Browsing by Author "Frade, Rui"
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- ADOÇÃO DE UM MODELO DE PLANO DE MARKETING INTERNACIONAL PARA AS PME PORTUGUESASPublication . Bastos, Hugo; Silva, Carlos; Carmo, Juliana; Frade, RuiOs mercados empresariais deixaram de ser locais, regionais ou nacionais, para passarem a ser internacionais. A globalização passou a ser um fator critico de sucesso, com as empresas, especialmente as Pequenas e Médias Empresas, a terem que adequar a sua estrutura empresarial de forma a poderem responder às diferentes necessidades dos seus clientes nacionais e internacionais e à crescente agressividade e competitividade empresarial. A adoção de um plano de marketing internacional, surge então como uma ferramenta fundamental para apoiar as empresas no processo de internacionalização. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo principal a escolha de um modelo de plano de marketing internacional para as Pequenas e Médias Empresas portuguesas. Para esse efeito, procedemos a uma extensa revisão bibliográfica de trabalhos que abordavam o tema, tendo escolhido três estudos que nos pareciam mais adequados e procedido à sua análise detalhada. No final escolhemos um plano de marketing internacional, adequado às especificidades das Pequenas e Médias Empresas portuguesas, que apresentava caraterísticas de simplicidade de compreensão e implementação, diversidade e complementaridade dos temas abordados e dava especial relevância ao fator de implementação e controlo.
- ANÁLISE DA BALANÇA COMERCIAL ENTRE PORTUGAL E REINO UNIDO NO ÂMBITO DO BREXITPublication . Prates, Catarina; Oliveira da Silva, Jorge; Bento, Nuno; Frade, RuiNum referendo realizado no dia 23 de junho de 2016, os cidadãos do Reino Unido decidiram sair de forma voluntária e unilateral da União Europeia, num processo que foi apelidado de Brexit. O período transitório de dois anos até à efetivação da saída de Membro de pleno direito, terminou no dia 29 de março de 2019, sem que tivesse sido alcançado qualquer acordo, que regulasse a futura relação entre o Reino Unido e a União Europeia, no que diz respeito à livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais. A não obtenção de um acordo, principalmente na área comercial, poderá ter um impacto muito significativo nas economias dos países envolvidos. Desta forma, no âmbito do nosso trabalho, definimos como objetivo principal, a criação de uma base de conhecimento constituída pelos principais indicadores comerciais entre Portugal e o Reino Unido, que permita o desenvolvimento de analises futuras mais aprofundadas, com base na solução que vier a ser encontrada para o Brexit. Para este efeito, procedemos à compilação dos principais indicadores das balanças comerciais dos dois países, no que diz respeito às relações comerciais bilaterais, tendo verificado que estes são muito favoráveis a Portugal, com o Reino Unido a revelar-se como um dos nossos principais clientes, nomeadamente nas áreas de serviços relacionadas com as viagens e o turismo. Podemos então concluir, que o Brexit assume uma importância enorme no caso português, atendendo ao extremamente relevante papel de parceiro económico e comercial que o Reino Unido desempenha na nossa economia, através da balança comercial.
- AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO DE EQUIPASPublication . Cardoso, Patricia; Espirito Santo, Pedro; Frade, RuiOs avanços da tecnologia têm promovido elevados ganhos nas organizações. A existência de equipas multidisciplinares nas empresas, criou a necessidade de realizar trabalhos de uma forma diferente daquela que se realizavam na última década. Hoje em dia, o trabalho assente na interação de equipas tem promovido aumentos nos ganhos de eficiência e decorrente disso, são várias as empresas que promovem através da colaboração de equipas, a melhoria da sua aprendizagem organizacional. Neste contexto, este estudo visa investigar o real impacto da colaboração de equipas na aprendizagem organizacional. Para tal, desenvolvemos um estudo de caráter transversal, numa empresa em que identificámos que as competências em tecnologias da informação (TI) e a liderança, são as principais motivações da colaboração de equipas. Este estudo evidencia também que a colaboração de equipas promove mais conhecimento organizacional. Deste modo, são identificados avanços académicos e contributos práticos que a gestão empresarial não deve ignorar.
- O COMÉRCIO ASSOCIADO: AS ESPECIFICIDADES DO FRANCHISINGPublication . Frade, Rui; Espirito Santo, PedroNa década de noventa e no início deste século, assistiram-se a profundas alterações na atividade empresarial. A globalização, a desregulamentação dos mercados, a evolução tecnológica, as alterações nos sistemas sociais onde se inclui a família e as privatizações, foram entre outras, algumas das forças que alteraram a face da sociedade e da economia. Estas produziram o regresso de conceitos, como o relacionamento entre agentes económicos e novas formas de expansão das empresas, nomeadamente o franchising. O franchising assume-se como a forma mais regulamentada e fechada do Comércio Associado, sendo um dos modelos de expansão mais utilizado pelas empresas. Estas estruturas empresariais em rede baseadas essencialmente no modelo de franchising, têm tido nos últimos anos um forte incremento, com a sua multiplicação e desenvolvimento. Esta forma de comércio tem inúmeras vantagens, substituindo o comércio tradicional da pequena empresa e garantindo, conforme pudemos observar pela recolha de informação no âmbito deste estudo, uma maior taxa de sucesso, em termos de sobrevivência das empresas e da sua rentabilidade.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS DE VINHOS: O CASO DA ADEGA COOPERATIVA DE ALCANHÕESPublication . Firmino, Cátia; Augusto, Paula; Macedo, Renata; Frade, RuiA reputação internacional dos vinhos Portugueses é indiscutível. Os dados estatísticos do comércio exterior do vinho português mostram um crescimento continuado nos últimos anos, demonstrando que Portugal começou a conquistar um mercado fiel no estrangeiro, que cada vez mais reconhece a qualidade dos nossos vinhos e que está também disposto a pagar um valor mais elevado pelos vinhos portugueses. Este trabalho teve como objetivo analisar a importância económica do setor dos vinhos para a economia nacional, referenciar algumas características deste setor em Portugal e apresentar um estudo de caso sobre uma empresa exportadora de vinho. Para esse efeito, efetuou-se uma breve introdução ao conceito de comércio internacional, uma análise de indicadores económicos sobre o setor do vinho e a sua importância para a balança comercial de Portugal, caraterizando e valorizando as exportações de vinhos para outros países. Realizou-se também uma avaliação dos pontos fortes e dos pontos fracos deste setor, através de uma análise SWOT, que permitiu avaliar os principais obstáculos que impedem um crescimento ainda mais acentuado do setor vinícola, enumerando também algumas das oportunidades que poderão permitir uma maior valorização e expansão internacional. Por fim, apresentou-se um estudo de caso, sobre a Adega Cooperativa de Alcanhões, que permitiu fazer a integração de todos os conceitos avaliados na primeira parte do trabalho, numa situação real de uma empresa exportadora de vinhos. Com este estudo concluiu-se que Portugal tem vinhos de qualidade que são reconhecidos mundialmente. Verificou-se também que existe uma concorrência internacional muito forte e que como tal, Portugal tem que investir cada vez mais na melhoria do setor, apostando na modernização das adegas e na qualidade das vinhas, de forma a continuar a garantir esta qualidade superior, que é cada vez mais apreciada pelos consumidores nacionais e internacionais, ajudando desta forma o País, ao nível da sua Balança Comercial. O estudo da Adega Cooperativa de Alcanhões, serviu como exemplo, da forma como estruturas empresariais tradicionais que operam neste setor económico, começam a ter um papel importante em termos das exportações Portuguesas, apresentando uma clara estratégia de investimento e crescimento, com o objetivo de melhorar a qualidade do seu produto e aumentar o seu potencial exportador.
- COMÉRCIO INTERNACIONAL PORTUGUÊS: ANÁLISE DA BALANÇA COMERCIAL PORTUGUESA DADOS DO INE 2015Publication . Carvalho, Eunice; Kilden, Sara; Santos, João; Frade, RuiO comércio internacional é extremamente importante na economia de um país, sendo avaliado em termos de balança comercial, pela diferença entre importações e exportações. Nos últimos anos verificaram-se algumas alterações significativas na balança comercial de Portugal com alguns países e relativamente a alguns bens e serviços. Com este trabalho pretendeu-se analisar algumas dessas situações específicas, fazendo em primeiro lugar um breve enquadramento histórico do comércio e da evolução de alguns dos acordos mais relevantes no que se refere à definição de políticas do comércio internacional, tais como o acordo de Bretton Woods, GATT e Organização Mundial do Comercio, realçando a sua importância no contexto atual das relações comerciais entre países. De seguida analisou-se os dados do Instituto Nacional de Estatística relativos à balança comercial portuguesa em 2015, avaliando com maior detalhe as exportações, estudando neste âmbito e de forma particular, o crescimento da balança comercial com os Estados Unidos da América. Pode-se desta forma constatar que existiu um significativo aumento das exportações para os Estados Unidos da América, representando um aumento de 21,6% na quase totalidade dos produtos exportados, com especial importância nos Combustíveis minerais. Os Estados Unidos passaram a ser o principal destino de Portugal fora da União Europeia, em 2015 (5.º lugar na globalidade dos países), tendo Angola desta forma perdido a posição que mantinha desde 2008, como principal parceiro de Portugal.
- Determinants of Internationalization as Levers for Sustainability: A Study of the Portuguese Pharmaceutical SectorPublication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Ascenso, Raquel; Martinho, Filipa; Martinho, DomingosThe pharmaceutical industry is facing the pressure of a global economy, loss of value in local markets and the highly intense innovation that characterizes this sector. This has a heavy impact, particularly in smaller economies. With this investigation, we intend to identify the determinants of internationalization as levers for sustainability in the pharmaceutical export sector of a small economy. Data was collected from a sample representing 63% of the total universe, Portuguese pharmaceutical organizations with exporting activity. A contextualization of the sector and a bibliographic review were previously carried out, which laid the groundwork for the empirical framework. This study revealed a deeply internationalized sector conditioned by a few shortcomings, namely a certain lack of sustainable competitive advantages, relatively low investment in research and development (R&D), insufficient innovation in internationalization strategies as well as scarce institutional support. Our findings may help pave the way for a more complete understanding of the dynamics of internationalization in highly competitive sectors.
- Does Uncertainty Boost Exports? A Study on the Effect of Innovation and Marketing Capabilities in a Small and Innovation-Intensive SectorPublication . Vieira, Jorge; Frade, Rui; Martinho, Filipa; Martinho, DomingosThe main goal of this research is to study the impact of uncertainty on export performance, from a resource-based perspective. Despite the ample research on how economies behave during periods of high uncertainty, there is still a poor understanding of how this affects smaller sectors, particularly the most exposed to global competition. In this paper, we perform an evaluation of export performance for the Portuguese pharmaceuticals sector (PPI), before and after a period of considerable uncertainty. This study’s results show strong incremental performance gains, during this period. It also confirmed the importance of marketing capabilities, innovation and networking resources in developing international businesses.
- OS EFEITOS DA LIDERANÇA NA MELHORIA CONTÍNUA EMPRESARIALPublication . Frade, Rui; Cardoso, Patricia; Espirito Santo, PedroA liderança nas organizações é vista como uma variável com efeitos significativos nas empresas. As lideranças têm a capacidade de melhorar o ambiente das empresas e consequentemente a produtividade é aumentada. A melhoria contínua nas empresas possui efeitos significativos da liderança. Neste sentido, este estudo procura analisar o papel da liderança na melhoria contínua através do bem-estar dos trabalhadores e do equilíbrio família-trabalho. Estas variáveis chave, foram relacionadas, após revisão da literatura, num modelo que foi testado, pelos mínimos quadrados parciais (PLS – Partial Least Squares), através de dados recolhidos em empresas industriais, através de uma amostra de 97 trabalhadores e concluiu que a liderança tem efeitos significativos na melhoria contínua através do papel mediador de variáveis associadas aos seus funcionários.
- ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL DO MARKETING RELACIONAL NA ÁREA DOS SERVIÇOSPublication . Frade, Rui; Ramos, CasimiroO Marketing Relacional, enquanto novo paradigma do Marketing, tem explicado em grande parte o sucesso de vários sectores de actividade e tem tido impacto em diferentes disciplinas do Marketing, permitindo apontar para estratégias que incrementam a cadeia de valor, através de conceitos de satisfação e fidelização dos clientes. O presente trabalho, teve como foco de estudo, a análise e interligação dos fundamentos do Marketing Relacional na área dos Serviços e sua ligação ao Marketing de Serviços. Para esse efeito, realizou-se uma análise de diversa literatura existente, tornando-se evidente a importância do tema e a enorme diversidade de textos científicos que abordam estas temáticas. Constatou-se também que a literatura e documentação existente, tratam cada uma das áreas de forma individualizada, pelo que a conjugação e análise dos temas em conjunto, afigurou-se como complexa, mas também de extremo interesse e pertinência no quadro atual de investigação em Marketing. O presente estudo apresenta diversos pontos de contacto, que demonstram a importância da conjugação de conceitos relacionais no Marketing de serviços e nos Serviços, de forma mais específica.