Browsing by Author "Duarte, Ana"
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- Educação financeira no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo com alunos do 4º ano de escolardadePublication . Duarte, Ana; Machado, RicardoA educação financeira desempenha um papel crucial, pois promove conhecimentos necessários para tomar decisões financeiras informadas. No entanto, frequentemente não é ensinada de forma sistemática nas escolas devido à falta de consciencialização sobre sua importância e à ausência de um currículo específico para esse fim. O presente trabalho nasce da reflexão de uma futura profissional da educação, que identificou uma fragilidade no ensino, a ausência de uma abordagem sistemática e explícita à educação financeira nas salas de aula. Nesse contexto, o estudo propõe preencher essa fragilidade relacionando com a matemática e, ao mesmo tempo, investigar o impacto dessa intervenção pedagógica. O principal objetivo deste estudo é melhorar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros e fortalecer a capacidade de tomar decisões informadas, utilizando a matemática para a resolução de problemas. Este trabalho foi conduzido durante o período da prática pedagógica supervisionada numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para tal, adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos, a professora/investigadora e a professora cooperante como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Os resultados da implementação das tarefas revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira.
- A Implementação de Indicadores de Segurança Operacionais na Aviação de Cabo VerdePublication . Duarte, Ana; Barqueira, AnaEste estudo exploratório, pretende contribuir na área de operações aeronáuticas de Cabo Verde, através de uma proposta de implementação de indicadores de segurança operacional na aviação deste País. Para isso, procedemos a recolha de dados estatísticos do Aeroportos e Segurança Aérea de Cabo Verde – ASA. Relativamente, aos últimos dez anos, para que pudéssemos comparar e tratar, por forma a podermos apresentar uma proposta de indicadores de segurança, que permite o seu estudo e implementação, com vista a prevenção de incidentes e acidentes, julgamos poder contribuir para a redução a um nível aceitável ou mesmo a eliminação dos riscos associados com as operações aéreas, através de um processo contínuo de identificação de perigos e da gestão dos riscos e sua monitorização. O Anexo 19 da Internacional Civil Aviation Organization – ICAO, refere que as Normas e Práticas Recomendadas (SARP’s – Standards and Recommended Practices), vertidos no documento, visam apoiar os Estados a gerir, de forma gradual e continua, os riscos associados a Segurança Operacional e que são da responsabilidade de cada Estado. Além de garantir, que cada prestador de serviços e operadores apresentem metas e indicadores de segurança, consideradas formalmente aceitáveis, a revisão periódica desses mesmos indicadores, para tal, cada Estado deve publicar Níveis Aceitáveis de Desempenho da Segurança (ALoSP – Acceptable Level of Safety Performance), conceito expresso através de duas métricas: Objetivos de Desempenho de segurança e Indicadores de Segurança. Abordaremos o quadro normativo da aviação em Cabo Verde que compreende o CV-CAR 21 (Regulamentação de Cabo Verde) e ainda o Manual de Operações do Aeroporto (MOA), documento onde estão vertidos todos os procedimentos a serem cumpridos, e outros normativos relevantes para focalizarmos nos 4 aeroportos internacionais do País.
- Poster 01 - Cuidados de Enfermagem na Prevenção de Lesões da Pele Associadas aos Adesivos Médicos - uma revisão scopingPublication . Duarte, Ana; Ferreira, Luís; Cunha, MadalenaOs adesivos médicos são dos materiais mais utilizados aquando da prestação dos cuidados de saúde, por parte dos enfermeiros. As lesões associadas a esses adesivos podem ocorrer em qualquer ambiente de internamento, idade ou local onde o adesivo esteja aplicado. Denominam-se por Lesões Medical Adhesive-Related Skin Injuries (MARSI) e torna-se iminente a necessidade de se implementarem medidas preventivas, por parte dos enfermeiros.
- Qual a prática do Educador de Infância perante a suspeita de mau trato familiar a uma criança da sua sala de aula?Publication . Duarte, Ana; Montiel, AntónioO presente relatório surge no âmbito da Área Científica de Prática de Ensino Supervisionada, e consiste na investigação de um tema observado em contexto de estágio. O tema prende-se com os maus-tratos familiares e surgiu após observação de uma criança, possível vítima de maus-tratos, durante o período de estágio. Desta forma, definiu-se como pergunta de partida para a presente investigação: “Qual a prática do Educador de Infância perante uma situação de suspeita de mau trato familiar a uma criança da sua sala de aula?” O objetivo geral é compreender que procedimentos deve o educador tomar, perante uma suspeita maus-tratos familiares a uma criança da sua sala de aula. Pretendese também compreender a definição de maus-tratos familiares a crianças; identificar quais os sinais físicos, comportamentais, cognitivos e sócio afetivos que a criança com maustratos pode demonstrar; e diferenciar os procedimentos que o Educador (em Creche ou Jardim de Infância) pode ou deve tomar face a uma situação de aparentes maus-tratos familiares a crianças. Para tal, foi utilizada uma Metodologia do tipo qualitativa, através da recolha de dados por entrevistas semiestruturadas a diferentes profissionais de educação e a elaboração de um diário de bordo durante a Prática de Ensino Supervisionada. Relativamente à análise de dados, é apresentada a análise descritiva das entrevistas semiestruturas bem como uma análise de caráter interpretativo, onde se integram as respostas dos entrevistados com a literatura existente sobre o tema. Como conclusão, sobressai a importância dos profissionais de educação no combate a esta problemática, salientando-se a necessidade de se manterem informados e alerta para situações como estas, que colocam em risco a vida e o futuro da criança, e o seu dever de sinalização das mesmas, seguindo o princípio do melhor interesse da criança.