ESEJD - Artigos
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Browsing ESEJD - Artigos by Author "Pereira, Paula Colares"
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- Brincar a sérioPublication . Pereira, Paula ColaresA comunicação insere-se no âmbito da Educação Infantil e pretende sensibilizar os educadores e os pais para a importância do brincar e das brincadeiras para o papel na promoção de atividades diversificadas e estimulantes que promovam o desenvolvimento emocional, cognitivo, físico e social da criança até aos seis anos. Vários autores destacam que a brincadeira não é uma atividade inata, mas sim o resultado de relações sociais e de condições concretas de vida; a partir delas, a criança, emerge como sujeito lúdico, sendo que a mediação tem um papel fundamental nesse processo. Com o objetivo de analisarmos a importância do brincar aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos que frequentam as escolas João de Deus, por forma a conhecermos como brincam e quais as suas brincadeiras para que no seu dia a dia se possam desenvolver de forma integrada. Os resultados sugerem que as brincadeiras das crianças podem ser melhores e mais diversificadas quer em casa quer na escola e que devemos ajudar os educadores e os pais a apreciarem e a perceberem as dificuldades e tarefas que estão presentes em cada fase de desenvolvimento pois, o seu papel é fundamental se não for demais.
- Introducción a la práctica profesional, reflexión, supervisión, estrategias para el futuroPublication . Silveira-Botelho, Teresa da; Pereira, Paula Colares; Caldeira, Maria FilomenaEste estudio es una refléxion sobre la supervisión pedagógica en la ESE JDEUS, en el encuadre del Proceso de Bolonia, lo cual ha surgido de la necesidad de introducir los câmbios relacionados con el início de la practica profesional en el 1º ciclo de estudios. Hemos aplicado una encuesta a todos los alumnos que frecuentan el Bachilerato u el Máster en Educación. La supervisión pedagógica surge como una acción que deberá ser dinamizadora, reflexiva y continuada, donde el aprendizaje, la integración del conocimiento y el desarrollo de competencias requiere variadas practicas de colaboración, en las cuales el supervisor actúa como un mediador encargado de promover el desarrollo de los estudiantes. Este procedimiento da lugar a una ruta de experimentos, comunicación, interacción, cooperación, mientras va validando el conocimiento individual. Los resultados obtenidos apuntan para la posibilidad de articulación entre la experiencia adquirida y la implementación de nuevas estrategias, contribuyendo para la mejora de la formación en contexto, que se vuelve progresivamente más reflexiva e eficaz. En una sociedad en constante cambio, es importante (re)pensar la formación y supervisión ajustadas a los señales del los tiempos.
- O jogo na aprendizagem matemáticaPublication . Caldeira, Maria Filomena; Pereira, Paula ColaresA comunicação no âmbito da Educação Infantil pretende sensibilizar as escolas de formação e os educadores para o papel de mediação na promoção do conhecimento matemático. Os materiais manipulativos na prática educativa são facilitadores duma aprendizagem significativa, quando aliam o sentido lúdico ao jogo. Através de atividades diversificadas surgem como recurso metodológico, em que a criança explora, experimenta, deduz, comunica, ultrapassa o erro, agiliza o raciocínio, fazendo a “ponte” entre o concreto e o abstrato. Com o objetivo de analisarmos a importância do jogo aplicámos um questionário a 942 crianças de 5 anos das escolas João de Deus, para sabermos como brincam e quais as atividades preferidas. Os resultados sugerem que o lúdico, o jogo e a matemática poderiam estar mais ligados aos objetivos da formação e às atividades de aprendizagem, permitindo às crianças a aquisição de capacidades percetivas, representativas e conceptuais e mais conquistas cognitivas, emocionais e sociais.
- Prática, reflexão e supervisãoPublication . Silveira-Botelho, Ana Teresa da; Pereira, Paula ColaresEste estudo consiste numa reflexão sobre a supervisão pedagógica na ESE JDEUS, no quadro do Processo de Bolonha. Surgiu da necessidade de introduzirmos alterações na iniciação à prática profissional do 1.º ciclo de estudos. Aplicámos um questionário aos alunos que frequentam a Licenciatura e Mestrados em Educação. A supervisão pedagógica emerge como uma ação que se pretende dinamizadora, reflexiva e contínua em que a aprendizagem, a integração de saberes e o desenvolvimento de competências requer diversas práticas colaborativas de trabalho, em que o supervisor é o mediador que promove o desenvolvimento dos formandos que se pretendem responsáveis, empenhados, conscientes da sua auto-(re)construção para benefício da construção da sua identidade profissional. O estágio permite um percurso com diversas experiências aos estudantes, promovendo a comunicação, interação, a colaboração, em que as múltiplas interações validam o conhecimento individual. Os resultados sugerem que é possível articular a experiência adquirida e implementar mais estratégias e dessa forma contribuirmos para uma melhoria da formação em contexto, tornando-a cada vez mais reflexiva e eficaz. Numa sociedade em constante mudança, é pertinente (re)pensar na formação e supervisão de docentes adequada aos sinais do tempo.