Browsing by Author "Duarte, Sandra"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Empowerment comunitário em saúde escolar – adolescente com diabetes mellitus tipo 1Publication . Feitor, Sofia; Veiga, Ana Rita; Silva, Vitor; Duarte, Sandra; Sousa, Maria Rui; Bastos, FernandaType 1 Diabetes Mellitus (DM1) is one of the most prevalent chronic diseases in school age. Health policies point to a greater intervention and accountability of the community towards the health of its members and their full integration in society, promoting the development of health literacy based on an empowerment philosophy. Since the school is a favorable context for intervention, this study, through a review of the literature and based on the Empowerment Nursing-User Model and Laverack Community Empowerment Model, aims to elaborate a Nursing Care Plan Model aimed at training the school community with adolescents with DM1, using ICNP 2017. Agglutinating the first phase of the Laverack Community Empowerment Model (personal action) with the examples of Empowerment Nursing-User Model empowering behaviors (access to information, support, resources, opportunities to learn and grow, informal power and formal power), we identified diagnoses as: potential to raise awareness of the relationship between the therapeutic regimen and DM1 control and potentiality to improve the problematic meaning attributed to the therapeutic regime or illness by the adolescent. According to the phases of approach of small community groups and development of community organizations, we identified diagnoses aimed at the school community and the family like the potential to improve awareness of their role towards the adolescent with DM1. Community empowerment is an instrument to be used in the development of the process of school inclusion and training adolescents with DM1 as well as the whole school community.
- Estratégia para promover a autoestima dos alunos na sala de aulaPublication . Duarte, Sandra; Leitão, Ana RitaO presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Através deste trabalho, pretendo traduzir o percurso experienciado ao longo da prática pedagógica. Especificamente, no contexto do 1.ºCEB com alunos do 4.ºano, emergiu o tema de investigação, que visou compreender se as tertúlias dialógicas poderiam ser utilizadas em contexto de sala de aula para promover a autoestima dos alunos. Como parte do estudo, optou-se por uma metodologia do tipo qualitativa: a investigação-ação. As técnicas de recolha de dados eleitas foram as entrevistas semiestruturadas a duas docentes e a apresentação, análise e reflexão do projeto de intervenção cujo foco central foi a realização de Tertúlias Dialógicas artísticas, musicais e literárias. Para a recolha de informação recorreu-se às notas de campo resultantes da observação participante. O estudo pretendia alertar para a necessidade de trabalhar a autoestima dos alunos através de estratégias inovadoras, com o propósito de melhorar o desempenho escolar dos estudantes.
- SEGURANÇA COMPORTAMENTAL NA CONSTRUÇÃO CIVILPublication . Duarte, Sandra; Gonçalves, SóniaO presente trabalho teve como propósito propor um programa de intervenção com vista a trabalhar a perceção que os trabalhadores da organização em estudo (setor da construção civil) têm sobre os riscos profissionais e os comportamentos inseguros. A pertinência de desenvolver o estudo no setor da construção civil deve-se ao facto de ser um dos setores considerado de risco elevado do ponto de vista legal e no que respeita à sinistralidade, um dos setores com maior representação no número de acidentes de trabalho. Neste sentido, foi elaborado um diagnóstico com o qual foi possível analisar, os comportamentos de segurança, a atribuição causal e a perceção de risco, através da aplicação de um questionário ao universo total (N=20) da organização em estudo com funções administrativas e operacionais. Dos resultados obtidos, estes apontam para adoçam de comportamentos de segurança, com uma forte incidência para o cumprimento das regras de segurança, para atribuição essencialmente causas externas e não controláveis das quais resultam acidentes de trabalho e para uma baixa perceção dos riscos profissionais a que se encontram expostos. Com base neste diagnóstico é proposto um Programa de Intervenção, que uma vez bem-sucedido irá permitir uma mudança organizacional no âmbito da segurança, da saúde e do bem-estar físico, psíquico e social dos trabalhadores, promovendo a evolução e a sustentabilidade.