Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

De consumidores a produtores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
De consumidores a produtores - pp. 375-381.pdf1.65 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

As tecnologias podem alterar o modo como o aluno se posiciona face aos conhe cimentos que adquire ou tenta adquirir. As próprias tecnologias podem ser usadas pelos alunos de diferentes modos e para diferentes fins. A Escola pode ajudar os alunos a encon trar modos de utilização para que passem de meros consumidores a produtores do seu conhecimento. Neste texto apresentamos as experiências levadas a cabo, no âmbito do Cen tro de Competência TIC (CCTIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESE/IPS) e em particular do seu Projeto EduScratch, que colocam o aluno no centro do desenvolvimento do seu conhecimento. Depois de uma fase de aprendizagem de uma ferramenta de programação, os alunos, em grupo, devem desenvolver os seus próprios pro jetos originais que serão apresentados em grupo. Pelo caminho, ajudados por uma equipa de professores, terão que pesquisar e criar.
Technologies can change the way student face knowledge they acquire or trie to acquire. Technologies themselves can be used by students in different ways and for different purposes. School can help students to find ways to use technologies to move from mere consumers to producers of their knowledge. In this text we present projects carried out within the framework of the ICT Competence Center (CCTIC) of the School of Education of the Polytechnic Institute of Setúbal (ESE / IPS) and in particular of its EduScratch Project, which places the student at the center of development of their knowledge. After a learning phase of a programming tool, students as a group should develop their own original projects that will be presented in a group. Along the way they will have to research and create, guided by team of teachers.

Description

Keywords

Programação Scratch Criatividade Projeto Formação Programming Scratch Creativity Project Training

Citation

Torres, J., & Figueiredo, M. (2019). De consumidores a produtores. In A. J. Osório, M. J. Gomes, & A. L. Valente (Orgs.), Challenges 2019: Desafios da inteligência artificial: Livro de atas da XI Conferência Internacional de TIC na Educação (pp. 375-381). Universidade do Minho.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade do Minho