Browsing by Author "Figueiredo, Miguel"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Aprender a programar ou programar para aprender matemática?Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel; Marques, Teresa Moutinho
- De consumidores a produtoresPublication . Torres, João; Figueiredo, MiguelAs tecnologias podem alterar o modo como o aluno se posiciona face aos conhe cimentos que adquire ou tenta adquirir. As próprias tecnologias podem ser usadas pelos alunos de diferentes modos e para diferentes fins. A Escola pode ajudar os alunos a encon trar modos de utilização para que passem de meros consumidores a produtores do seu conhecimento. Neste texto apresentamos as experiências levadas a cabo, no âmbito do Cen tro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e em particular do seu Projeto EduScratch, que colocam o aluno no centro do desenvolvimento do seu conhecimento. Depois de uma fase de aprendizagem de uma ferramenta de programação, os alunos, em grupo, devem desenvolver os seus próprios pro jetos originais que serão apresentados em grupo. Pelo caminho, ajudados por uma equipa de professores, terão que pesquisar e criar.
- e-Learning no ensino superior: competências em TIC e papéis para formadores e formandosPublication . Figueiredo, MiguelAs plataformas de e-Learning surgem como sendo um conjunto de ferramentas informáticas que suportam, no todo ou em parte, as novas modalidades de formação a distância que recorrem intensivamente às comunicações proporcionadas pelas redes de computadores. Torna-se essencial prestar atenção ao que passa a ser exigido a formadores e formandos no que se refere às competências necessárias ao uso das tecnologias, sendo importante que os formadores tenham presentes os aspectos pedagógicos que estes novos ambientes de formação introduzem no processo de ensino-aprendizagem.
- First school first robot: caderno de atividadesPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Figueiredo, Miguel; Torres, João; Grácio, João; Andrade, Mafalda; Dias, Pedro Vieira; Almeida, Sandra
- Integração de sensores passivos nos Sistemas de Defesa Aérea NATOPublication . Figueiredo, MiguelReconhecidas as fragilidades dos sensores radar mono-estáticos, no que diz respeito à cobertura adequada de Air Breathing Targets (ABT) com baixa Radar Cross Section (RCS), e a sua vulnerabilidade a ataques High Speed Radiation Missiles (HARM), a NATO considerou como relevantes para o futuro da vigilância aérea, os sensores passivos Passive Electronic Support Measures (ESM) Tracking (PET) e Passive Choerent Locator (PCL). Pretende-se com este trabalho investigar o que são os sensores passivos, quais são as suas potencialidades operacionais, em que medida e com que finalidade é que estão a ser integrados nos SDA NATO, a fim de posteriormente avaliar a possibilidade da sua integração no SICCAP. Caracterizam-se os sensores passivos PET e PCL e identificam-se as mais-valias operacionais deste tipo de sensores, bem como a sua disponibilidade comercial e actividades de investigação e desenvolvimento em curso. Segue-se a descrição do estado de integração destes sensores no Air Command and Control System (ACCS) e nos SDA nacionais da NATO. Identificam-se de seguida os projectos de evolução do SICCAP, e particularizam-se aqueles que poderão comportar a integração de sensores passivos no seu âmbito. Por fim, faz-se uma análise da viabilidade técnica e financeira da integração de sensores passivos no SICCAP. A integração de sensores passivos no SICCAP é modelada para permitir a identificação dos projectos de evolução, que comportam a integração de sensores passivos no seu âmbito. São enunciadas hipóteses sobre as questões que concorrem para essa identificação. As hipóteses são depois sujeitas ao teste dos dados, recolhidos através de pesquisa bibliográfica e entrevistas. Identifica-se a complementaridade dos sensores PET e PCL aos radares, bem como as fragilidades de cada um dos sensores. Identificam-se as finalidades para que são usados os sensores passivos no ACCS e nos SDA nacionais. Identificam-se os projectos de evolução do SICCAP em que é tecnicamente viável a integração de sensores passivos. É reconhecida a inviabilidade financeira de comportar esta integração, com os níveis de financiamento actual. Conclui-se que a integração de sensores passivos no SICCAP é viável, após a implementação do ARS Monsanto, mediante um alargamento do âmbito e um reforço do financiamento dos projectos de evolução validados tecnicamente. Apresentam-se no final algumas recomendações para dar utilidade às conclusões deste trabalho de investigação. Abstract: Recognized the weaknesses of the mono-static radar sensors, with regard to adequate coverage of Air Breathing Targets (ABT) with low Radar Cross Section (RCS), and its vulnerability to High Speed Radiation Missiles (HARM) attacks, NATO considered as relevant to aerial surveillance’s future, Passive Electronic Support Measures (ESM) Tracking (PET) and Passive Choerent Locator (PCL) passive sensors. The aim of this work was to investigate what are these passive sensors, which is their operational potential, to what extent and for what purpose are they being integrated into NATO SDA in order to further evaluate the possibility of their integration within SICCAP. PET and PCL passive sensors are characterized, and their operational gains are identified, as well as their commercial availability and research and development in progress. Following, the integration state of these sensors at the Air Command and Control System (ACCS) and SDA national NATO is described. Following, SICCAP development projects are identified, and those that may support the integration of passive sensors in its scope are particularized. Finally, a technical and financial feasibility analysis, of the passive sensors integration in SICCAP is done. The integration of passive sensors in SICCAP is modeled in order to allow the identification of the development projects, that support the integration of passive sensors in its scope. Hypotheses are stated on the issues that contribute to such identification. Test data, collected through a literature search and interviews, is used to validate the stated hypotheses. We identify that PET and PCL sensors complement radar, and weaknesses of each of the sensors are stated. The purposes for which passive sensors are used in the ACCS and national SDA are identified. SICCAP developments projects, in which is technically feasible to integrate passive sensors, are also identified. It is recognized that the financial viability of this integration, with current funding levels, is compromised. It is concluded that the passive sensors integration in SICCAP is feasible, after the implementation of ARS Monsanto, through a scope widening and financing increase of development projects technically validated. The document ends with the presentation of some recommendations towards the practical application of its conclusions.
- PRECASE – Programa de Reforço de Capacidades do Sistema Educativo da Guiné-BissauPublication . Felício, Pedro; Figueiredo, Miguel
- Reflections on a scratch summer course: students' perspectivesPublication . Grácio, João; Rodrigues, Maria Rosário; Torres, João; Figueiredo, MiguelThe GEN10S Portugal project has been offering Scratch programming courses, with a 15-hour duration, in face-to-face mode, to groups of students and two or more teachers of each class, from schools that are project members. Two Scratch teachers per class, hired by the project, have also participated in 12 of these 15 hours, supporting the activities. When the schools’ face-to-face activities stopped, in January 2021, a 12- hour Scratch course was tested. This course was then replicated eleven times, between July and August 2021, involving 132 students. In this paper, we will use a qualitative methodology to analyse the perceptions of the students involved about the course they had the opportunity to participate. We will also look at the teachers' evaluation of their final work, carried out in groups, to try to understand if a methodology, totally based on online training, can have satisfactory results with students attending the 5th and 6th grade. The results achieved point out to the success of the courses, having obtained very positive opinions from the students who attended it and most of the final works, done by the students, have been classified above average, when comparing them with all those that were carried out throughout the GEN10S project.
- Vamos stratchar juntos?Publication . Torres, João; Figueiredo, Miguel; Grácio, João; Romano, HelenaCom o fecho das Escolas, em janeiro de 2021, os alunos ficaram em casa, sem aulas, por um período de duas semanas. Neste contexto, o Centro de Competências TIC da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal decidiu promover um curso de programação Scratch, totalmente a distância, para alunos dos 5.º e 6.º anos, com 12 horas de duração, tendo em conta a responsabilidade deste Centro de Competência, face ao desenvolvimento das competências dos alunos assim como da ocupação, com qualidade, dos seus tempos livres. Funcionou de 28 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, a um ritmo de duas horas de formação, em cada dia útil deste período. O trabalho foi desenvolvido de forma síncrona, deixando apenas alguns desafios que os alunos podiam resolver de forma autónoma, entre sessões. Os principais objetivos desta iniciativa foram (i) a divulgação da linguagem de programação Scratch e ainda (ii) testar metodologias de ensino a distância com alunos destas idades. Para avaliarmos a iniciativa, foram objeto de análise, para além dos registos dos formadores, os produtos realizados pelos alunos, um questionário de avaliação respondido pelos mesmos intervenientes e outro dirigido aos Encarregados de Educação. Os resultados obtidos foram muito animadores, tendo havido uma procura muito grande para o curso o que comprova o interesse e a necessidade deste tipo de proposta, confirmada pelo número de inscrições, que esgotou as 25 vagas disponíveis em poucas horas. Os alunos, oriundos de todo o país, conseguiram, na sua maioria, desenvolver os trabalhos propostos e criar um projeto original em grupo. As sessões tiveram momentos em que os alunos trabalharam em grande grupo e outros em que trabalharam em pequenos grupos, constituídos aleatoriamente e/ou de acordo com as suas afinidades, para desenvolverem algumas atividades e para a elaboração dos trabalhos finais.
- XVII Simpósio Internacional de Informática EducativaPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Nistal, Martín Llamas; Figueiredo, Miguel