Browsing by Author "Borges, Elisabete"
Now showing 1 - 10 of 122
Results Per Page
Sort Options
- Adesão ao uso dos equipamentos de proteção individual durante a pandemia COVID-19: perceção dos Enfermeiros gestoresPublication . Teixeira, Ana Paula; Trindade, Letícia de Lima; Borges, Elisabete
- Assédio moral entre trabalhadores brasileiros da atenção primária e hospitalar em saúdePublication . Trindade, Letícia de Lima; Schoeninger, Maiara Daís; Borges, Elisabete; Bordignon, Maiara; Bauermann, Kaciane Boff; Busnello, Grasiele Fátima; Pai, Daiane DalObjetivo: Analisar a ocorrência e os fatores relacionados ao assédio moral no local de trabalho entre trabalhadores de saúde brasileiros. Métodos: Estudo transversal com 647 profissionais de saúde atuantes em serviços de Atenção Primária e Hospitalar da Região Sul do Brasil. Foram utilizados um questionário sociolaboral e o Questionário Workplace Violence in the Health Sector. O modelo de regressão de Poisson identificou os fatores relacionados ao fenômeno no local de trabalho. Resultados: Dos profissionais, 22,41% relataram terem sido vítimas do incidente nos últimos 12 meses. Os fatores relacionados ao assédio moral foram: ser enfermeiro(a) (Razão de Prevalência (RP) = 2,77; IC95% 1,63 a 4,70) ou auxiliar de enfermagem (RP = 2,73; IC95% 1,61 a 4,61), possuir doença crônica (RP = 1,43; IC 95% 1,07 a 1,93), percepções negativas em relação ao reconhecimento no trabalho (RP = 1,52; IC 95% 1,07 a 2,17), relações interpessoais laborais avaliadas como indiferentes (RP = 2,16; IC 95% 1,55 a 3,01), horas de sono (RP = 0,89; IC95% 0,80 a 0,99) e demonstrar maior preocupação com a violência (RP = 1,76; IC95% 1,10 a 2,82). Conclusão: O assédio moral no local de trabalho foi influenciado por fatores laborais, questões de saúde e percepções individuais sobre o trabalho e a violência.
- Assédio moral no trabalho e agora?Publication . Schoeninger, Maiara Daís; Trindade, Letícia de Lima; Borges, Elisabete; Arcaro, Larissa Thielle; Azambuja, Denise Antunes de; Paz, Adriana Aparecida
- Associação entre cultura de segurança do paciente e qualidade de vida profissional de trabalhadores de enfermagemPublication . Batalha, Edenise Maria Santos da Silva; Borges, Elisabete; Melleiro, Marta MariaAnalisar a associação entre cultura de segurança do paciente e qualidade de vida profissional de trabalhadores de enfermagem. Método: Estudo correlacional, realizado em um hospital de Salvador-BA, com 180 participantes. Os dados foram coletados por meio do Hospital Survey on Patient Safety Culture e da Professional Quality of Life Scale e analisados por testes de correlação. Resultados: O emprego do modelo Qualidade de Vida Profissional, que engloba a Satisfação por compaixão, o Burnout e o Estresse Traumático, permitiu verificar que melhor avaliação da cultura de segurança esteve associada negativamente ao Burnout. Referente às dimensões da cultura, melhores avaliações na percepção geral da segurança, trabalho em equipe e dimensionamento de pessoal associaram-se negativamente ao Burnout e ao Estresse Traumático. Maior Burnout associou-se negativamente à melhor passagem de plantão e maior Estresse Traumático positivamente à comunicação sobre erro. Conclusão: Maiores níveis de Burnout estiveram associados à pior percepção da cultura de segurança e piores avaliações acerca do trabalho em equipe; dimensionamento e percepção geral da segurança se associaram ao maior nível de Burnout e de Estresse Traumático, destacando a importância de investimentos nessas áreas.
- Association between patient safety culture and professional quality of life among nursing professionalsPublication . Batalha, Edenise Maria Santos da Silva; Borges, Elisabete; Melleiro, Marta MariaObjective: To analyze the association between patient safety culture and professional quality of life in nursing professionals. Method: Correlational study carried out in a hospital in Salvador, Bahia, Brazil, with 180 participants. The data were collected through the Hospital Survey on Patient Safety Culture and Professional Quality of Life Scale and analyzed with correlation tests. Results: The use of the Quality of Professional Life model, which encompasses Compassion Satisfaction, Burnout and Traumatic Stress, showed that a better assessment of the safety culture was negatively associated with Burnout. Regarding the dimensions of culture, better evaluations of the general perception of safety, teamwork and staffing were negatively associated with Burnout and Traumatic Stress. Higher Burnout was negatively associated with better handoffs and greater Traumatic Stress was positively associated with error communication. Conclusion: Higher levels of Burnout were associated with worse perception of safety culture and worse teamwork evaluations; staffing and general perception of safety were associated to a higher level of Burnout and Traumatic Stress, which emphasizes the importance of investment in these areas.
- Avaliação do curso de gerenciamento online na perspectiva dos egressosPublication . Souza, Geisa Colebrusco de; Gonçalves, Maria Narcisa da Costa; Martins, MM; Borges, Elisabete; Mira, Vera Lucia; Leite, Maria Madalena JanuárioObjective To evaluate the online course from the perspective of e-learners as well as the relation between variables. Method A quantitative, descriptive and exploratory study. Results After three years, the satisfaction rates in the three listed categories presented an average rate higher than 75%. The coefficients indicated a high consistency of the questionnaire. Considering the overall rates in the three years period, the Instructor Performance category presented the highest rate. Strong associations between Self-Assessment and Instructor Performance, Self-Evaluation and Program of the Course and Instructor performance and Program of the course were identified. There was no association between the three categories mentioned with any other variables existing in the study. Conclusion E-learners expressed satisfaction with the course that means favored the interaction and the promotion of collective knowledge in nursing management. Also aspects need to be improved, especially the training of the instructor to mediate discussions and encourage student involvement throughout the course.
- Avaliação do impacto do ruído das unidades de cuidados intensivos na saúde dos enfermeirosPublication . Salgueiro, Joana; Campos, Luís; Teixeira, Rui; Borges, Elisabete
- Boas práticas nos processos de trabalho de enfermagem na gestão do risco biológico em unidades de hemodiálisePublication . Teixeira, Sílvia; Silva, Ana Catarina; Oliveira, Carla; Borges, Elisabete
- Bullying and engagement among nursesPublication . Maio, Tércio; Borges, Elisabete; Abreu, MargaridaWorkplace bullying has become a growing issue among nurses, which can have a negative impact on engagement. Due to the relevance of this matter, the purpose of this study was to identify the presence of workplace bullying and engagement and to analyze the relationship between the two and the sociodemographic and professional variables among nurses. This is a quantitative, cross-sectional and correlational study. The sample consisted of 173 primary care nurses from one of Azores’ Islands (Portugal). The sample was of 88.4% female nurses; 58.4% of which 38 years old or older and with an average of 16.1 years of professional experience. A questionnaire was applied respecting the nurses' con+dentiality, consisting of three groups for the nurses' sociodemographic, workplace bullying (NAQ-R) and engagement (UWES) evaluation. Among the results, there was a prevalence of workplace bullying of 9.2%. Nurses 37 years old or younger, working a rotating shifts and with stressful work, were more exposed to workplace bullying. Good levels of engagement were identi+ed (Mean = 4.3). Female nurses with partners and children, working +xed shifts, with 14 or more years of professional experience and who did not perceive their work stressful, presented higher levels of engagement. There was a negative relationship between workplace bullying and engagement. The results of this study suggest the need to invest in antibullying policies / procedures and occupational health programs to minimize the impact of workplace bullying and to promote the maintenance of good levels of engagement among nurses.
- Bullying e burnout: Estudo com enfermeiros gestoresPublication . Castro, Gildo; Trindade, Letícia; Nogueira, Assunção; Borges, ElisabeteResumo: O trabalho constitui um dos principais fatores influenciadores do estado de saúde. Salientam-se, neste contexto, os fenómenos do bullying e da síndrome de burnout nos enfermeiros (Al Muharraq, Bakerr, & Alallah, 2022; Trindade et al., 2022). Pretendeuse identificar a prevalência e os tipos de comportamentos de bullying mais frequentes, os níveis de burnout e analisar a relação entre bullying e burnout em função das variáveis sociodemográficas e profissionais em Enfermeiros gestores de um Centro Hospitalar, do Norte de Portugal. Estudo quatitativo, descritivo, correlacional e transversal. Aplicou-se um questionário sociodemográfico/profissional, o NAQ-R e o BAT a uma amostra de conveniência de 97 Enfermeiros gestores. Encontrou-se uma prevalência de bullying de 28,6% com predominio para comportamentos Exclusão. Os Enfermeiros gestores mais novos, com menos tempo de experiência profissional e com horário de trabalho rotativo evidenciaram médias superiores de Subvalorização do trabalho. Observou-se ainda, níveis moderados de burnout, com a subescala Exaustão a evidenciar média mais elevada. Os participantes do sexo feminino, os mais velhos, com horário rotativo e com menos tempo de experiência profissional apresentaram scores mais altos. Os resultados encontrados confirmam que o bullying e a síndrome de burnout são uma realidade nos Enfermeiros gestores