Browsing by Author "Martins, Diogo"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- As Campanhas Militares Portuguesas em Angola e Moçambique Durante a 1ª Grande Guerra: Uma Comparação LogísticaPublication . Martins, DiogoO presente trabalho de investigação tem por objetivo caracterizar o apoio logístico prestado às forças militares nas colónias portuguesas de África. Tem como estudo de caso a comparação das campanhas militares de Angola e de Moçambique e a adaptação do apoio logístico às necessidades das várias expedições em combate nos dois teatros de operações durante a 1ª Guerra Mundial. Como objetivo geral deste trabalho pretende-se analisar como foi realizado o apoio logístico nos teatros de operações de Angola e de Moçambique e perceber se este apoio foi ou não o necessário às forças militares empregues nas operações militares durante a 1ª Grande Guerra. Durante o decorrer da investigação foram elaboradas várias questões derivadas com o intuito de responder à questão central “Como foi processado o apoio logístico às forças militares portuguesas em Angola e Moçambique durante a 1ª Grande Guerra?”. Para a elaboração deste trabalho de investigação a metodologia utilizada enquadrase na pesquisa e investigação histórica baseada na consulta e recolha de informação, e consequente tratamento de fontes primárias impressas complementada com outras fontes bibliográficas nacionais, através da pesquisa documental, diretamente relacionadas com o tema a explorar. Desta análise conclui-se que, durante a 1ª Guerra Mundial, apesar dos esforços feitos para que o apoio logístico fosse capaz de assistir a todos os pedidos efetuados pelas forças empenhadas nas operações militares este não conseguiu chegar a todas as frentes, por vezes, pela falta de material, outras, por falta de pessoal, ou ainda devido à desorganização dos serviços administrativos sediados nas colónias. Houve, no entanto, um melhoramento do apoio logístico durante o decorrer das campanhas.
- Fit escola:Publication . Martins, Diogo; Dias, AmândioO presente relatório é o culminar de mais uma etapa académica que realizei na minha vida; é também uma reflexão sobre a minha carreira como docente da disciplina de Educação Física; serve igualmente para sintetizar todo o trabalho realizado durante o segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, durante o qual realizei – no ano letivo de 2019/2020 – a Prática do Ensino Supervisionada, numa turma de 11.º ano, de um colégio situado na região do Barreiro. O estágio pedagógico tem como objetivos gerais a estruturação em quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I); Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II); Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III); Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV), área em que se insere o meu estudo científico sobre a relação entre o VO2máximo e as avaliações na disciplina de Português e Matemática. Esta reflexão foi desenvolvida à luz do valor educativo da disciplina de Educação Física, valor esse que me tem acompanhado ao longo da vida. Todos os valores e competências que fui adquirindo profissional e academicamente estão presentes neste relatório e foram colocados em prática, não só na turma em que lecionei, como também durante as atividades desenvolvidas no projetoescola, no Desporto Escolar e na direção de turma que me foi atribuída. Como forma de conclusão, neste relatório estão inseridas práticas, aprendizagens, procedimentos e competências que deram origem a vivências, amizades, reflexões, partilha de conhecimento e experiências, advindas da colaboração num novo ciclo de ensino – o secundário – e de vida.
- Relação entre o nível de atividade física, motivação para a sua prática e satisfação com a imagem corporal em alunos dos ensinos básico e secundário numa escola do distrito de SantarémPublication . Martins, Diogo; Santos, JoanaO presente Relatório Final de Estágio insere-se no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do 2.º ciclo de estudos em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares do Instituto Piaget, em Almada. Este estágio pedagógico desempenha um papel essencial na formação pessoal e profissional dos futuros professores de Educação Física, permi5ndo-nos aplicar e consolidar os conhecimentos teóricos adquiridos, desenvolvendo competências pedagógicas através da prática em contexto real de ensino. O estágio foi realizado no Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira, em Santarém, ao longo do ano letivo de 2023/2024, abrangendo a lecionação da disciplina de Educação Física aos 6.º, 9.º e 10.º anos de escolaridade. Este Relatório Final tem como objetivo descrever e refletir sobre as aprendizagens adquiridas e as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, face às expetativas iniciais e aos desafios encontrados. O relatório encontra-se dividido em quatro áreas principais. A primeira área é descritiva, abordando os objetivos do estágio, a caracterização da instituição e o processo educativo desenvolvido. A segunda área foca-se no tipo de ensino, planeamento e avaliação aplicados no contexto do Agrupamento de Escolas. A terceira área reflete sobre a nossa participação enquanto professores estagiários, destacando o envolvimento com a comunidade escolar e o contributo para o desenvolvimento dos alunos. Por fim, a quarta área centra-se numa investigação sobre a relação entre a Atividade Física, a Motivação para a prática de exercício e a Imagem Corporal dos alunos, no contexto de um Agrupamento escolar da região de Santarém.
