Browsing by Author "Oliveira, Catarina"
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- Age and gender effects in european portuguese spontaneous speechPublication . Albuquerque, Luciana; Valente, Ana Rita; Teixeira, Ana; Oliveira, Catarina; Figueiredo, DanielaAging is part of the normal evolution of human beings. However, the knowledge about speech in the older ages is still dispersed and incomplete. Considering conflicting findings reported in prior research, this study aims to contribute to increase our knowledge about age effects on the spontaneous speech of Portuguese adults. In order to analyze the effects of age on rhythmic, intonation and voice quality domains, several parameters were extracted from spontaneous speech produced by 112 adults, aged between 35 and 97. Data were obtained through a picture description task. The results showed that the most consistent age-related effects are an increase in speech pauses, mainly in men, and a Harmonics-to-Noise Ratio (HNR) decrease in women. Speaking fundamental fre-quency (f0) tends to decrease in women and to slightly increase in men with age. These findings for Portuguese are in line with previous research suggesting that suprasegmental characteristics of speech change with age, with some gender differences.
- Dados para o processo de diagnóstico em enfermagem centrados no autocuidado - gerir regime medicamentoso :uma revisão integrativa da literaturaPublication . Oliveira, Catarina; Bastos, Fernanda; Cruz, Inês
- Jogo e promoção da leitura e escrita:Publication . Oliveira, Catarina; Leitão, Ana RitaO presente relatório final foi desenvolvido a partir da experiência das Práticas de Ensino Supervisionadas, no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, com vista à habilitação docente em ambos os níveis indicados, diploma este concedido pela Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada. Neste documento refletese criticamente as competências desenvolvidas em estágio quer em contexto de Educação Pré- Escolar, quer ao nível do Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico no ano letivo 2021/2022. Tendose observado numa turma de 2º ano de escolaridade dificuldades nas aprendizagens da leitura e da escrita, e simultaneamente constatando o potencial das atividades lúdicas na sua motivação, pretendeu-se perceber se o recurso ao jogo, na perspetiva dos docentes, resultaria numa melhoria significativa das aprendizagens neste domínio da área do Português. Para este efeito, apostou-se na aplicação de um inquérito por questionário junto de docentes a lecionar o 2º ano de escolaridade, bem como um inquérito por entrevista semiestruturada junto do docente da turma onde ocorreu a prática supervisionada em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Pelos dados apurados, os docentes reconhecem que os jogos educativos promovem a motivação, a estimulação e levam à criação de laços entre os alunos, sobretudo quando as práticas lúdicas apelam à cooperação. Os seus testemunhos reiteram ainda que a utilização de atividades lúdicas nas aprendizagens da leitura e da escrita é uma mais-valia, pois contribuem para uma atitude positiva da criança face às aprendizagens e conduzem à consolidação dos conteúdos, ainda que semelhante estratégia esteja dependente da disponibilidade em proporcionar esses momentos, carecendo do devido enquadramento e adequação relativamente à natureza dos conhecimentos a desenvolver e consolidar.
- Relação entre praxias orais, tipo e tempo de amamentação e de exposição dos hábitos orais nocivos em crianças em idade pré-escolarPublication . Oliveira, Catarina; Hitos, Silvia; Azevedo, Maria João
