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A criatividade tem sido apontada em inúmeros estudos turísticos como fator de regeneração urbana, de inovação territorial e como forma de diferenciação de destinos turísticos detentores de uma riqueza cultural tangível e intangível. O turismo criativo tem permitindo de variadíssimas formas (aposta em clusters criativos, nas industriais criativas, criação de eventos, utilização criativa dos espaços, criação de atmosferas e experiências criativas) não apenas o desenvolvimento de competências por parte dos vários agentes do ecossistema criativo (ex: através da cocriação, consumo especializado), mas também uma distinção em relação aos destinos de turismo cultural tradicionais.
A cidade de Santarém, localizada no centro de Portugal, desempenha um papel importante no turismo nacional, onde o seu património histórico-cultural constitui um papel fundamental na ativação dos recursos turísticos de base local e regional, contribuindo para a formação de uma oferta turística forte e coesa. Baseado no trabalho desenvolvido pelo autor sobre o potencial do turismo criativo na região do Médio Tejo, a presente investigação exploratória tem como objetivo contribuir para combater as lacunas da literatura de turismo criativo acerca da oferta e procura criativas na região e concorrer para a possível ativação de recursos tangíveis e intangíveis, capazes de serem adaptados aos pressupostos do turismo criativo presentes naquela cidade e região. Apesar da escassez de estudos sobre turismo criativo e esta região, é o objetivo desta pesquisa exploratória contribuir para o desenvolvimento efetivo deste nicho de mercado.
Para tal, foi analisado o novo Plano de Valorização Turística para o Município de Santarém lançado no final de 2018 e confrontado com os pressupostos do turismo criativo. O autor procedeu assim à consulta de dados secundários complementares (websites institucionais, website do município, das entidades regionais de turismo, de projetos criativos em desenvolvimento, entre outros) e à técnica de análise de dados de forma a analisar o “discurso” criativo presente no documento. Confrontando estudos anteriores sobre o potencial do consumo especializado de experiências criativas em festivais culturais no Médio Tejo, a abordagem criativa ao Festival Nacional de Gastronomia de Santarém e o documento estratégico referido anteriormente, o autor procurou analisar o discurso criativo presente na principal estratégia turística da cidade para os próximos anos.
Apesar de se tratar de uma pesquisa exploratória, foi possível ao autor destacar a escassa menção à criatividade e economia criativa no documento analisado, apesar de algumas exceções em relação a algumas das áreas estratégicas apontadas no plano estratégico. A abordagem criativa do turismo é mencionada principalmente em relação ao produto da gastronomia e do vinho (residências gastronômicas-criativas) e em termos de requalificação do centro histórico, eventos e programação cultural para a cidade. Deve-se acrescentar uma estratégia criativa, às iniciativas indicadas no documento, permitindo assim a ativação de recursos culturais tangíveis e intangíveis, contribuindo, portanto, para a elaboração de experiências criativas, para potencializar a participação ativa do turista de formas inovadoras. O maior evento gastronômico da cidade deve contar com uma dimensão gastronômica cosmopolita e cocriação como um processo fundamental de interação com os turistas através de experiências criativas. A regeneração do centro histórico deve ser desenvolvida de forma a combinar iniciativas como o “Verão In. Str… é um espanto! ” com indústrias culturais e criativas, técnicas de storytelling, eventos criativos que contribuam para a criação de um ambiente criativo na cidade, entre outras iniciativas criativas.
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Keywords
Criatividade Turismo criativo Plano estratégico de turismo Santarém