IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento by advisor "Andrade, Cristina Maria Mendes"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Como as características do trabalho influenciam a relação entre o trabalho e a felicidade para os jovens da geração ZPublication . Marques, Bruna Moreira; Aparício, Maria Fernanda Pires; Andrade, Cristina Maria MendesNascidos a partir do final da década de 90, os membros da geração Z cresceram num cenário de crises globais, recessões e mudanças climáticas, que os moldaram significativamente e permitiram que se distinguissem das gerações anteriores. Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, torna-se essencial que os gestores de recursos humanos adquiram conhecimento por forma a ajustarem as suas práticas e políticas organizacionais às preferências dos seus atuais e futuros colaboradores. Com o objetivo de contribuir para a literatura sobre este tema, este estudo procura analisar o papel das características da tarefa e as características sociais e a sua eventual relação positiva com a dimensão felicidade para os jovens da geração Z. Por forma a obter resposta aos objetivos definidos, realizou-se um estudo de natureza quantitativa, através da aplicação de um inquérito por questionário no qual participaram 233 indivíduos pertencentes à geração Z. Os resultados desta análise revelaram que os homens apresentam maiores níveis de felicidade em comparação com as mulheres e que as duas dimensões em estudo desempenham um papel fundamental na satisfação e felicidade dos jovens da geração Z. Destacando-se por ordem de maior correlação estatisticamente significativa, o significado das tarefas, o apoio social, o feedback do trabalho, o feedback de outras pessoas, a autonomia e a variedade das tarefas como construtos significativos que influenciam positivamente a dimensão felicidade para os jovens da geração Z
- As relações interpessoais e o trabalho em equipa como fatores motivacionaisPublication . Silva, Iara Mendes; Honrado, Maria Graciete da Purificação Reis Henriques; Andrade, Cristina Maria Mendes; Silva, Sónia MargaridaAs relações interpessoais e o trabalho em equipa são duas temáticas que acabam por se relacionar entre si. Este estudo teve como objetivos principais analisar os fatores que influenciam e tornam as relações interpessoais e o trabalho de equipa, motivadores para os colaboradores. Para tal, foi efetuada uma análise de fiabilidade aos itens de cada tema, tendo sido ainda efetuada uma análise fatorial confirmatória no que diz respeito às relações interpessoais. Por último, as correlações estatisticamente significativas foram analisadas entre as diversas dimensões, por género e entre duas faixas etárias. O presente estudo apresenta resultados que determinam boas qualidades psicométricas para o relacionamento entre colegas de trabalho e o trabalho de equipa. Os resultados permitiram aferir que o fator conflito é o que tem maior peso e que o fator suporte é o que tem menor peso no presente estudo. Além disso foi possível concluir que a diferença de género realizada corrobora o pressuposto de que os homens e as mulheres diferem nas medidas de suporte social no relacionamento entre colegas, ou seja, quanto maior a perceção do suporte social na relação com os colegas, maior é a profundidade desses relacionamentos, sendo os valores das correlações mais expressivos nos homens do que nas mulheres, dentro da organização. Este facto foi ainda observado na análise por faixas etárias. A associação entre a reflexividade e a eficácia da equipa é forte para as mulheres, não sendo estatisticamente significativa, para os homens. Neste caso, embora as associações continuem a ser positivas, a mais forte encontra-se entre a gestão do tempo e o conhecimento da própria equipa. Os resultados ao instrumento do trabalho em equipa demonstraram, igualmente, perceções diferentes entre homens e mulheres.
- Turismo religioso nos caminhos para FátimaPublication . Fino, Débora Ribeiro de Frias; Andrade, Cristina Maria Mendes; Oliveira, José Luís Sousa Soares deO concelho de Ourém tem um grande valor histórico, nomeadamente devido à cidade de Fátima que é desde 1917 um destino de peregrinação muito popular. O turismo religioso é um segmento do mercado já desenvolvido na cidade de Fátima. Embora haja diversos recursos patrimoniais ligados à religião nas restantes freguesias do concelho de Ourém, estes carecem de divulgação e desenvolvimento. Fátima tem recebido um crescente número de visitantes durante as grandes peregrinações (13 de maio, de agosto e de outubro) tendo esse número crescido significativamente nas comemorações do Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em 2017 (aproximadamente 9 milhões de visitantes). Embora sejam conhecidos vários itinerários principais, tais como os Caminhos do Norte, Sul, Sudeste, Sudoeste, Poente e Nascente existem ainda numerosos percursos, usados por um menor número de pessoas, que atravessam o Concelho de Ourém e são menos conhecidos. Neste projeto identificaram-se treze percursos secundários pedestres para Fátima e analisaram-se algumas questões de segurança relacionadas com os mesmos. Desta análise, coligiu-se um conjunto de recomendações com vista a implementar melhorias nos percursos, bem como, medidas de autoproteção que os peregrinos deverão adotar. Identificaram-se igualmente os recursos histórico-patrimoniais e naturais existentes ao longo destes caminhos com o objetivo de valorizar e ativar turisticamente recursos desconhecidos em desuso ou degradação. Conclui-se que, a ligação destes recursos aos caminhos realizados a pé para Fátima, poderá levar ao aumento de turistas e visitantes no concelho de Ourém, levando assim à melhoria das condições de acesso e conservação destes recursos e da segurança dos percursos.