Browsing by Author "Figueiredo, Carla Cibele"
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- Aspectos facilitadores e inibidores da participação dos estudantes na governação das instituições do ensino superiorPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Palma, Albertina; Pessoa, Ana Maria; Fialho, Filipe; Mourato, Joaquim
- Empatia, uma chave para a intergeracionalidadePublication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe
- Formação académica e projetos de práticas artísticas: uma fonte entre o ensino superior e os contextos de intervenção pessoal e/ou profissional dos formandosPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Vasconcelos, António Ângelo; Felício, PedroNo âmbito da Pós-graduação em Intervenção Social e Práticas Artísticas (PGISPA) promovida pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, procurou-se, a partir de necessidades identificadas nos contextos de ação pessoal, profissional e/ou comunitária dos formandos, construir a centralidade da formação. Ao considerarmos este objetivo como eixo central do processo formativo, procurámos ultrapassar os tradicio nais currículos fragmentados que impõem as Unidades Curriculares como barreiras ao trabalho coletivo entre docentes e entre estes e os estudantes. Trata-se, numa primeira parte, e de acordo com o mote lançado pelo MEXE, de analisar a forma como se construiu o “comum” no próprio processo formativo. Numa segunda par te, numa lógica próxima da meta-análise, procurámos analisar o “comum” em três dos projetos efetivamente desenvolvidos e concluídos pelos formandos, identifican do o que os aproxima e distancia enquanto processos de intervenção artística nesses contextos.
- Formação de Animadores Socioculturais: a importância da promoção e animação do livro e da leituraPublication . Pessoa, Ana Maria; Figueiredo, Carla Cibele
- Género e cidadania na educação: um percurso de formação partilhadoPublication . Pessoa, Ana Maria; Figueiredo, Carla Cibele; Jesus, Isabel Henriques de
- O papel das relações intergeracionais no combate aos sentimentos de isolamento socialPublication . Figueiredo, Carla Cibele; Alcântara, Ana; Fialho, Filipe; Matos, Joana Gaudêncio
- Políticas de educação sexualPublication . Figueiredo, Carla CibeleAnalisam-se as políticas públicas nesta área, seguidas em Portugal no período compreendido entre 1984 e 2009, nomeadamente os referenciais de regulação e cognitivos, e o modo como uma diversidade de actores participaram na sua construção.
- Redes sociais e políticas: O papel dos pais na genealogia das políticas públicas de educação sexualPublication . Figueiredo, Carla Cibele
- Sessão IV - Ensino Básico e SecundárioPublication . Neto., NETO, Luis Miguel; Teixeira, Maria do Carmo; Pais, Ana; Figueiredo, Carla Cibele; Canas, Maria do Carmo; Valério, Maria José Queiroz; Mousinho, Maria dos Anjos; Brito, Isabel Almeida eAs Sessões III e IV destinaram-se a ouvir as reflexões e as propostas das Instituições de Ensino Básico e Secundário, Públicas, Privadas, Cooperativas e Confessionais, no que concerne aos métodos e ênfases dados no âmbito dos seus projectos educativos ao desenvolvimento do carácter, da liderança e da cidadania dos estudantes. Pretendeu-se recolher nesta sessão a participação alargada de todos os corpos sociais que compõem estas instituições, nomeadamente professores, alunos, funcionários, pais e também a dos representantes dos contextos económicos e sociais onde estas se inserem, nomeadamente autarquias e regiões.
- A valorização e promoção das experiências pedagógicas extracurricularesPublication . Pereira, A; Figueiredo, Carla Cibele; Rodrigues, Maria Rosário; Jesus, IsabelNo âmbito do Ensino Superior, propomos uma abordagem educativa de carácter inovador, apresentando os objetivos e metodologia associados a uma Unidade Curricular (UC) denominada como Carteira de Competências, que faz parte dos planos de estudo das licenciaturas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (ESEIPS). Esta UC proporciona uma aprendizagem centrada em contextos extracurriculares, internos ou externos à escola, em diferentes âmbitos de intervenção, procurando-se uma aproximação dos alunos à comunidade envolvente. A metodologia de trabalho e o modelo de avaliação utilizados na UC são flexíveis e adequados às especificidades de cada estudante, não se operacionalizando as horas de contacto através de aulas mas sim de sessões de trabalho com um professor tutor. A UC só se conclui após a obtenção de 5 ECTS ao fim dos três anos da licenciatura. Desta forma apresentamos a caracterização dos objetivos e a forma de trabalho utilizados na UC Carteira de Competências, integrando também uma reflexão sobre este percurso, essencialmente promovida a partir da coordenação da UC e das coordenações de diferentes cursos.