ESAP - Mestrados : Dissertações
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Browsing ESAP - Mestrados : Dissertações by advisor "Araújo, Nelson"
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- O CINEMA EXCECIONAL: IDA LUPINO E SEU LOCAL NA REPRESENTATIVIDADE FEMININAPublication . Marcela Silva Rocha; Araújo, NelsonO presente trabalho desenvolve um caminho frente às questões que envolvem a realidade da realização de Ida Lupino em função de seu tempo, espaço e vivência no período clássico do cinema. A intenção principal parte em perceber quais nuances dentro do contexto da realizadora foram decisivos para a sua carreira e para o modo de representação feminina que ela passa a desenvolver. Para isso, a investigação parte de um princípio que norteia ao máximo o ambiente físico, social e normativo no qual o cinema toma forma. Como momento introdutório, a retomada parte aos primeiros anos da sua presença a partir da ótica sobre as formas de criação e a relação frente aos agentes de atuação desse meio, especialmente dedicado aos pontos que se viram como ativos para a seguinte construção da linguagem. Depois, de forma a também perceber as mudanças ocorridas no período transicional para a indústria cinematográfica, são apresentados alguns dos principais fatores que submeteram a inversão do domínio sobre quem passa a criar e quem passa a atuar frente às câmaras, e especialmente como os resultados sobre o desenvolvimento de tais narrativas passa a ser percebido na sociedade. Em seguida, como forma de efetivamente inserir a presença da figura protagonista deste projeto, um levantamento sobre a sua biografia em distintas fases e expressões de sua vida serve como conexão ao que ambienta todo o do cenário que a cerca, e que passa assim a se interligar aos métodos de trabalho que se desenvolvem em seus anos de realização Na fase final do trabalho, as análises sobre os filmes de Ida Lupino, mantendo sempre como perspetiva de conhecimento as diversas construções da figura feminina em cena, passam a ser apresentadas. Toda essa visão é trabalhada de forma a manter ativa e presente todas as questões que se relacionam ao género também nas abordagens e construções críticas de cada uma das personagens desenvolvidas por Ida Lupino em suas obras cinematográficas.
- DIÁSPORA, SAUDADE E ESPAÇOS LIMINARES NO CINEMA CONTEMPORÂNEOPublication . Khodr, Yohanan; Araújo, Nelson; Rosa, LilianaThis thesis explores the intersection of diaspora, liminal spaces, and saudade in contemporary cinema. Drawing on the theories of Hamid Naficy, Avtar Brah, and Robin Cohen, the study examines the representation of diasporic experiences and identities in films from different regions and contexts. Additionally, the thesis delves into the concept of saudade and its representation in Lusophone literature through the works of various authors. Through the analysis of nine selected films and works of literature, the study aims to identify patterns and tendencies in the representation of diaspora and liminal spaces in cinema and saudade in cinema and literature. Overall, the research contributes to the understanding of diaspora, liminal spaces, and saudade as crucial themes in contemporary cinema and literature.
- A experiência subjectiva do imigrante nos filmes diários de Jonas MekasPublication . Farias, Jessica Mirely; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs cinemas amateur, avant-garde, experimental e underground foram movimentos precursores fundamentais para o surgimento do filme-diário como uma possibilidade de representação autobiográfica no cinema. A criação de novas tecnologias de vídeo a partir dos anos 1920 - como as câmeras de filme 16mm e 8mm - foi determinante para que, a partir da década de 1960, um grande número de cineastas começassem a realizar filmes com o intuito de retratar suas vidas e seu cotidiano. Esse é também o caso de Jonas Mekas, lituano que imigrou aos Estados Unidos após passar anos como exilado em campos de trabalho forçado na Alemanha. Ao chegar em Nova Iorque, Mekas adquiriu uma Bolex 16mm com a qual passou a captar momentos do seu dia-a-dia no novo país. Dessa forma, este trabalho analisa quatro filmes-diários do realizador, são eles: Diaries, Notes and Sketches: Walden (1969), Reminiscences of a Journey to Lithuania (1972), Lost, Lost, Lost (1976) e The Out-takes from the Life of a Happy Man (2012), com o objetivo de identificar como as temáticas relacionadas à experiência do estrangeiro se apresentam nas obras de Mekas, além de buscar entender de que maneira a vivência subjetiva e pessoal do realizador se conecta com a experiência coletiva de diversas pessoas que se encontram na mesma situação de imigrantes ou exilados. Ao analisar o conteúdo das obras e estabelecer, nos filmes-diários de Jonas Mekas, ligações com os elementos apresentados na abordagem teórica e na contextualização histórica prévia, é possível observar, nos filmes-diários do realizador, uma narrativa singular e subjetiva das vivências e reflexões pessoais do realizador, como também diversos elementos que remetem aos estudos relacionados à experiência do ser estrangeiro de maneira plural e coletiva.
- A Linguagem Clownesca do Cinema de Charles ChaplinPublication . Labriola, João Francisco da Rosa; Araújo, NelsonAo entender a figura de Chaplin como um grande enigma tanto para encenadores e atores quanto para profissionais da área de cinema, esse trabalho busca refletir sobre suas práticas sob a ótica do clown. Chaplin é normalmente referenciado como um comediante do cinema, mas suas raízes no Vaudeville pedem um olhar mais atento. Esse contexto há muito perdeu sua conexão com a prática artística no cinema atual, sendo possível e até desejável, porém, rever essa questão e as possibilidades aqui presentes. As poéticas existentes atualmente para treinamento de atores profissionais no cinema, estabelecem um distanciamento hierárquico e um alienamento metodológico com os diretores. Há, portanto, a compreensão de que para se fazer um filme, um detalhado guião é necessário, sem ter qualquer conexão com os atores, que serão seus intérpretes sob o comando do realizador. Em outros campos das artes performativas, entretanto, a ideia de um ator-criador já vem sendo praticada e elaborada há muitos anos. Se trata da possibilidade de contar histórias através dos impulsos criativos do próprio ator, sejam eles psicológicos, estéticos, sensoriais, de memórias ou mesmo de movimento. Essa possibilidade permite uma mais potente colaboração entre realizador e ator, assim como cria a possibilidade de um ator-autor ou de um realizador-performer, compreendendo o ato de criar com a câmera como uma arte feita no momento presente, construída a partir de estímulos geradores de narrativa, ou vindos a partir da própria narrativa, surgindo. O clown permite um outro olhar para o mundo, um olhar lúdico e cômico, mas também atento aos detalhes e apto a responder às mais diversas situações. Esse trabalho busca iniciar a possível pesquisa dessas possibilidades no cinema, levantar perguntas, sugerir análises e convidar a práticas que reconectem os realizadores contemporâneos com as possibilidades dramatúrgicas que habitam o imaginário, a arte popular sempre presente na cultura humana e as potências esquecidas do indivíduo, que o clown revela com um sorriso.
- Mitos e Lendas Populares: Importância no Imaginário do Cinema PortuguêsPublication . Rodrigues Silva, Carina; Araújo, NelsonAnalisar o imaginário constitui o grande objetivo deste trabalho. A finalidade é comprovar como os mitos e lendas populares estimulam a imaginação e como esta encontra no cinema um dispositivo crucial no diálogo entre os mais diversos tipos de imagens e na interação entre o real e o utópico. Assim proponho-me explorar e desconstruir a componente imaginativa, demonstrando, como por exemplo “Veredas” [1978] de João César Monteiro, através de elementos visuais como as paisagens, fotografias e elementos auditivos como a voz-off, consegue construir uma viagem ao coração de Portugal, fundamentada em mitos e canções populares. Demonstrar como a verdadeira "alma" da cultura e da história portuguesa nos mitos e no folclore camponês presentes na remota região do extremo norte de Portugal são transportados para o filme “Trás-os-Montes” [1976] codirigido por António Reis e sua mulher Margarida Cordeiro, por meio da semiótica do cinema, através da análise da imagem que é algo extralinguístico, o que está lá para além da narração. A dissertação tem como objetivo principal identificar através da leitura dos filmes e de outros elementos a singularidade e a originalidade que algumas obras como as de António Reis, Margarida Cordeiro, João César Monteiro, Miguel Gonçalves Mendes e Manoel de Oliveira são fortemente marcadas e inspiradas por mitos ou lendas populares que em tempos lhes foram contadas e permaneceram em suas memórias e os inquietaram ao ponto de necessitarem de as perpetuar dando-lhes corpo e forma. O corpus fílmico é constituído por diversificados filmes, para assim reforçar a afirmação de que os mitos e lendas populares são importantes e estimulam o processo criativo de um realizador.
