Browsing by Author "Carvalho, Rui"
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- A aquisição e distribuição de bens e serviços centralizada. Será uma solução possível para o Exército?Publication . Carvalho, RuiO presente trabalho encontra-se subordinado ao tema “A aquisição e distribuição de bens e serviços centralizada. Será uma solução possível para o Exército?”. O objectivo que levou à sua elaboração foi determinar se a implementação de um sistema centralizado de aquisição de bens e serviços permite a optimização dos processos logísticos de aprovisionamento público. No que respeita à metodologia adoptada para a realização deste trabalho, inicialmente procedeu-se à pesquisa bibliográfica e análise documental e posteriormente a utilização de um método inquisitivo. Como principais instrumentos de recolha de dados foram utilizados o inquérito por questionário e o inquérito por entrevistas directivas. O trabalho encontra-se organizado em duas partes principais sendo iniciado com uma fase introdutória que é seguida pela Parte I – Enquadramento Teórico e Institucional que se encontra dividida em quatro capítulos: 1 – A função “Compras”; 2 – Centralização e Descentralização; 3 – Implementação de um sistema centralizado no Exército; 4 – Sistema Nacional de Compras Públicas. Posteriormente a Parte II – Análise empírica: implementação do Sistema Nacional de Compras Públicas no Exército que se encontra dividida em dois capítulos: 5 – Preparação e Condução de Entrevistas e Questionários; 6 – Resultados. As compras públicas são uma área em desenvolvimento. As entidades que se ligam directamente a esta área são obrigadas a adaptarem-se para que continuem a funcionar de forma eficiente e eficaz. A centralização dos procedimentos aquisitivos, com a criação do Sistema Nacional de Compras Públicas, é uma imposição ao Exército cuja implementação trouxe vantagens para os processos logísticos desta instituição. De uma forma geral, constatou-se que a implementação de um sistema centralizado de aquisição de bens e serviços permite ao Exército uma optimização dos processos logísticos de aprovisionamento tendo como vantagens a redução dos custos e dos preços assim como a desburocratização e simplicidade dos procedimentos.
- A autenticidade da experiência turística nos museusPublication . Carvalho, RuiProcurando alcançar mais do que as três tradicionais dimensões do desenvolvimento sustentável, os 17 ODS apresentam-se como muito úteis ao desenvolvimento do turismo. A preponderância da autenticidade no consumo de experiências e o papel dos museus enquanto lugares de interpretação e fruição da cultura dos destinos, têm vindo a ser largamente debatidos na literatura do turismo. Os autores procuraram debater estes conceitos através de uma revisão da literatura focada no papel que os museus desempenham na concretização do ODS 11 do desenvolvimento sustentável. Procurou-se assim desenvolver um ponto de partida para uma investigação exploratória sobre o papel que os museus desempenham na fruição de experiências autênticas entre as comunidades locais, a sua história e os turistas
- COMMUNITY BASED TOURISM FESTIVALS IN THE MÉDIO TEJO REGION, PORTUGAL A POTENTIAL FOR THE SPECIALIZED CULTURAL CONSUMPTION OF CREATIVE TOURISMPublication . Carvalho, Rui; Costa, Carlos; Ferreira, Ana MariaCreative tourism is seen as an alternative to the serial reproduction of culture and the massive consumption of cultural tourism. Cultural and creative events have been highlighted as strong strategies for tourism development in creative tourism literature. Postmodern tourists seek meaningful experiences through a closer contact with local communities and act as co-creators of the overall creative tourism experience. Festivals can offer the opportunity for such phenomena in direct or indirect ways. In creative tourism both intangible and tangible cultural assets can be (re)activated for tourism purposes and creative add ups can be included in these events. Three community based tourism festivals are analyzed in reference to creative tourism literature and cultural capital theory. These events are characterized and creative strategies are suggested. By offering specialized cultural activities, this will enhance the cultural capital of participants, planners, local communities and help to differentiate tourism supply in the region. This paper aims at contributing to the research and development of creative tourism in the central region of Portugal, mainly the Médio Tejo region, which embodies thirteen municipalities in the center of the country.
- CONTRIBUIÇÕES PARA O DISCURSO CRIATIVO NA CIDADE DE SANTARÉMPublication . Carvalho, RuiA criatividade tem sido apontada em inúmeros estudos turísticos como fator de regeneração urbana, de inovação territorial e como forma de diferenciação de destinos turísticos detentores de uma riqueza cultural tangível e intangível. O turismo criativo tem permitindo de variadíssimas formas (aposta em clusters criativos, nas industriais criativas, criação de eventos, utilização criativa dos espaços, criação de atmosferas e experiências criativas) não apenas o desenvolvimento de competências por parte dos vários agentes do ecossistema criativo (ex: através da cocriação, consumo especializado), mas também uma distinção em relação aos destinos de turismo cultural tradicionais. A cidade de Santarém, localizada no centro de Portugal, desempenha um papel importante no turismo nacional, onde o seu património histórico-cultural constitui um papel fundamental na ativação dos recursos turísticos de base local e regional, contribuindo para a formação de uma oferta turística forte e coesa. Baseado no trabalho desenvolvido pelo autor sobre o potencial do turismo criativo na região do Médio Tejo, a presente investigação exploratória tem como objetivo contribuir para combater as lacunas da literatura de turismo criativo acerca da oferta e procura criativas na região e concorrer para a possível ativação de recursos tangíveis e intangíveis, capazes de serem adaptados aos pressupostos do turismo criativo presentes naquela cidade e região. Apesar da escassez de estudos sobre turismo criativo e esta região, é o objetivo desta pesquisa exploratória contribuir para o desenvolvimento efetivo deste nicho de mercado. Para tal, foi analisado o novo Plano de Valorização Turística para o Município de Santarém lançado no final de 2018 e confrontado com os pressupostos do turismo criativo. O autor procedeu assim à consulta de dados secundários complementares (websites institucionais, website do município, das entidades regionais de turismo, de projetos criativos em desenvolvimento, entre outros) e à técnica de análise de dados de forma a analisar o “discurso” criativo presente no documento. Confrontando estudos anteriores sobre o potencial do consumo especializado de experiências criativas em festivais culturais no Médio Tejo, a abordagem criativa ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e o documento estratégico referido anteriormente, o autor procurou analisar o discurso criativo presente na principal estratégia turística da cidade para os próximos anos. Apesar de se tratar de uma pesquisa exploratória, foi possível ao autor destacar a escassa menção à criatividade e economia criativa no documento analisado, apesar de algumas exceções em relação a algumas das áreas estratégicas apontadas no plano estratégico. A abordagem criativa do turismo é mencionada principalmente em relação ao produto da gastronomia e do vinho (residências gastronômicas-criativas) e em termos de requalificação do centro histórico, eventos e programação cultural para a cidade. Deve-se acrescentar uma estratégia criativa, às iniciativas indicadas no documento, permitindo assim a ativação de recursos culturais tangíveis e intangíveis, contribuindo, portanto, para a elaboração de experiências criativas, para potencializar a participação ativa do turista de formas inovadoras. O maior evento gastronômico da cidade deve contar com uma dimensão gastronômica cosmopolita e cocriação como um processo fundamental de interação com os turistas através de experiências criativas. A regeneração do centro histórico deve ser desenvolvida de forma a combinar iniciativas como o “Verão In. Str… é um espanto! ” com indústrias culturais e criativas, técnicas de storytelling, eventos criativos que contribuam para a criação de um ambiente criativo na cidade, entre outras iniciativas criativas.
- O CONTRIBUTO DOS EVENTOS CULTURAIS E CRIATIVOS PARA A CRIAÇÃO DE UMA IMAGEM DIFERENCIADORA DO DESTINO TURÍSTICO MADURO. O CASO DO FESTIVAL MED DE LOULÉ, ALGARVEPublication . Carvalho, RuiO problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana. A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de amostragem “snowball” e entrevistas. O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
- Creative Tourism Consumption: Framing the Creative Habitus through a Bourdieusian LensPublication . Carvalho, RuiCreative tourism studies remain a newly developed field, pointing to changes in the con sumption of tourism and culture while influencing how creativity and co-creation differentiate tour ism supply through exploring the existential dimensions of creative experiences, the latter remain ing an under-researched theme in the creative tourism literature. In addition, this type of tourism is presented as more responsible and sustainable than other types of massified forms of tourism. Building on a Bourdieusian approach, an updated version of Bourdieu’s main sociological thinking tools was used to analyse the creative habitus of both the supply and demand involved in the co creation of creative tourism experiences. The authors developed 42 semi-structured interviews with creatives and creative tourists using the Loulé Criativo network in Portugal as a case study and applied qualitative techniques for the data treatment. The results showed that the creative habitus could move successfully between fields, expressing a sustainable agency towards creative tourism consumption. Autodidactism is important for skill development and knowledge replication result ing from the co-creation of creative experiences. The creative habitus, endowed with intercultural and creative capital, is characterized by self-education and ecological awareness where co-creation and coexistence with other creative people enhance the development and replication of creative competencies outside the tourism field.
- Cultural and Creative tourism in PortugalPublication . Carvalho, Rui; Ferreira, Ana Maria; Figueira, Luís MotaA new paradigm in the tourism industry is changing the meaning of culture and its use in promoting several touristic products/experiences and destinations. The questions we want to answer are the following: How can creative tourism be important in a destination and what are its implications in its organization? Methodology was based on the bibliographic review related to the object of study, data and content analysis, “snowball sampling” technique, surveys and participant observation technique. This paper analyzes how the event MED Festival in Loulé, Algarve has improved local economy, solved urban problems in the historical center (venue of the event) and helped to differentiate touristic supply in the mature touristic destination in the Algarve, Portugal.
- A importância do turismo cultural e criativo na imagem de um destino turísticoPublication . Carvalho, RuiA criatividade e a influência cada vez maior da cultura no campo do turismo concorreram para o surgimento de um novo paradigma ao nível da oferta dos destinos, com implicações na sua imagem e marca. Eventos culturais e criativos constituem desta forma ferramentas estratégicas na gestão dos territórios ajudando a delinear a oferta turística dos destinos. Foi nosso objetivo caracterizar os contributos criativos que os eventos incorporam em termos de reabilitação urbana, diferenciação da oferta turística, o uso de recursos intangíveis na preservação da cultura local e o seu contributo para a formação de uma imagem e marca do destino turístico mais dinâmicas. Foram analisados dois estudos de caso considerados importantes para a pesquisa em questão, a Festa dos Tabuleiros em Tomar e o Festival MED em Loulé. Verificámos que os eventos correspondem a estratégias de desenvolvimento cultural, social e económico dos destinos melhorando a imagem turística dos territórios. O incremento criativo que os eventos originam, proporciona o desenvolvimento e crescimento de fluxos turísticos contribuindo para o sucesso das economias locais e regionais. Estes devem ser enquadrados nas estratégias territoriais.
- A literature review on the role of cultural capital in creative tourismPublication . Carvalho, RuiTourism literature mentions creative tourism as a special interest tourism allowing a wider participation of the tourist near local communities and their tangible and intangible cultural assets in opposition to traditional massive cultural tourism. The creative tourist has the opportunity to engage in meaningful experiences mainly through the act of cocreation. In the experience economy where experiences gain relevance in relation to services, some authors mention the development of several types of capital by different groups like supply managers, local communities and creative tourists. This is relevant to the study of tourism because various social groups mentioned above are gaining importance in the organization of supply and demand. A systematic review was used as methodology to analyze how cultural capital theory is being used in creative tourism. Findings showed that only few researches have applied capital theory to creative tourism and much more research is needed.
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