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Authors
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Abstract(s)
O problema de pesquisa pretendeu saber se os pressupostos do turismo criativo, presentes em eventos
de cariz cultural, poderiam por sua vez influenciar a imagem de um destino turístico maduro. Incidindo
na oferta, a investigação pretendeu analisar não os impactes tradicionais dos eventos, mas sim a
adopção de novas medidas culturais e criativas em contexto de regeneração urbana.
A metodologia utilizada incidiu na revisão bibliográfica sobre as variáveis de estudo (turismo cultural e
criativo, processo de formação da imagem do destino e eventos), análise de conteúdo, técnica de
amostragem “snowball” e entrevistas.
O estudo de caso incidiu na cidade de Loulé, Algarve, onde o Festival MED foi analisado em relação a
estas problemáticas. Não só foi identificada a vontade em criar um bairro cultural na cidade louletana
como o facto de o festival ser visto como a alavanca principal de regeneração urbana do centro
histórico local. No entanto, foi possível constatar através das entrevistas, que apesar da aposta em
novas políticas culturais e criativas, o evento Festival MED não pode por si só influenciar a criação de
uma imagem diferenciadora para o destino turístico maduro Algarve, concorrendo antes para uma
diferenciação da oferta turística do concelho de Loulé.
Description
Keywords
Turismo Cultural Turismo Criativo Imagem do destino turístico Eventos Algarve