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- Avaliação da qualidade do ar em ginásios e a exposição humana a poluentes atmosféricosPublication . Nunes, Daniela Pires; Ferreira, Ana; Figueiredo, João Paulo deOs ginásios são um local frequente para a prática de desporto e de promoção de saúde e, sendo um espaço fechado, as suas condições ambientais poderão não ser as mais adequadas a esta prática. É neste contexto que se enquadra a Qualidade do ar como sendo uma condição essencial para o bem-estar e saúde do ser humano, uma vez que o ar que respiramos tem influência direta na saúde e bem-estar. O objetivo da investigação consistiu em avaliar a exposição ocupacional dos funcionários e utilizadores dos ginásios aos poluentes do ar interior e ainda, verificar qual a prevalência de sintomas/doenças. O estudo aplicado foi de nível II, do tipo observacional e de natureza transversal, sendo que todos os funcionários e utilizadores foram considerados elegíveis para participar no estudo. Foi solicitado o preenchimento de inquéritos aos funcionários e utilizadores, como também foi avaliada a qualidade do ar dos ginásios através das concentrações de Dióxido de Carbono (CO2), Monóxido de Carbono (CO), Matéria particulada (PM2.5 e PM10), bem como a temperatura (Tº) e humidade relativa (Hr). Os dados foram tratados através do software estatístico IBM SPSS. A interpretação dos testes estatísticos foi realizada com base no nível de confiança de 95% para um erro aleatório inferior ou igual a 5%. Os poluentes com maiores níveis de excedência são o CO2 e as partículas PM2.5 e PM10. As excedências devem-se essencialmente à sobrelotação das salas, excesso de atividade física e ventilação insuficiente. A semiologia com maior prevalência foram as dores de cabeça, tonturas, crise de espirros, corrimento nasal ou nariz entupido e ardor ou irritação dos olhos, sendo que se considerou que os locais avaliados não apresentavam Síndrome do Edifício Doente (SED). A presente investigação reconheceu a necessidade de fazer regressar as auditorias obrigatórias ao ar interior dos edifícios.
- Corpo, género e sexualidadePublication . Rodrigues, Ana Luísa Marques; Teixeira, Maria Filomena RodriguesO projeto de intervenção, realizado no âmbito da Educação para a Saúde, teve como principal objetivo compreender a influência dos padrões de beleza sociais na autoaceitação do corpo e do cuidado com a saúde pelos/as jovens, assim como no seu estilo de vida. Pretende-se assim, informar os e as jovens sobre a sua saúde, principalmente a sexual, melhorando a sexualidade, a autoestima e a autoaceitação, com efeitos na sua qualidade de vida. No projeto participaram nove jovens residentes em Miranda do Corvo. Foram realizadas 6 sessões com duração de 90 minutos cada. A avaliação incluiu a administração de um inquérito por questionário aos/às participantes, antes e após a intervenção. Os resultados obtidos mostraram ter havido nos/as participantes mudanças na relação com o corpo e com a sexualidade. Concluiu-se que o projeto cumpriu os objetivos propostos, evidenciando o quão importante é a implementação de programas de intervenção no âmbito da promoção da saúde física, sexual e mental de jovens que envolvem o seu corpo e sexualidade.
- Jovens Solistas da Metropolitana - QUARTETO DE METAIS, CHRISTMAS CAROLSPublication . Guerreiro, Reinaldo; Almeida, Alexandre; Correia, Rui; Andrade, BrianBrochura de sala do concerto realizado pelos Jovens Solistas da Metropolitana a 10 de Dezembro de 2018 no COLÉGIO DO BOM SUCESSO em Lisboa no âmbito da Temporada 2018/2019 da Metropolitana. O programa do concerto foi preenchido com canções de Natal e obras de Friedman e Glazunov. Desenvolvendo uma ponte pedagógica inédita entre a prática e o ensino musical, a ANSO é a única escola do país que forma maestros, instrumentistas de orquestra e pianistas vocacionados para música de câmara. Ao longo dos seus quase 30 anos, mudou o panorama cultural em Portugal, sendo muitos os seus alunos a entrar nas mais exigentes instituições de ensino e formações internacionais. Mais premiada escola nacional desta área, as novas gerações de intérpretes e diretores musicais que lança são reconhecidas pela qualidade. A música de câmara é uma das vertentes fundamentais da Academia Nacional Superior de Orquestra, que todos os anos apresenta o ciclo Jovens Solistas da Metropolitana.
- CONCEÇÕES DOS PROFESSORES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO SOBRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA: UM ESTUDO DE CASOPublication . Dias, Marta; Machado, RicardoA Matemática apresenta um papel fundamental no dia a dia dos alunos (Baroody, 2002; NCTM, 2007, 2017; Ponte & Serrazina, 2000; Rodrigues, 2010). No entanto, é vista, no geral, como uma disciplina difícil e influenciada por questões sociais sendo assim acompanhada, há vários anos, por uma conotação negativa (Ponte 1992). No 1.º ciclo do ensino básico, apesar das conceções negativas, cabe ao professor adequar a sua prática às necessidades de cada grupo e influenciar, de forma positiva, para o gosto e interesse dos alunos pela área da Matemática. Assim, esta investigação tem como objetivo conhecer as conceções dos professores de 1.º ciclo do ensino básico perante o ensino e a aprendizagem da Matemática, no sentido de perceber a satisfação com a sua formação e a influência que o docente tem no gosto, dos alunos, pela área. Assumimos um paradigma interpretativo e desenvolvemos um design de estudo de caso (Bogdan & Biklen, 1994; Ponte, 2006). Os participantes foram 210 docentes do 1.º ciclo do ensino básico. Como instrumentos de recolha de dados utilizámos um questionário, uma entrevista semi-estruturada a quatro professoras, o diário de bordo e a recolha documental. O tratamento e análise de dados baseou-se em análise estatística e análise de conteúdo (Quivy & Campenhoudt, 1998). Os resultados evidenciam que, de um modo geral, os docentes estão satisfeitos com a sua formação inicial para lecionar nos primeiros anos, no entanto, salientam a necessidade de uma formação contínua. Ainda assim, assumem dificuldades sentidas nesta área e a grande influência do professor para o gosto e interesse dos alunos nos primeiros anos de escolaridade.
- A importância da Comunicação Matemática na Promoção de Aprendizagens Significativas num Grupo de Crianças do Pré-EscolarPublication . Godoy, Patrícia; Machado, RicardoO presente relatório insere-se no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada do Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, e pretende refletir sobre a importância da comunicação matemática num contexto de uma sala de pré-escolar, com idades compreendidas entre 5 e 6 anos. Este estudo surgiu no âmbito da importância da aprendizagem da matemática, desde os primeiros anos, potenciando um maior desenvolvimento da comunicação matemática essencial, especialmente em crianças do pré-escolar, recorrendo assim à observação e identificação de fatores de desmotivação nas atividades matemáticas. A escolha das atividades teve em conta que o lúdico permite uma aprendizagem mais consistente, pois, de acordo com Almeida (2005), a criança ao brincar na escola apropria conhecimentos que lhe serão úteis para o seu desenvolvimento, ajudando assim na consolidação da sua formação. O brincar representa um papel fundamental no que diz respeito ao processo de socialização, é a brincar que a criança aprende a relacionar-se com o mundo e com os outros, construindo assim as suas amizades e tendo os seus momentos de abstração quando necessita. Deste modo, concebeu-se um trabalho pedagógico de carácter investigativo tendo como objetivo compreender as capacidades e vulnerabilidades deste grupo observando e analisando as estratégias utilizadas a partir da comunicação dos mesmos. Assumimos um paradigma interpretativo e prosseguimos com um design de investigação-ação. Como participantes temos o grupo do pré-escolar (N=23) e a educadora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais e a recolha documental. Os resultados evidenciaram a importância que a comunicação matemática promovida na sala é um contributo de extrema importância para a promoção de aprendizagens, evidenciando assim a existência de uma mudança quanto às aprendizagens, por parte das crianças.
- A INTEGRAÇÃO DO JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DO CÁLCULO MENTAL NUMA TURMA DO 2.º ANO DO ENSINO BÁSICOPublication . Cabral, Maria; Machado, RicardoO cálculo mental assume-se com um elemento fundamental do processo de ensino e aprendizagem a desenvolver nos alunos. No entanto, a forma como este é abordado em sala de aula é pouco motivante e rotineiro, pelo que não tem em consideração as características, necessidades e ritmos de aprendizagem dos alunos. Nesta investigação optou-se por construir e adaptar vários jogos com o intuito de renovar/ “quebrar” algumas rotinas e proporcionar ao maior número possível de alunos a oportunidade de desenvolver as suas estratégias de cálculo mental e, consequentemente, a sua comunicação matemática. Esta investigação realizou-se no âmbito da prática de ensino supervisionada com uma turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Nesta investigação assumiu-se um paradigma interpretativo e desenvolveu-se um projeto de investigação-ação. Os participantes foram os vinte e seis alunos da turma do 2.º ano de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico, a professora cooperante e a professora/investigadora. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação, o diário de bordo, as conversas informais, a recolha documental e os protocolos dos alunos. Em relação aos resultados é importante evidenciar a evolução dos alunos no que diz respeito à utilização de diferentes estratégias de cálculo mental e explicitação das mesmas e consequente desenvolvimento da comunicação matemática, que se pode justificar com os momentos de diálogo, partilha e exploração do pensamento e raciocínio dos alunos e com o tipo de estratégia utilizada para esta finalidade – utilização de jogos matemáticos.
- Recrutamento e Seleção na Restflight Lisboa, Grupo NewrestPublication . Costa, Inês Carvalho Silva da; Cesário, FranciscoNo âmbito do mestrado de Gestão de Recursos Humanos na Universidade Europeia, foi me dado a opção no 4º semestre, do 2º ano, realizar um estágio curricular. A empresa onde realizei estágio denomina-se por Restflight – Serviços de Catering, Unipessoal, Lda., pertencente ao grupo Newrest, localizada no aeroporto de Lisboa. O plano proposto pela organização foi num âmbito diversificado, estive em tarefas como: o acompanhamento do processamento salarial; monitorização de ações de formação; participação em processos de recrutamento; marcação e acompanhamento de medicina no trabalho e outras tarefas relacionadas com a gestão administrativa de pessoal. No entanto, é importante salientar que nas tarefas anteriormente mencionadas, eu dava um apoio ao departamento de recursos humanos, exceto, recrutamento e seleção. Pois era uma tarefa minha desenvolvida com alguma autonomia mas reportando sempre ao diretor de recursos humanos. Estive enquadrada diretamente no departamento de recursos humanos, reportando ao Diretor de Recursos Humanos, o qual foi o meu orientador de estágio, Dr. Miguel Cardoso. Esta experiência profissional teve a duração de três meses. Este estágio foi uma oportunidade de entrar em contacto com o mercado de trabalho, de forma a complementar e aperfeiçoar as competências socioprofissionais através de uma ligação entre o sistema académico e o contacto com o mundo laboral bem como acrescentar mais competências no final da experiência. No decorrer do presente trabalho irei iniciar com uma apresentação da revisão de literatura sobre recrutamento e seleção, de seguida irei fazer a apresentação do estágio, desde a apresentação da empresa, do departamento e das tarefas desenvolvidas durante esse período. Para concluir irei terminar com um balanço crítico e uma conclusão assente nesta experiência profissional.
- Search for resonant $WZ$ production in the fully leptonic final state in proton-proton collisions at $\sqrt{s} = 13$ TeV with the ATLAS detectorPublication . ATLAS collaboration (2902 authors); Aguilar Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Araque Espinosa, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muino, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Dias DO Vale, Tiago; Faisca Rodrigues Pereira, Rui Miguel; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Goncalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amelia; Maneira, Jose; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, Antonio; Costa Batalha Pedro, Rute; Pereira Peixoto, Ana Paula; Santos, Helena; Saraiva, Joao; Silva, Jose Manuel; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutA search for a heavy resonance decaying into WZ in the fully leptonic channel (electrons and muons) is performed. It is based on proton–proton collision data collected by the ATLAS experiment at the Large Hadron Collider at a centre-of-mass energy of 13 TeV, corresponding to an integrated luminosity of 36.1 fb −1 . No significant excess is observed over the Standard Model predictions and limits are set on the production cross section times branching ratio of a heavy vector particle produced either in quark–antiquark fusion or through vector-boson fusion. Constraints are also obtained on the mass and couplings of a singly charged Higgs boson, in the Georgi–Machacek model, produced through vector-boson fusion.