Browsing by Author "Baixinho, Cristina"
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- How the Nursing Practice Environment Influences Retention and Turnover Intention: An Umbrella Review ProtocolPublication . Figueiredo, Ana Rita; Gaspar, Filomena; Baixinho, Cristina; Lucas, PedroCurrently, there is a global shortage of nurses, which has a negative impact on health institutions, mainly on the quality of care provided. The quality of nursing care depends on several factors, including the nursing practice environment, which has been stated as a fundamental element for the successful functioning of health systems. Scientific evidence shows that favorable practice environments contribute to nurse retention, and unfavorable environments increase nurses’ turnover intention. Retaining nurses is essential to ensure the sustainability of healthcare organizations and the quality of nurse care. In the current shortage scenario, this issue has become even more significant. Objective: This review aims to identify systematic literature reviews that describe the characteristics of nursing practice environments that contribute to nurse retention or turnover intention in hospitals. Methods: The umbrella review will follow the Joanna Briggs Institute methodology, the Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis reporting guidelines, and the Preferred Reporting Items for Overviews of Reviews guidelines. A search with indexed terms will be performed in various databases, and two reviewers will identify, select, and extract studies, while a third reviewer will resolve any disagreements. Results: This protocol provides a structured approach for conducting the review, and the initial searches have identified 440 articles, with no previous protocol or umbrella review identified, underscoring the importance of this research. Conclusions: This study will enhance the dissemination of scientific evidence regarding nursing practice environments, thereby contributing to an improved understanding of factors affecting nurse retention and turnover intention.
- A implementação da evidência quali - desafio aos ecossistemas de evidênciaPublication . Agostinho, Inês; Reis, Neuza; Sousa, Luís; Ferreira, Rogério; Silva, Marcelle Miranda; Baixinho, CristinaIntrodução: A translação do conhecimento para os contextos clínicos, em saúde, enfrenta desafios complexos com os resultados de investigação a demorarem a influenciar as políticas de saúde e as intervenções. A Organização Mundial de Saúde consciente da necessidade de se desenvolverem ecossistemas de evidência clínicos aponta uma série de recomendações; Objetivos: Este artigo pretende responder à questão: ‘Quais os contributos da pesquisa qualitativa para o desenvolvimento de ecossistemas de evidência na clínica em saúde? Métodos: A partir da revisão da literatura e da experiência dos autores (com a investigação qualitativa e a translação do conhecimento) pretende-se explorar esta temática, quais as vantagens da investigação qualitativa, a importância da sua aplicação no cuidado centrado na pessoa e no desenvolvimento dos ecossistemas de evidência. Resultados. Uma visão diferenciadora sobre a investigação e os modelos de translação de conhecimento contribui para o desenvolvimento de ecossistemas de evidência, onde desde o desenho do estudo ao uso dos resultados de investigação há coconstrução e pelos diferentes atores do processo: cidadãos, profissionais de saúde, gestores e decisores políticos. Conclusões. A investigação qualitativa permite o cuidado centrado, o desenho de intervenções que tenham em conta as preferências e crenças da pessoa, contribuindo para uma prática baseada na evidência e para o desenvolvimento dos ecossistemas de evidência.
- A primeira experiência clínica do estudante de enfermagemPublication . Cabete, Dulce; Alves, Patricia; Baixinho, Cristina; Rafael, Helga; Viegas, LauraIntrodução: O ensino clínico, parte essencial da formação em enfermagem, expõe desde cedo o estudante à realidade dos cuidados e da profissão. Reconhecendo que, num contexto de mudanças sociais e profissionais com reflexo, também, na estrutura e organização do curso de enfermagem, é fundamental analisar e adequar a prática pedagógica para maximizar aprendizagens. Objetivo: Pretendemos, com este estudo, descrever a estrutura essencial da primeira experiência clínica do estudante de enfermagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo, retrospetivo, de abordagem fenomenológica. Após a primeira incursão em ensino clínico, realizada no primeiro ano do curso, com a duração de uma semana, os estudantes foram convidados a participar no estudo. Dos quarenta estudantes matriculados, onze compareceram para marcação de entrevista individual, constituindo, assim, o grupo em estudo. A recolha de dados foi feita através de entrevista não estruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas integralmente, dando origem a onze verbatins. Foram salvaguardados os aspetos da confidencialidade e da participação livre e esclarecida. As entrevistas foram conduzidas por uma docente e decorreram após a avaliação e classificação daqueles estudantes na Unidade Curricular. Resultados: A análise fenomenológica conduziu à descrição da estrutura da primeira experiência clínica como um processo de tomada de consciência da identidade profissional, das competências desenvolvidas e a desenvolver, do processo de aprendizagem e das emoções e sentimentos envolvendo a experiência. Conclusão: Salienta-se a natureza confirmatória desta experiência para a confirmação da escolha do curso, a necessidade de o estudante se sentir acolhido e reconhecido pelo cliente bem como uma componente fortemente emocional acompanhando toda a experiência. Importa aprofundar estes aspetos com outros estudos que possam determinar se as dimensões identificadas são específicas do primeiro ensino clínico, bem como integrar os resultados na melhoria do processo educativo.