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Authors
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Abstract(s)
O objetivo geral deste estudo foi verificar se existem diferenças nos níveis
de Aptidão Física, em crianças que praticam e não praticam Atividade Física fora
do ambiente escolar, em alunos dos 2.º e 3.º Ciclos e Ensino Secundário. Para
esse efeito foi aplicado um questionário internacional de atividade física (IPAQ)
validado para português (Matsudo et al., 2012) aos alunos dos ciclos acima
mencionados, e de acordo com os resultados do inquérito, os alunos foram
agrupados por níveis de atividade física, variando entre 0 e 4 vezes por semana. A
metodologia adotada baseou-se essencialmente na recolha de dados e na
utilização de alguns instrumentos que tiveram por objetivo identificar o nível de
Atividade Física dos alunos. As variáveis foco do estudo foram a verificação da
frequência de raparigas e rapazes que praticam e não praticam atividade física e a
comparação dos resultados das avaliações físicas entre praticantes e não
praticantes separados por sexos e por anos de escolaridade. Com o cruzamento
das variáveis e a utilização do programa SPSS (versão 25.0), foram organizados e
analisados os dados do estudo.
A amostra total do estudo foi de 265 alunos, sendo 52,83% do sexo feminino
e 47,17% do sexo masculino. Considerando a análise total da amostra dos
resultados obtidos, concluiu-se que 90,57% corresponde aos meninos e meninas
que praticam atividade física fora da escola e 9,43% não praticam atividade física
fora da escola. 122 alunas e 118 alunos praticam atividade física fora da escola,
contabilizando um total de 87,14% e 94,4%. Os restantes 12,80% e 5,60%
correspondem às 18 alunas e aos 7 alunos que não praticam atividade física fora
da escola. Face aos resultados das avaliações da aptidão física entre praticantes e
não praticantes, é de salientar que não existe diferença entre os dois grupos, para
ambos os sexos. Apenas nos alunos do 5.º ano de escolaridade, é evidente uma
diferença de quem pratica e não pratica. Considerando a análise dos resultados
obtidos, entendemos que não sejam apenas um fim mas também um princípio, pois
deverão, no nosso entender, não apenas constituir uma forma de classificar e
selecionar os alunos, mas também um contributo para compreendemos a
realidade.
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Keywords
Adolescentes Aptidão física Atividade física Ensino FITescola