ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica - Relatórios/Dissertações/Projetos by Author "Neves, Cátia José Silva"
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- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da esperança no suporte à parentalidadePublication . Neves, Cátia José Silva; Fernandes, Sandra Rita PereiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como desígnios retratar o processo de aprendizagem, concretizado no decurso dos diversos ensinos clínicos, e refletir sobre a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e das competências de Mestre. No primeiro capítulo, alicerçado numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, demonstra-se que as competências comuns do Enfermeiro Especialista foram desenvolvidas nos quatro domínios, primando-se pela responsabilidade profissional, ética e legal, pelo aperfeiçoamento das aprendizagens profissionais e da gestão dos cuidados, e pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Demonstra-se ainda, através de uma abordagem holística e culturalmente sensível, o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança/jovem e família na maximização da sua saúde, cuidando deste binómio nas situações de especial complexidade, e prestando cuidados em resposta às necessidades do ciclo vital da criança/jovem, potencializando o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a abrangência da intervenção na criança/jovem e família, recorreu-se a diversas Teorias e Modelos de Enfermagem, com o intuito de assegurar a qualidade dos cuidados. Este percurso académico contribuiu grandemente para o crescimento pessoal e profissional. No segundo capítulo, salienta-se as competências de Mestre, desenvolvidas através de uma revisão scoping, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Esta revisão possibilitou o mapeamento das intervenções de enfermagem promotoras de esperança parental na prematuridade, desde o Pré-natal, à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e aos Cuidados de Saúde Primários, sendo categorizadas em dez temáticas: Relação Terapêutica, com a subcategoria Comunicação; Cuidados Centrados na Família; Gestão da Incerteza; Objetivos/Metas; Vinculação; Empoderamento Parental; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade; Mensagens Positivas; e Grupos de Apoio/Suporte. A interligação destas intervenções com o Modelo Multidimensional de Esperança de Dufault e Martocchio assiste o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica a ser uma fonte de esperança, auxiliando os pais a encontrar significado no sofrimento e a transcender o impacto das circunstâncias espiritualmente devastadoras associadas à prematuridade.