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- O póPublication . Flores, Bárbara de Matos Ferreira Fernandes; Neves, Maria EduardaEsta tese explora as relações profundas entre trabalho, alienação e tecnologia numa era marcada por rápidos avanços tecnológicos e transformações sociais. Recorrendo a obras de pensadores marcantes como Karl Marx, Michel Foucault, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin, Kathi Weeks, Donna Haraway, Martha Rosler, Hito Steyerl, Gille Deleuze e Felix Guattari, pretendemos objetivar as dinâmicas complexas que formam a nossa compreensão do trabalho, o seu impacto nos indivíduos e na sociedade, bem como o papel da tecnologia nesta rede. Através da análise da evolução histórica, mecanismos de alienação, massificação e produção, ou ainda dos efeitos transformadores da tecnologia nas práticas laborais, autonomia, vigilância e controlo, esta tese oferece perspetivas sobre a interação entre estes conceitos e as suas implicações na sociedade contemporânea.
- Desglobalização no contexto europeuPublication . Webinar 'Desglobalização no Contexto Europeu', Lisboa, Novembro 2023; Pinto, Teresa Nogueira; Zilli, Renata
- Evolução do Impacto da Qualidade nos Consumidores de Retalho Alimentar - Caso da Certificação de Serviços de Fabrico e comercialização de Produtos Frescos na Auchan RetailPublication . Cortez, Catarina Mendes Pratas Nogueira; Barroca, Maria João Mendes CardosoEste relatório vem no seguimento do estágio integrado no plano de estudos do Mestrado em Engenharia Alimentar da Escola Superior Agrária de Coimbra, do Instituto Politécnico de Coimbra.O estágio foi realizado na entidade Auchan Retail, na cidade de Aveiro, entre agosto de 2022 e maio de 2023. O estágio foi realizado no departamento de produtos frescos, mais precisamente, nos mercados de padaria, pastelaria e gastronomia.O foco deste relatório é analisar a evolução da qualidade, evidenciando a sua importância e explicar o impacto que a certificação de serviços de fabrico e comercialização de produtos frescos desenvolvida pela Auchan Retail tem no modo de atuar dos colaboradores e os benefícios e dificuldades que a mesma traz ao negócio.A conclusão retirada é que o consumidor atual é informado sobre as suas escolhas de consumo e privilegia um atendimento de qualidade e confiança, o que torna este tema de extrema importância para o sucesso dos negócios no mercado.
- Educação financeira no 1º Ciclo do Ensino Básico: Um estudo com alunos do 4º ano de escolardadePublication . Duarte, Ana; Machado, RicardoA educação financeira desempenha um papel crucial, pois promove conhecimentos necessários para tomar decisões financeiras informadas. No entanto, frequentemente não é ensinada de forma sistemática nas escolas devido à falta de consciencialização sobre sua importância e à ausência de um currículo específico para esse fim. O presente trabalho nasce da reflexão de uma futura profissional da educação, que identificou uma fragilidade no ensino, a ausência de uma abordagem sistemática e explícita à educação financeira nas salas de aula. Nesse contexto, o estudo propõe preencher essa fragilidade relacionando com a matemática e, ao mesmo tempo, investigar o impacto dessa intervenção pedagógica. O principal objetivo deste estudo é melhorar a compreensão dos alunos em relação aos conceitos financeiros e fortalecer a capacidade de tomar decisões informadas, utilizando a matemática para a resolução de problemas. Este trabalho foi conduzido durante o período da prática pedagógica supervisionada numa turma de 4.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Para tal, adotou-se a metodologia de investigação-ação, envolvendo os alunos, a professora/investigadora e a professora cooperante como participantes centrais. Os instrumentos de recolha de dados incluíram a observação, diário de bordo, conversas informais, recolha documental e protocolos dos alunos. Os resultados da implementação das tarefas revelaram uma melhoria significativa na compreensão dos alunos sobre esta área, bem como um aumento da consciência sobre a importância da literacia financeira nas suas vidas. Além disso, proporcionou aos alunos a oportunidade de desenvolverem capacidades e competências matemáticas fundamentais que são cruciais para a aquisição de conhecimentos relativos à literacia financeira.
- Perceções de professores do 1º Ciclo do ensino Básico sobre a formação inicial em Matemática: Um estudo de casoPublication . Barradas, Rita; Machado, RicardoA Matemática é uma área de elevada relevância, que permite a resolução de situações e problemas no nosso dia a dia. No 1.º ciclo do ensino básico, é onde se abordam os princípios básicos desta disciplina (Alves, 2016), o que faz com que a formação de professores neste nível de ensino, tenha uma atenção especial para esta área (Ponte, 2014). O professor do 1.º ciclo do ensino básico deverá ser promotor de uma aprendizagem significativa e motivadora, facilintando a compreensão e regras da Matemática. Assim, o professor deverá ter uma boa formação inicial, pois esta tem um elevado peso na qualidade no ensino desta área. O presente estudo pretende aceder às conceções de professores de 1.º ciclo do ensino básico sobre a formação inicial na área da Matemática. Assumiu-se um paradigma interpretativo (Miranda, 2008) e desenvolveu-se um design de estudo caso (Amado & Freire, 2014). Os participantes foram 97 docentes do 1.º ciclo do ensino básico. Relativamente ao instrumento de recolha de dados utilizou-se um inquérito por questionário e para o tratamento e análise de dados utilizou-se uma análise estatística e a uma análise de conteúdo. Os resultados apresentaram que, no geral, os professores estão satisfeitos com a sua formação inicial, mas sentem necessidade de obter mais formação em algumas áreas da Matemática.
- Estratégias dos Educadores de Infância com crianças com perturbações do espetro AutistaPublication . Pinheiro, Maria; Ferreira, MarcoEste estudo pretende analisar as estratégias utilizadas pelos educadores de infância, para promoverem o desenvolvimento social, emocional e comunicativo de crianças pequenas com Perturbações do Espetro Autista. Para tal, fez-se uma adaptação do questionário “Incredible Years: Teacher Strategies Questionnaire for Children With Autism (2-5 years)” com variáveis demográficas variadas, divulgado de forma virtual através das redes sociais, a partir das quais os educadores de infância a exercerem funções em Portugal, acederam e participaram ao longo de dois meses. A fiabilidade do estudo foi confirmada pela consistência interna, com um alpha de Cronbach de 0,959 e a análise fatorial exploratória revelou seis dimensões que explicam 65% da variância total. A análise das relações entre as dimensões e as variáveis de caracterização mostrou que fatores como a idade, anos de serviço, tipo de instituição e região geográfica podem influenciar as práticas dos educadores, revelando a importância de abordagens abrangentes na promoção do desenvolvimento de crianças com PEA. Os resultados obtidos fornecem informações relevantes sobre as perceções e práticas dos educadores de infância que podem ser utilizadas para orientar a formação destes profissionais, assim como para melhorar as estratégias de apoio às crianças com PEA em diferentes contextos educacionais.