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Qual a prática do Educador de Infância perante a suspeita de mau trato familiar a uma criança da sua sala de aula?

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DUARTE Ana Rita ago2015.pdf2.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da Área Científica de Prática de Ensino Supervisionada, e consiste na investigação de um tema observado em contexto de estágio. O tema prende-se com os maus-tratos familiares e surgiu após observação de uma criança, possível vítima de maus-tratos, durante o período de estágio. Desta forma, definiu-se como pergunta de partida para a presente investigação: “Qual a prática do Educador de Infância perante uma situação de suspeita de mau trato familiar a uma criança da sua sala de aula?” O objetivo geral é compreender que procedimentos deve o educador tomar, perante uma suspeita maus-tratos familiares a uma criança da sua sala de aula. Pretendese também compreender a definição de maus-tratos familiares a crianças; identificar quais os sinais físicos, comportamentais, cognitivos e sócio afetivos que a criança com maustratos pode demonstrar; e diferenciar os procedimentos que o Educador (em Creche ou Jardim de Infância) pode ou deve tomar face a uma situação de aparentes maus-tratos familiares a crianças. Para tal, foi utilizada uma Metodologia do tipo qualitativa, através da recolha de dados por entrevistas semiestruturadas a diferentes profissionais de educação e a elaboração de um diário de bordo durante a Prática de Ensino Supervisionada. Relativamente à análise de dados, é apresentada a análise descritiva das entrevistas semiestruturas bem como uma análise de caráter interpretativo, onde se integram as respostas dos entrevistados com a literatura existente sobre o tema. Como conclusão, sobressai a importância dos profissionais de educação no combate a esta problemática, salientando-se a necessidade de se manterem informados e alerta para situações como estas, que colocam em risco a vida e o futuro da criança, e o seu dever de sinalização das mesmas, seguindo o princípio do melhor interesse da criança.

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Educação Pré-Escolar Maus-tratos familiares Profissionais de educação Sinalização Crianças em Risco

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