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- Diferenças entre os níveis de atividade física e aptidão física nos alunos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundárioPublication . Amaral, Dário; Soares, DeniseO objetivo geral deste estudo foi verificar se existem diferenças nos níveis de Aptidão Física, em crianças que praticam e não praticam Atividade Física fora do ambiente escolar, em alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Para esse efeito foi aplicado um questionário internacional de atividade física (IPAQ) validado para português (Matsudo et al., 2012) aos alunos dos ciclos acima mencionados, e de acordo com os resultados do inquérito, os alunos foram agrupados por níveis de atividade física, variando entre 0 e 4 vezes por semana. A metodologia adotada baseou-se essencialmente na recolha de dados e na utilização de alguns instrumentos que tiveram por objetivo identificar o nível de Atividade Física dos alunos. As variáveis foco do estudo foram a verificação da frequência de raparigas e rapazes que praticam e não praticam atividade física e a comparação dos resultados das avaliações físicas entre praticantes e não praticantes separados por sexos e por anos de escolaridade. Com o cruzamento das variáveis e a utilização do programa SPSS (versão 25.0), foram organizados e analisados os dados do estudo. A amostra total do estudo foi de 265 alunos, sendo 52,83% do sexo feminino e 47,17% do sexo masculino. Considerando a análise total da amostra dos resultados obtidos, concluiu-se que 90,57% corresponde aos meninos e meninas que praticam atividade física fora da escola e 9,43% não praticam atividade física fora da escola. 122 alunas e 118 alunos praticam atividade física fora da escola, contabilizando um total de 87,14% e 94,4%. Os restantes 12,80% e 5,60% correspondem às 18 alunas e aos 7 alunos que não praticam atividade física fora da escola. Face aos resultados das avaliações da aptidão física entre praticantes e não praticantes, é de salientar que não existe diferença entre os dois grupos, para ambos os sexos. Apenas nos alunos do 5.º ano de escolaridade, é evidente uma diferença de quem pratica e não pratica. Considerando a análise dos resultados obtidos, entendemos que não sejam apenas um fim mas também um princípio, pois deverão, no nosso entender, não apenas constituir uma forma de classificar e selecionar os alunos, mas também um contributo para compreendemos a realidade.
- Fit escola:Publication . Martins, Diogo; Dias, AmândioO presente relatório é o culminar de mais uma etapa académica que realizei na minha vida; é também uma reflexão sobre a minha carreira como docente da disciplina de Educação Física; serve igualmente para sintetizar todo o trabalho realizado durante o segundo ano do mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básicos e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada, durante o qual realizei – no ano letivo de 2019/2020 – a Prática do Ensino Supervisionada, numa turma de 11.º ano, de um colégio situado na região do Barreiro. O estágio pedagógico tem como objetivos gerais a estruturação em quatro áreas de intervenção: Profissional, Social e Ética (Área I); Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem (Área II); Participação na Escola e Relação com a Comunidade (Área III); Desenvolvimento Profissional ao Longo da Vida (Área IV), área em que se insere o meu estudo científico sobre a relação entre o VO2máximo e as avaliações na disciplina de Português e Matemática. Esta reflexão foi desenvolvida à luz do valor educativo da disciplina de Educação Física, valor esse que me tem acompanhado ao longo da vida. Todos os valores e competências que fui adquirindo profissional e academicamente estão presentes neste relatório e foram colocados em prática, não só na turma em que lecionei, como também durante as atividades desenvolvidas no projetoescola, no Desporto Escolar e na direção de turma que me foi atribuída. Como forma de conclusão, neste relatório estão inseridas práticas, aprendizagens, procedimentos e competências que deram origem a vivências, amizades, reflexões, partilha de conhecimento e experiências, advindas da colaboração num novo ciclo de ensino – o secundário – e de vida.
- Transcontinental Dissemination of the L2b/D-Da Recombinant Chlamydia trachomatis Lymphogranuloma venereum (LGV) Strain: Need of Broad Multi-Country Molecular SurveillancePublication . Borges, Vítor; Isidro, Joana; Correia, Cristina; Cordeiro, Dora; Vieira, Luís; Lodhia, Zohra; Fernandes, Cândida; Rodrigues, Ana Maria; Azevedo, Jacinta; Alves, João; Roxo, João; Rocha, Miguel; Côrte-Real, Rita; Toscano, Cristina; Pessanha, Maria Ana; Nissan, Israel; Pilo, Shlomo; Rorman, Efrat; Dveyrin, Zeev; Paitan, Yossi; Paran, Haim; Wagner-Kolasko, Gal; Beirnes, Jennifer; Gibbons, Suzanne; Severini, Alberto; Borrego, Maria José; Gomes, João PauloPreviously, we identified a Chlamydia trachomatis lymphogranuloma venereum (LGV) recombinant strain possessing a non-LGV ompA genotype. Here, culture-independent genome sequencing confirms its circulation in Europe, Middle East, and North America, and unveils emergence of antibiotic resistance. Broad surveillance is needed.