ESAE - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAE - Dissertações de Mestrado by advisor "Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia Pereira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no AlentejoPublication . Gaudêncio, Pedro Filipe Rebola; Nunes, José Manuel Rato; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia PereiraO setor do vinho é um setor com bastante importância para economia portuguesa, sendo Portugal um dos principais países exportadores a nível mundial. O setor vitivinícola, enfrenta cada vez mais desafios, desde a exigência de certificações, ao aumento dos custos de produção e à responsabilidade ambiental e promoção da sustentabilidade dos ecossistemas. É neste sentido que a utilização do conceito de Viticultura de Precisão tem ganho cada vez mais importância. Neste trabalho pretendeu-se avaliar a variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no Alentejo, localizada em Santo Aleixo, na Herdade da Torrre de Curvo. Com esse objetivo estabeleceu-se um estudo delineado em split-plot, onde o main-plot foi a casta (Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira). Dentro de cada plot, foram efetuadas três repetições, cada repetição, cuja localização era fixada aleatoriamente, possuía 6 plantas contiguas (claro). Foram avaliadas métricas que caracterizam o vigor e produção ao nível da planta. Dos principais resultados obtidos podemos concluir os principais fatores limitativos da produtividade desta vinha são o baixo número de cachos por planta, baixo vigor e desenvolvimento das plantas e compactação do solo. Após a análise dos dados, e perceção dos fatores limitativos desta vinha, foi possível sugerir algumas alterações culturais, tais como mobilizações para descompactação do solo, aplicação de matéria orgânica e uma poda longa. Para verificar se as medidas de alteração implementadas promoveram o aumento de vigor nesta vinha, foram utilizadas imagens de NDVI para verificar se este índice de vegetação apresentava diferenças entre os anos em que decorreu o trabalho experimental. Em 2019 os valores de NDVI estavam entre 0,21 e 0,29, em 2020 entre 0,33 e 0,4 e em 2021 0,25 e 0,4, notando-se de forma evidente uma melhoria do vigor desta vinha após a implementação das medidas de alteração sugeridas.
- Desenvolvimento de uma Ferramenta para Obtenção de Fotografia Aérea de Alta Resolução a Baixo Custo para Apoio à Decisão em Agricultura de PrecisãoPublication . Pereira, Paulo Alexandre Pilré Garcia; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia PereiraNo âmbito da Agricultura de Precisão é essencial descrever e caracterizar a variação espacial do crescimento e desenvolvimento das culturas. A detecção remota apresenta-se como uma ferramenta indispensável para esse proposto. Os meios tradicionais de obtenção de imagens multiespectrais, como os satélites ou os aviões não têm correspondido às necessidades dos utilizadores rurais, nomeadamente em relação às resoluções temporal e espacial. Os custos associados a estes meios são demasiado elevados, tornando-se inacessíveis à maioria dos empresários agrícolas. Deste modo, equaciona-se a utilização de um veículo aéreo não tripulado, controlado remotamente, como ferramenta útil para os gestores agrícolas adeptos da agricultura de precisão. Neste projecto desenvolveu-se um veículo aéreo não tripulado, com capacidade de obtenção de imagens multiespectrais passíveis de georreferenciação. Este veículo foi utilizado para obter imagens de alta resolução de diferentes culturas como demonstração da sua capacidade operacional. As imagens multiespectrais adquiridas pelo aparelho foram processadas de modo a evidenciar a variabilidade espacial das culturas. Foi, posteriormente, efectuada uma verificação no terreno a partir dos mapas de dados multiespectrais obtidos, sendo que neste processo, conseguiram-se identificar variações da quantidade de biomassa e zonas de infestantes nas culturas.
- Monotorização do Crescimento, Desenvolvimento e Maturação das Castas Trincadeira e Alicante Bouchet em função do posicionamento topográficoPublication . Mimoso, Sofia de Lurdes Trindade; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia Pereira; Rodrigues, Francisco Luís MondragãoDois campos de vinha com Trincadeira e Alicante Bouschet pertencentes à Adega Mayor, empresa de Campo Maior foram monitorizados durante 2009. Este relatório tem como objectivo analisar o efeito de duas posições topográficas diferentes ao longo de uma suave encosta. O diâmetro do tronco foi ligeiramente superior (1 cm), na posição de baixo embora de forma não significativa. O índice de abrolhamento foi maior para Trincadeira (69,7%) quando em comparação com Alicante Bouschet (34,9%). O comprimento da parte aérea não apresentou quaisquer diferenças significativas entre as variedades e em relação à posição topográfica. O número de cachos cortados foi significativamente maior para a posição de maior altitude e para a variedade Trincadeira. O peso dos cachos, o peso e o volume dos bagos apresentaram maiores valores para a Trincadeira e para a posição topográfica mais baixa. O índice de fertilidade foi notavelmente maior (237,8%) para a variedade Alicante Bouschet, enquanto que para a Trincadeira o valor foi de 92,6%. Os indicadores de maturação não apresentaram diferenças significativas. A acidez total e o pH não apresentaram diferenças significativas tanto em termos de variedade como de posição topográfica. A densidade foi maior para a posição topográfica mais baixa. No grau alcoólico não se apresentaram diferenças significativas.