EN - TMI - Teses de Mestrado Integrado
Permanent URI for this community
Browse
Browsing EN - TMI - Teses de Mestrado Integrado by advisor "ÁGUA, PEDRO MANUEL GEADA BORDA DE"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Um modelo de apoio à negociação na aquisição de produtos de defesaPublication . Santos, Hugo Miguel Batalha dos; ÁGUA, PEDRO MANUEL GEADA BORDA DEEsta dissertação aborda quatro temáticas diferentes, mas que se interligam, a industrialização, a aquisição, a negociação e a transferência de tecnologia. Essa ligação resulta no bom funcionamento e sucesso de uma eficaz transferência de tecnologia para o país de destino. Este trabalho tem como objetivo analisar a possibilidade de maximizar as transferências de tecnologias no setor da defesa. Deste modo, irá ser desenvolvida uma ferramenta auxiliar para a seleção da melhor alternativa, quando da execução de processos de negociação, com transferência de tecnologia, no âmbito de aquisição de produtos de defesa. Foi elaborada uma revisão de literatura que inclui as quatro temáticas indicadas, explicando brevemente pontos importantes para o foco desta dissertação. Foi também elaborada a aplicação de um método híbrido de apoio à decisão, resultando numa ferramenta em Excel, com a junção dos métodos AHP e TOPSIS, com o intuito de fornecer a melhor alternativa para um decisor num negócio ou contrato de aquisição de defesa. Os resultados obtidos com a ferramenta permitem obter uma classificação da melhor alternativa consoante os critérios fornecidos pelo decisor, onde apoiará a tomada de decisão do mesmo. Importante referir que as classificações obtidas passaram por uma análise de sensibilidade, validando a consistência dos dados. O presente trabalho contribui com diversos aspetos, nomeadamente: o estudo do tema Transferência de Tecnologia que é utilizado internacionalmente e que tem beneficiado vários países e as suas economias; a ferramenta desenvolvida possibilita um apoio para empresas e indústrias de defesa no processo de negociação; e contribui para um controlo e uma análise mais eficaz das oportunidades que se pode obter na aquisição.
- Um modelo de Governo da InovaçãoPublication . Carreira, Abílio Alexandre Santos; ÁGUA, PEDRO MANUEL GEADA BORDA DEA “Arsenal do Alfeite, SA” (AASA) desde a sua criação tem sido uma entidade importante para a Marinha Portuguesa. É a solução para muitas das avarias com que os navios da Marinha se vão confrontando. No entanto, alguma estagnação tecnológica da empresa não tem ajudado e tem feito com o que a Marinha recorra ao exterior. Estes acontecimentos revelam que as capacidades do Arsenal estão a ser subaproveitadas, e que efetivamente não consegue solucionar todas as solicitações que a Marinha coloca. O objetivo desta dissertação de mestrado é propor uma solução para a AASA através da inovação e do governo desta. É fulcral à empresa que a mesma evolua e se recoloque no mercado da indústria naval como uma das grandes empresas nacionais no sector. A inovação pode ser a solução para um futuro sustentável e melhor posicionamento no mercado. A criação de valor acrescentado é aquilo que o arsenal necessita, até para a procura de novos investimentos e de novas parcerias. Utilizou-se a Teoria das Restrições de Goldratt como abordagem dedutiva para o entendimento do estado atual da inovação na empresa e utilizou-se o processo de pensamento lógico para desenhar uma possível solução conducente a um futuro sustentado pela inovação. É essencial que o governo da inovação fique a cargo da alta direção da empresa e que a equipa da gestão seja a responsável pela passagem da mensagem verticalmente. Foram criadas árvores lógicas que retratam a realidade atual e um possível futuro para a empresa. No entanto foi necessário construir primeiro a árvore que delimita o sistema, o principal objetivo a atingir, os fatores críticos para o sucesso do objetivo e as condições necessárias para satisfazer os fatores e o objetivo principal. A árvore do objetivo foi o ponto de partida para determinar o rumo que a organização deveria tomar. As conclusões que se podem deduzir sugerem que a AASA deve apostar na inovação com cautela e com um pensamento lógico subjacente. Deve ainda procurar usufruir dos recursos que tem ao seu dispor de forma sustentável para que tenha espaço para pensar em inovar. A administração deve assumir o governo da inovação e rumar à valorização da empresa. A inovação deve ser encarada como uma responsabilidade de todos, no entanto deve respeitar os valores e a missão da organização
- Organizações mais inovadorasPublication . Nogueira , André Filipe Pedroso; ÁGUA, PEDRO MANUEL GEADA BORDA DENos dias de hoje a inovação representa a nova aposta de muitas organizações que já foram afetadas por políticas de cortes orçamentais. A inovação é assim abordada como uma oportunidade para acrescentar valor às organizações, enquanto simultaneamente as torna mais sustentáveis. No entanto, a inovação é uma capacidade que nem todas as organizações possuem, assim como os seus colaboradores. As organizações mais antigas e conservadoras têm dificuldade em acompanhar esta tendência de fomento da inovação. Por forma a que também estas possam acompanhar o resto das organizações de alto desempenho há que organizar as mesmas para que se tornem mais inovadoras. O presente trabalho pretende mostrar soluções para organizar a inovação numa organização. O Caso de Estudo tem como foco a Marinha Portuguesa que é uma instituição que conta já com sete séculos de história. Portanto, é uma organização conservadora e ainda sem capacidade de inovar sistematicamente. Têm sido executados esforços, por parte da liderança, para que a organização acompanhe a tendência da inovação, ainda assim o contributo do presente trabalho pretende organizar a Marinha Portuguesa por forma a tornar a mesma mais inovadora através da aplicação da Teoria das Restrições. A cultura de inovação, o processo de inovação e, no caso da Marinha Portuguesa, a inovação colaborativa, são os principais impulsos para uma organização conseguir inovar sistematicamente e são estes os principais alvos do estudo efetuado.