Browsing by Issue Date, starting with "2023-04-13"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Martins, Rita; Machado, RicardoA transição entre a Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo do Ensino Básico tem uma grande importância na primeira infância, na medida que a criança vai iniciar uma fase marcante por novos desafios de aprendizagem que é determinante para o desenvolvimento pessoal e social da criança. Este deve ser um processo contínuo, integrado e harmonioso. As transições escolares são momentos marcantes na vida das crianças, das famílias e dos educadores e professores. A presente investigação centra-se na transição entre os dois primeiros ciclos de escolaridade no percurso escolar das crianças. Desta forma, procurou-se, recolher a maior informação possível sobre esta temática. Posto isto, o presente estudo tem com o objetivo perceber como são realizadas as transições na educação pré-escolar para o 1.º Ciclo do ensino básico em Portugal. Esta investigação encontra-se assente numa revisão sistemática de literatura. A opção por esta abordagem metodológica surge a fim de se proporcionar uma síntese da literatura sobre a temática escolhida de forma a identificar estudos publicados, tendo-se sido adotada a recolha de cem estudos/artigos que se enquadrassem na temática investigada. A investigação proporcionou uma reflexão sobre os respetivos contextos, envolvendo todos os parceiros educativos. Também se pode observar condições e práticas profissionais potenciadoras de uma transição bem-sucedida. Os resultados confrontam-nos, ainda, com um conjunto de interrogações, dilemas, expetativas e problemas que nos impendem de considerar que esta é uma prática adotada por todos. Concluímos que embora existam metas e objetivos ambiciosos nos documentos orientadores, e expetativas por parte dos educadores e professores, ainda não existe uma prática consolidada em todo o país.
- Understanding the complexity of creating a Codeless Web-Technology PlatformPublication . Constança, Paulo; Tereso, MarcoThe internet and its provided services have been growing exponentially since made available to the public. Advances in the processing power capabilities of computers, but also advancements in the form factors used to interact with the machines are also prevalent, and with the rise in popularity of mobile devices, the internet has experienced a very large growth both in users and content diversity. Web Technologies have also grown, with many popular platforms being written in these technologies due to its cross-device and cross-platform capabilities, ease of use, access, and programmability. Tools, programming languages and their supporting technologies have also been growing in functionality, allowing developers to not only in an easier, but also faster manner produce websites and web applications. Due to these advances, interest in developing software is no longer exclusive for computer programmers, and with the appearance of low-code and codeless platforms, tools which provide a user with little or no coding knowledge with the capability of developing a variety of different software, with the outputting result being what the base platform was designed to help conceive. Aligning these two interests, with this thesis we dive into the coding process to better understand how a computer works, how a software is made, the limitations and challenges the developer faces, and translate these processes by using modern web-based tools, into the creation of a codeless, web-based platform capable of creating the most typical data-information oriented software, and by doing so understanding the complexity behind the creation of software and all it’s different use case scenarios.
- Listas do dia a dia: a prática do design na representação visual do quotidianoPublication . Dias, Marta; Santos, JoãoO quotidiano é um fenómeno vago e ambíguo. Consequentemente, torna-se difícil compreendê-lo e representá-lo. Nesta investigação reconhece-se o designer como alguém também capaz de pensar criticamente o quotidiano e lhe dar forma visual. Explorou-se o livro como meio, comparando-o à vida quotidiana, e a experiência etnográfica como processo. Olhou-se para listas do dia a dia e procurou-se desdobrar as ações e os gestos que abreviam. Projetou-se um método que, valorizando a subjetividade, a instuição e a experiência pessoal, revela e amplia as experiências prosaicas que os registos sugerem. Esse processo foi materializado em quatro objetos editoriais. Todos eles tiveram como ponto de partida listas de supermercado, mas com características próprias. Os objetos finais evidenciam o volume que adveio do desdobramento, sugerindo a infinitude da lista, e exploram o potencial do livro na tradução da vida quotidiana.
- Web Platform System for Course Accreditation in Higher EducationPublication . Duarte, Nelson; Vardasca, RicardoHigher education has evolved a lot over the years all over the world. Countries have been forced to adapt their teaching methodologies to the market with new techniques and methods, increasingly student-centered. Governments have created course accreditation policies with strict norms so that the education provided to the population is quality through accreditation agencies supervising higher education institutions implementing courses. This thesis, composed of three articles, describes the accreditation process in different countries worldwide through a systematic literature review, the creation of a MERN stack web application from its planning to its implementation. The application aims to simplify some of the tasks associated with the accreditation process, having achieved the proposed objectives with its creation.
- Estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formaçãoPublication . Pimentel, Teresa Sofia da Silva; Dias, Rui RosaDe acordo com vários estudos, pode dizer-se que a educação, originalmente, não foi pensada como empresa, isto é, como forma de atividade para gerar lucro, no entanto, é imprescindível obter recursos para a sua existência e manutenção. O serviço educacional não pode ser testado, experimentado ou avaliado antecipadamente tornando-o intangível. O marketing de serviços de educação, torna-se essencial para implementar e controlar ações que permitam a adequação da instituição perante situações de mercado. O presente trabalho tem como objetivo a proposta de lançamento de uma academia de formação tentando perceber se será viável esta nova área de negócio, a levar a cabo na empresa SUBA Creative Agency. Este relatório de estágio profissional sustenta-se na revisão da literatura sobre as temáticas de marketing, marketing de serviços, marketing de serviços educacionais sendo o tema fulcral que é digno da sua exploração. Para responder ao problema proposto, foi realizado um estudo exploratório para o lançamento de uma academia de formação. A metodologia utilizada de cariz qualitativo foi uma entrevista ao investidor e numa segunda fase, adotou-se uma abordagem quantitativa não probabilística, através de um inquérito por questionário a 5 empresas (clientes da SUBA selecionados aleatoriamente). Os resultados deste estudo podem orientar o desenvolvimento deste novo projeto da SUBA e auxiliar na tomada de decisões cruciais para o negócio. Para verificar a viabilidade deste negócio foram tidas em conta quatro variáveis: confiança, satisfação, marketing interno e público-alvo. Como conclusão este lançamento foi considerado exequível.