Browsing by Author "Martins, Fernando M. L."
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- Aprendizagem e treino do atletismo: abordagem multidisciplinar para crianças e jovensPublication . Dias, Gonçalo; Mendes, Rui; Gomes, Ricardo; Martins, Fernando M. L.; Damásio, António SérgioOs manuais escolares e os livros de treino, de carácter científico ou de base mais “empírica”, indicam que o Atletismo, em sentido lato, é uma “modalidade” que serve de suporte a vários desportos. Assim, numa ótica pedagógica, devemos refletir se as possibilidades e as affordances da aprendizagem e treino que atualmente temos em Portugal vão, verdadeiramente, ao encontro das necessidades e do perfil dos atletas portugueses. Também aqui, é importante repensar o papel da escola e dos núcleos de prática informal, que, como bem sabemos, são os “viveiros” privilegiados dos futuros talentos no Atletismo. Neste contexto, parece ser igualmente importante constituir sinergias com a administração local e as demais instituições de interesse público, i.e., de modo a criar as condições mínimas para que um plano estratégico sustentado seja verdadeiramente exequível. “Correr” é uma tarefa difícil, árdua, que envolve uma série de capacidades volitivas, tais como: esforço, perseverança e algum sofrimento à mistura, que muitos não têm, e nunca terão, apenas por via de transmissão genética. Estes aspetos estão bem descritos no legado deixado pelo Professor Mário Moniz Pereira, onde se retrata um trabalho que deu frutos com Carlos Lopes, Fernando Mamede, entre outros atletas de elevada craveira, os quais tiveram que treinar arduamente para chegar aos títulos de campeões mundiais e olímpicos, algo que não foi obra do acaso. Por seu lado, as “escolas de Atletismo” são fatores indispensáveis para a manutenção da modalidade em Portugal. O mesmo se passa com os Centros de Alto Rendimento que, indiscutivelmente, são locais vocacionados para o apoio ao desenvolvimento da prática de Atletismo de alto rendimento e desempenham um papel relevante no treino de alta competição. Contudo, ainda assim, é preciso criar formas de apoio descentralizadas para os talentos que apareçam fora das grandes superfícies e não possam deslocar-se para esses centros, consigam, de igual modo, ter, na sua “terra de origem”, os apoios previstos no que concerne aos meios necessários para treinarem condignamente. Nesta base, é possível criar espaços de matriz lúdica e pedagógica, muito simples e funcionais, que possuam as mínimas condições para correr, lançar e saltar em segurança. Logo, é urgente unir a “família” do atletismo, sensibilizando as entidades oficiais, desde a Federação e suas associações, no sentido de uma aproximação mais efectiva entre o Desporto Escolar e as Autarquias, estimulando, assim, o aparecimento de novos colaboradores que darão um novo fôlego ao Associativismo Desportivo. Deste modo, a minha experiência como técnico, e também com dirigente, que já vai longa, pois há mais de quatro décadas que luto, abnegadamente, por estas causas, com particular incidência enquanto treinador, indica que este caminho poderá ser a “salvação” da formação de base e, quem sabe, do Atletismo, tal como o conhecemos nos nossos dias. Posto isto, o presente livro emerge como muito útil no contexto dos fundamentos e aplicações pedagógicas que suportam o Atletismo. Trata-se, efetivamente, de um compêndio muito completo, que aborda as ações técnicas do Atletismo (Capítulo I), e onde se propõe um leque muito completo de actividades lúdicas e pedagógicas (Capítulo II). Nesta base, os Editores e Autores descrevem o “percurso” da escola à alta competição (Capítulo III), sendo que, não se inibem de apresentar, com muita pertinência, as aplicações práticas deste compêndio (Capítulo IV). Face ao exposto, estamos perante uma obra que “ensina” a correr, saltar e lançar, de forma minuciosa e cientificamente pensada, algo que a diferencia, largamente, de outros livros de matriz idêntica. É caso para dizer, neste contexto, que o caminho faz-se, verdadeiramente, correndo
- A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica : uma experiência pedagógicaPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Martins, Fernando M. L.; Silveira, SusanaO processo de Bolonha veio trazer ao ensino superior a possibilidade dos conhecimentos e competências a adquirir no âmbito da formação superior serem atualizados e complementados com formação para além do contexto de sala de aula. Neste quadro, a formação inter e transdisciplinar adquire, também, um valor acrescentado numa ótica de formação integradora de saberes. A presente reflexão resulta de um modelo de formação criado em torno dos “CO meets” que juntou, no âmbito de um seminário e workshop temático, alunos da licenciatura de Comunicação Organizacional com os de outras licenciaturas da Escola Superior de Educação de Coimbra.
- O conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária do 1º CEBPublication . Duque, Isabel; Gonçalves, Maria Antónia; Rato, Virgílio; Martins, Fernando M. L.Desde os anos 60, têm vindo a ser realizados alguns estudos que procuram compreender qual o conhecimento profissional do professor e quais os efeitos desse conhecimento no ensino e na aprendizagem dos alunos. Aos atuais e futuros professores cabe saber/conhecer mais do que o conteúdo, é necessário um conhecimento especializado. O estudo aqui apresentado segue a linha de uma investigação qualitativa de caráter interpretativo e design de estudo de caso descritivo. Utilizou-se um quadro conceptual de Burgess, para analisar o conhecimento estatístico para ensinar.O objetivo de investigação foi: analisar o conhecimento estatístico para ensinar de uma professora estagiária (PE) com base nas suas aulas e respetivas reflexões no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB. Formulou-se, assim a seguinte questão de investigação: que conhecimento estatístico para ensinar mobilizou a PE, na sessão da experiência de ensino, no âmbito da promoção da literacia estatística, no 3.º ano de escolaridade do 1.º CEB? Através da análise realizada, pode concluir-se que a PE evidencia conhecimento comum do conteúdo e alguns aspetos do conhecimento especializado do conteúdo, verificando-se algumas ausências que devem ser colmatadas. Os resultados comprovaram ainda poucas evidências no conhecimento do conteúdo e dos alunos e no conhecimento do conteúdo e do ensino, uma vez que o grau de profundidade e de abrangência nestas categorias ainda são um pouco limitadas.
- Conjugacy and geometry I : foot of the perpendicular, distance and gram determinantPublication . Costa, Cecília; Martins, Fernando M. L.; Serôdio, Rogério; Tadeu, Pedro; Vincente, M. A. Facas; Vitória, JoséIn this note on space geometry, the Gram determinant is used for expressing distances, vectors whose magnitude equals those distances and best approximation points. Three cases are considered: distances from a point to a line and to a plane and distances between two skew lines. (Symbolic) determinants occur in the expressions of the feet of perpendiculars and in the representation of the vectors materializing the distances. Because best approximation problems often require the use of subspaces, in order to solve the general cases of the proposed problems, we make extensive use of the conjugacy principle much present in Mathematics. The main purpose of this paper, focused on the resolution of distance problems in tridimensional geometry, is to provide the acquisition of spatial abilities through the proposed constructive approach. The obtained results, which could be a starting point and give clues for solving more advanced geometry problems, are applicable in several fields of practical sciences, such as the Coordinate Metrology, for instance. Moreover, this paper may be a window for coming across with a diversity of scalar products.
- Conjugacy and geometry II : moore-penrose inverse and feet of the perpendicularsPublication . Costa, C.; Martins, Fernando M. L.; Serôdio, Rogério; Tadeu, Pedro; Vincente, M. A. Facas; Vitória, JoséIn this paper on space geometry, generalized inverses are used in the study of distances. Three cases are considered: distance from a point to a plane, distance from a point to a line and distance between two skew lines. Moore-Penrose inverses occur in the expressions of the feet of the perpendiculars and in the representation of the vectors materializing the distances. The results of this kind of problems fit in the cadre of approximation theory and, because best approximation problems often require the projection of the origin onto linear varieties, in order to solve the proposed problems, we make extensive use of the conjugacy principle, much present in Mathematics. The obtained results are not only useful for undergraduate Science and Engineering students but are also applicable in very practical sciences and techniques, notably on Coordinate Metrology, Photogrammetry, etc. Moreover, this paper could pave the way for more generalized problems demanding more sophisticated approaches.
- Desenvolvimento da aritmética mental : análise da autorregulação da aprendizagem e da autoeficácia matemática no 1.º CEBPublication . Martins, Fernando M. L.; Pinto, Ricardo; Costa, C.
- Effects of regular and conditioned small-sided games on young football players’ heart rate responses, technical performance, and network structurePublication . González-Víllora, Sixto; Clemente, Filipe Manuel; Martins, Fernando M. L.; Pastor-Vicedo, Juan CarlosPurpose The purpose of this original work was to analyse the effects of different formats and task conditions in regular small-sided games (SSG) and small-sided conditioned games (SSCG) on heart rate profile and tactical-technical performance (measured by Network and Team Sport Assessment Procedure) among young football players. Methods The total of 16 male elite young players (age: 11.6 ± 0.8 years; practice: 3 ± 1.4 years) were tested. Each participant played in six different formats, namely three 3-a-side games and three 5-a-side games: (i) regular SSG, (ii) attacking contentspace SSCG, (iii) defensive content-concentration SSCG. Each game lasted 5 minutes, and 3 minutes of passive recovery between games was adopted. Results Different formats did not result in statistical differences in heart rate responses. Nevertheless, significant differences were found between formats in technical performance (p < 0.05) and collective organization measured by network (p < 0.05). No statistical differences were observed between task conditions with tactical content in technical performance and collective organization. Conclusions The conditions used in this study may enable coaches/teachers to carry out a more quality and specific training, helping to understand the real effects of SSG/SSCG: smaller formats increase the tactical-technical participation, time in high intensity heart rate, and network density.
- Estudos em desporto e atividade física IPublication . Gomes, Ricardo; Martins, Fernando M. L.; Dias, Gonçalo; Mendes, Rui
- A formação de professores e educadores : das políticas às práticas supervisionadasPublication . Martins, Fernando M. L.; Mota, Luís; Espada, S.