ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão by advisor "Costa, Sacramento"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Business Plano of the Start-up: New concept BusPublication . Viegas de Carvalho, João; Costa, Sacramento
- Gestão da Manutenção na Competitividade das PME do Sector Industrial Transformador PortuguêsPublication . Castro, Mário; Costa, Sacramento; Paz, CarlosPara se ser mais competitivo na indústria é preciso ter em consideração a Qualidade do Produto, a Produtividade, a Satisfação do Cliente e o Custo de Produção. Só uma Gestão da Manutenção eficiente e eficaz permitirá à empresa dispor da sua instalação produtiva com maior disponibilidade operacional, maiores ritmos de produção, minimizando-se ainda as rejeições de produtos, os consumos energéticos e o impacte ambiental. Como consequência, haverá uma maior garantia no cumprimento de prazos e da qualidade do produto, conduzindo à satisfação do cliente e à sua Fidelização, o que constituirá uma inquestionável vantagem competitiva. Neste trabalho, orientado para as PME do Sector Industrial de Transformação Português, pretendeu-se identificar, através de um estudo com recurso a um questionário e respectiva análise das respostas, como é efectuada a integração dos diferentes tipos de Manutenção no seu Sistema de Gestão da Manutenção, nomeadamente através da utilização de um Sistema de Gestão com apoio informático, da aplicação das tecnologias de termografia e vibrometria e da formação dos técnicos. Os resultados obtidos indicam que apenas 40% das empresas possuem software para Gestão da Manutenção, não possuem equipamento próprio de termografia e vibrometria, e que 55% faz formação específica em Manutenção.
- O impacto dos Serviços Financeiros Partilhados: estudo de caso - Trench ItáliaPublication . Graça Moreira, Pedro Miguel; Costa, SacramentoO sucesso das organizações depende da sua capacidade de operar globalmente e assim vêem-se na necessidade de alterar estratégias, criar novos modelos de negócio e adaptar os seus processos e operações. Neste contexto, as grandes organizações criam os seus centros financeiros partilhados onde concentram as suas actividades financeiras, com o objectivo de optimizar e promover a eficiência, criar valor, reduzir custos e prestar serviços de excelência a toda a organização. Enquanto muita investigação e literatura se foca em centros financeiros partilhados, na sua implementação, nos seus benefícios e vantagens, pouca atenção é dada às entidades clientes desses centros, em particular pequenas entidades. Este trabalho contribui para colmatar essa lacuna, analisando concretamente o impacto nos processos de uma pequena entidade com a migração dos seus serviços financeiros para um centro partilhado. O trabalho engloba uma revisão da literatura mais actual sobre o tema, uma metodologia para medição do impacto nos processos, questionários, observação directa e entrevistas com pessoas chave e autores na matéria, apresentação de resultados, conclusões da investigação e recomendações que visam a optimização dos processos interdependentes da entidade e do centro financeiro partilhado.
- Implementação de um Sistema de Custeio num Laboratório de Anatomia PatológicaPublication . Fernando, Sandra Cristina; Costa, SacramentoAs pequenas e médias empresas encontram-se sob pressão crescente para se manterem competitivas na economia cada vez mais global da actualidade, tendo necessidade de criar estratégias para atingir maior eficiência, capacidade de resposta ao mercado e adequada ges-tão de custos. As tomadas de decisão relativas a pricing, mix do produto e tecnologia de pro-cesso devem basear-se em informações de custo correctas e que se fundamentem em métodos ou sistemas de custeio criados à medida da empresa. A implementação de um sistema de cus-teio num Laboratório de Anatomia Patológica surgiu como resposta à necessidade notória de conhecer os custos dos exames que realiza, tendo sido avaliados os vários sistemas descritos na literatura. Como resposta à necessidade e realidade do Laboratório propõe-se um método de custeio de alocação directa dos custos directos aos exames (matérias-primas e mão-de-obra directa) e um método simplificado do Activity Based Costing através da aplicação de matrizes de dependência entre custos gerais e actividades e, actividades e exames. Os resultados obtidos reflectiram os custos incorridos, durante o ano de 2013 para os exames: biópsia, citologia convencional e imunocitoquímica. O conhecimento destes custos permitiu constatar a necessidade emergente da sua diminuição e de revisão dos acordos e convenções estabelecidos.
- Implicações para a empregabilidade, produtividade e rentabilidade na empresa fabricante de moldes de injeção de plásticos, passando de um turno apenas para três turnos ou seja para laboração contínua. Estudo de um segmento da Indústria de MoldesPublication . Garcia, António José; Costa, SacramentoNo decurso das últimas seis décadas a organização do trabalho na empresa de moldes tem experimentado poucas mudanças e as que têm havido devem-se essencialmente ao acompanhamento da evolução da tecnologia aplicada. Nota-se portanto alguma passividade na implementação de métodos estruturantes e mais eficientes de gestão dos recursos humanos, tecnológicos e patrimoniais, capazes de lidar com as atuais pressões competitivas da globalização. Se por um lado a empresa procura concentrar-se na satisfação do cliente, aumento da qualidade, cumprimento de prazos de entrega, por outro não poderá descurar fatores organizativos da produção como o lay-out da força laboral que através do resultado produtivo se repercute por exemplo no custo do produto. Assim, com a perspetiva do aumento da eficiência, a empresa não deve limitar a sua preocupação aos aspetos técnicos relacionais com o cliente mas também aos organizacionais que envolvem a sua força de trabalho. Embora se tenha revelado uma tarefa difícil, este trabalho pretendeu avaliar como é que o conceito round the clock, ou seja o aumento da carga horária para as 24 horas do dia pode influenciar no desempenho da empresa como por exemplo na melhoria da produtividade, da rentabilidade e a nível macro aumentar o emprego. Para o efeito recorreu-se à elaboração de um estudo caso com uma empresa do setor. Com os dados obtidos lançou-se um questionário a uma amostra de empresas portuguesas do setor na tentativa de perceber qual a sensibilidade à implementação do conceito round the clock ou trabalho contínuo. Conforme tratado detalhadamente neste relatório, verificou-se que apesar de estimadas margens de rentabilidade e empregabilidade interessantes, a vontade de adesão dos empresários à iniciativa é algo conservadora ou até mesmo inexistente.
- A Imprecisão e Incerteza no Processo de Avaliação de Empresas – Estudo de Caso: Grupo de Educação ETICPublication . Carlos Cordeiro Bento, Nuno Filipe Henriques; Costa, SacramentoO valor de uma empresa é determinado mediante a avaliação dos seus ativos. Conhecer este valor e o que o determina são os pré-requisitos para uma decisão inteligente. O presente estudo pretende delinear como é elaborado um processo de avaliação, bem como investigar como, partindo dos mesmos dados contabilísticos e utilizando o mesmo método de avaliação, um grupo de educação constituído por quatro escolas pode apresentar três valores de mercado completamente distintos. Da presente investigação resulta que é possível que não existam erros nas três avaliações uma vez que o método utilizado tem como sustentação a criação de cenários económicos futuros para a empresa e, como tal, é facilmente influenciável quer por fatores diretos da avaliação, quer por fatores externos que podem levar o avaliador por caminhos distintos. Assim, podemos afirmar que poderão contribuir para resultados completamente diferentes entre equipas de avaliação, as incertezas e imprecisões verificadas no método de avaliação a aplicar na estrutura e funcionamento da empresa, assim como os fatores macroeconómicos.
- Inovação nas Organizações sem fins lucrativos em Portugal: principais vertentes de suportePublication . Félix, Nuno; Costa, Sacramento
- Projecto “Veggie” - Criação de uma Empresa na Área da Restauração VegetarianaPublication . Silva, Alda; Costa, SacramentoA ligação entre a saúde e a alimentação é um tema cada vez mais estudado. Quase todos os dias surgem estudos que ligam a nossa dieta a vários tipos de doenças e maleitas. No entanto o nosso tipo de alimentação não tem apenas impacto na nossa saúde, tem impacto no nosso planeta, nos animais, na biodiversidade e para alguns de nós na nossa consciência. Este projecto nasceu da junção de todos esses elementos. Da vontade de estudar em maior profundidade o impacto do consumo de produtos animais na nossa saúde e na do nosso planeta. O objectivo deste trabalho é portanto estudar as razões pelas quais não devemos consumir produtos animais e criar um projecto de uma cadeia de restaurantes de comida exclusivamente vegetariana e vegan que seja uma alternativa viável à alimentação tradicional, iniciando com um restaurante piloto a instalar na zona de Oeiras. A parte teórica deste projecto é fundamentada por diversos estudos sobre o tema. Para aferir a viabilidade do projecto foi realizado um estudo do potencial de mercado, seguindo-se o estudo de viabilidade financeira do investimento a realizar. Os resultados do estudo de mercado, em conjunto com a análise financeira e de viabilidade permitiram concluir que o projecto é viável.
- Projeto de conceção do Plano de Contas das autarquias locais a partir da evolução do SNCPublication . Gomes da Silva, Teresa Maria; Costa, SacramentoO trabalho realizado, teve como objetivo final, o desenvolvimento de um projeto, com vista à elaboração de um plano de contas para as Autarquias Locais, baseado no SNC (Sistema de Normalização Contabilística) que se encontra em vigor desde 2009, para as empresas privadas, de acordo com o estabelecido no Decreto - Lei 237/2009. O novo plano de contas, constante do projeto, virá a substituir o POCAL (Plano Oficial de Contas das Autarquias Locais), que se encontra implementado desde 1999, através do Decreto-Lei 54-A, de 22 de Fevereiro, com obrigatoriedade do seu seguimento a partir de Janeiro de 2002, dando lugar ao SNCAL. Tal como se verificou, relativamente ao POCAL, que foi criado no seguimento do POCP (Plano Oficial de Contas Público). Também para este projeto de elaboração de um plano de contas para as Autarquias Locais, foi tido como base o tronco de contas e subcontas que se prevê venha a ser implementado no Setor Público, com a designação de SNCP.
- Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Vestuário Usado para Portugal: SIGVETUPublication . Figueiredo Bento, António José; Costa, SacramentoTendo como premissa a alteração dos padrões de vida da sociedade, desde meados do século passado os quais promoveram novos estilos de vida e novos padrões de consumo, nomeadamente no âmbito dos Têxteis e Vestuários, esta dissertação de mestrado investiga as medidas e boas práticas implementadas em Portugal, e no Mundo, para a valorização dos resíduos pósconsumo, descartados ou de vestuário usado. A metodologia utilizada teve como alicerce uma pesquisa e revisão bibliográfica que permitiu conhecer e compreender o estado da arte e identificar as questões mais pertinentes para o estabelecimento da problemática em estudo, o tratamento do resíduo de vestuário usado em Portugal. Numa primeira fase, foram realizadas 18 entrevistas através de guião, construído para o efeito e aplicado a uma amostra por conveniência constituída pelas entidades consideradas de relevância no sector têxtil e da reciclagem. Posteriormente foi construído um segundo questionário, o qual, foi aplicado a uma amostra aleatória de 175 empresas, e alvo de tratamento estatístico adequado para validação do modelo do Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Vestuário Usado para Portugal. Com base no trabalho desenvolvido o presente estudo apresenta uma proposta de Sistema Integrado de Gestão de Resíduos de Vestuário Usado para Portugal, à semelhança do que já existe para outras fileiras de resíduos e visa sensibilizar e contribuir para a necessidade de que o desenvolvimento seja alavancado em bases de sustentabilidade. Desenvolvimento não é sinónimo de destruição e carece de cidadania empresarial e individual, enquanto comportamentos de responsabilidade colectiva.