Browsing by Author "Dias, Marta"
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- CONCEÇÕES DOS PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASOPublication . Dias, Marta; Machado, RicardoA Matemática apresenta um papel fundamental no dia a dia dos alunos (Baroody, 2002; NCTM, 2007, 2017; Ponte & Serrazina, 2000; Rodrigues, 2010). No entanto, é vista, no geral, como uma disciplina difícil e influenciada por questões sociais sendo assim acompanhada, há vários anos, por uma conotação negativa (Ponte 1992). No 1.º ciclo do ensino básico, apesar das conceções negativas, cabe ao professor adequar a sua prática às necessidades de cada grupo e influenciar, de forma positiva, para o gosto e interesse dos alunos pela área da Matemática. Assim, esta investigação tem como objetivo conhecer as conceções dos professores de 1.º ciclo do ensino básico perante o ensino e a aprendizagem da Matemática, no sentido de perceber a satisfação com a sua formação e a influência que o docente tem no gosto, dos alunos, pela área. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um design de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 2006). Os participantes foram 210 docentes do 1.º ciclo do ensino básico. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos um questionário, uma entrevista semi-estruturada a quatro professoras, o diário de bordo e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se em análise estatística e análise de conteúdo (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados evidenciam que, de um modo geral, os docentes estão satisfeitos com a sua formação inicial para lecionar nos primeiros anos, no entanto, salientam a necessidade de uma formação contínua. Ainda assim, assumem dificuldades sentidas nesta área e a grande influência do professor para o gosto e interesse dos alunos nos primeiros anos de escolaridade.
- Listas do dia a dia: a prática do design na representação visual do quotidianoPublication . Dias, Marta; Santos, JoãoO quotidiano é um fenómeno vago e ambíguo. Consequentemente, torna-se difícil compreendê-lo e representá-lo. Nesta investigação reconhece-se o designer como alguém também capaz de pensar criticamente o quotidiano e lhe dar forma visual. Explorou-se o livro como meio, comparando-o à vida quotidiana, e a experiência etnográfica como processo. Olhou-se para listas do dia a dia e procurou-se desdobrar as ações e os gestos que abreviam. Projetou-se um método que, valorizando a subjetividade, a instuição e a experiência pessoal, revela e amplia as experiências prosaicas que os registos sugerem. Esse processo foi materializado em quatro objetos editoriais. Todos eles tiveram como ponto de partida listas de supermercado, mas com características próprias. Os objetos finais evidenciam o volume que adveio do desdobramento, sugerindo a infinitude da lista, e exploram o potencial do livro na tradução da vida quotidiana.
- Monossomia 1p36:Publication . Dias, Marta; Serra, LídiaEnquadramento: A Monossomia 1p36 é uma doença genética rara, cujas manisfestações clínicas mais comuns incluem atraso no desenvolvimento, perturbação do desenvolvimento intelectual e múltiplas anomalias congénitas. Apesar das manifestações clínicas estarem largamente descritas na literatura, existem poucos estudos dedicados ao comportamento dos sujeitos com esta patologia. Objetivos: O objetivo do presente trabalho é caracterizar o fenótipo comportamental dos portadores da Monossomia 1p36, identificando as perturbações de comportamento e as intervenções terapêuticas dirigidas a essas, através da revisão da literatura publicada. Método: Através de uma pesquisa em várias bases de dados eletrónicas, utilizando as combinações de palavras "Monossomia 1p36" e "deleção 1p36", para publicações entre 1980 e junho de 2021, foram encontrados 153 artigos. Destes foram selecionados e analisados qualitativamente 34 estudos, que reúnem informação sobre perturbações de comportamento e intervenções terapêuticas em portadores desta síndrome. Resultados: Os resultados obtidos sugerem que as perturbações de comportamento ocorrem em mais de 50% dos casos de Monossomia 1p36, sendo as mais frequentes a autoagressão, hiperatividade/défice de atenção e autismo. As intervenções terapêuticas direcionadas às perturbações de comportamento descritas são escassas, relativas a um número reduzido de casos e sem dados disponíveis para avaliar a sua efetividade. Conclusão: As perturbações de comportamento são um elemento relevante do fenótipo comportamental da Monossomia 1p36. Contudo, constata-se que os estudos publicados não têm dado ênfase nem à sua descrição nem à descrição das intervenções terapêuticas dirigidas ao seu tratamento. Neste sentido, investigações futuras deverão focar-se no desenvolvimento de modelos de intervenção ou na descrição e avaliação de intervenções terapêuticas em curso.
- SimuStorm: a perspetiva do utilizador no processo de designPublication . Dias, Marta; Ferreira, antónioO presente relatório de projeto de mestrado intitulado “SimuStorm: a perspetiva do utilizador no processo de design”, desenvolvido no âmbito do programa de mestrado em Design de Comunicação, Escola Superior de Artes e Design (ESAD, Matosinhos), com a orientação do Professor Doutor Tomé Quadros e do Professor Rafael Gonçalves, parte numa primeira instância da observação do trabalho desenvolvido por William Nicholson Jennings no final do século XIX, no qual o fotógrafo, insatisfeito com a imprecisão da representação do relâmpago, desenvolve um sistema de categorização visual de raios. Na atualidade, é estabelecida uma análise diacrónica com o estudo desenvolvido em 2016 pela Universidade Eötvös Loránd que menciona a ligação entre a proliferação da internet e o acesso a fotografias com o desenvolvimento de representações de relâmpagos mais detalhados e iguais ao real. Estas questões, aliadas ao desenvolvimento da tecnologia com websites, web apps e aplicações móveis, utilizadores cada vez mais exigentes e informados, levaram ao desenvolvimento da aplicação web “SimuStorm”, com software pelo estudante da Universidade do Minho Nuno Reis, uma plataforma de simulação de relâmpagos que permite ao utilizador personalizar o raio segundo parâmetros definidos pelo mesmo, como o tipo e comprimento dos segmentos, controlo da direcção, cor e efeitos. Deste modo, a área de estudo deste projeto de investigação começa por ser o desenvolvimento da interface da aplicação web “SimuStorm”, segundo os princípios de UI/UX design, com a análise da evolução das tendências do web design e de referências contemporâneas de websites e de outros simuladores, passando pela a construção de personas, user flow, wireframes, moodboard e protótipos. O desenvolvimento deste último, deu origem à criação de 6 diferentes protótipos que foram testados por utilizadores e redefinidos ao longo do trabalho de investigação, conduzindo à redefinição da questão central de investigação. Ou seja, observar na prática de que forma o processo de design é influenciado pelo utilizador, e qual a relevância do seu papel. Para além do trabalho de anotação, observação e realização de testes consecutivos (agile prototyping), e com o intuito de aprofundar esta questão, o presente projeto de mestrado desenhou e implementou inquéritos de entrevista a dois designers com carreiras relevantes na área do web design. Em síntese, foi possível observar o impacto do utilizador ao longo do processo de design. Assim, constata-se que a aplicação, sendo lançada ao público, continua sujeita a alterações que resultam do feedback dos utilizadores. O contacto próximo e consistente com o utilizador permite que qualquer interface a desenvolver, em qualquer ecrã ou plataforma, consiga atingir o objetivo principal do UI/UX design, isto é, uma experiência e interação bem sucedida do utilizador com a interface, a partir da qual este consegue atingir os seus objetivos e as suas expetativas encontram-se correspondidas.