublication . Vieira, Laís; Fraga, Sílvia; Rocha, Miguel; Oliveira, Miguel; Meireles, Paula
- Relatório de estágio na Agência Escola: design, identidade e sociedadePublication . Oliveira, Miguel; Silva, Paulo; Magalhães, AlexandreEste relatório descreve e analisa o estágio realizado pelo aluno Miguel Oliveira, na Agência Escola iade, entre Janeiro e Outubro de 2013, permitindo-lhe a obtenção do grau de Mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual. Será feita uma breve apresentação da Agência e da estrutura corporativa e académica na qual ela se insere e, posteriormente, uma reportagem de alguns dos projectos nos quais o autor participou. O estágio permitiu ao aluno colocar em prática e consolidar conhecimentos adquiridos previamente; obter destreza técnica; experimentar um ambiente de trabalho realista e profissional; interagir com colegas de trabalho e professores com diferentes personalidades, percursos e experiência; lidar com prazos e necessidade de resolução de problemas; criar, aprender e comunicar. Na essência das funções desempenhadas pelo autor enquanto designer, esteve sempre, implícita ou explicitamente, a questão da identidade visual das marcas: o conjunto de elementos gráficos passíveis de serem criados, moldados e manipulados, com o objectivo de construir um ambiente complexo e uma qualidade emotiva na percepção do público que os observa. Simultaneamente, o aluno permitiu-se reflectir profundamente sobre o papel do designer de comunicação visual na sociedade contemporânea, tanto a nível profissional, como a nível cultural e humano. Estas temáticas assumir-se-ão como o núcleo de um fio condutor transversal a toda a componente teórica do presente relatório.
