Browsing by Issue Date, starting with "2022-03-08"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- A relação de comunicação entre médico-paciente:impactos da COVID-19Publication . Carvalho, Tatiana Martins; Fernandes, Joana Lobo de Mesquita Simões PiresA presente dissertação centra-se no estudo da relação de comunicação entre médico-paciente em contexto de consulta. É objetivo deste trabalho compreender de que forma a pandemia COVID-19 impactou a relação de comunicação entre médico e paciente, determinar quais os modelos de comunicação predominam na atualidade e que modificações foram necessárias. A revisão da literatura foca-se na compreensão dos diferentes modelos da comunicação em saúde, da sua evolução e como dão respostas aos desafios societais que esta relação convoca. Igualmente, foi pertinente analisar como a evolução destes modelos se fez paralelamente às eras do marketing. Deste modo, foi imperativo estudar as mudanças sociológicas, a importância da comunicação em saúde centrada no paciente com foco no caring (cuidado) e a os modelos de comunicação adotados na relação médico-paciente. Neste âmbito, a revisão da literatura possibilitou o desenvolvimento de um questionário exploratório com questões baseadas nas características dos vários modelos de comunicação, permitindo assim a determinação do modelo de comunicação predominante na época pré-pandemia, e o modelo de comunicação utilizado atualmente, o que por sua vez nos indica que adaptações foram cruciais para que a relação médico e paciente se mantenha pacifica e colaborativa. Os intervenientes no estudo foram vários pacientes com experiência em contexto de consulta antes e durante a pandemia, sendo que as restantes respostas não foram incluídas na análise estatística. Os principais resultados apontam para a prevalência de um modelo no qual as duas partes colaboram e os pensamentos e valores do paciente são tidos em conta, no entanto o médico mantém um papel ativo na decisão na época pré-pandemia. Já na atualidade, é notória uma evolução na relação médico-paciente pois o médico partilha as informações relevantes com o paciente, agindo como um conselheiro e dando liberdade ao paciente de tomar a decisão final de tratamento.
- Agroecologia e cooperação na Comunidade de Países de Língua PortuguesaPublication . Spring, Valkiria; Dinis, Maria Isabel RibeiroHá semelhanças e diferenças políticas, climáticas, geográficas e históricas entre os membros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), porém, quando se trata de segurança alimentar, pode-se afirmar que todos possuem uma agenda em comum a ser defendida: a necessidade de fortalecer a produção sustentável de alimentos em seus territórios. Quando se fala na produção sustentável de alimentos, usa-se como referência a Agroecologia – ciência desenvolvida para responder à necessidade de construção de sistemas alimentares sustentáveis na esfera social, econômica e ambiental. O estágio realizado com a ACTUAR é resultado de esforços multiatores para responder a esta demanda, que se materializa através de um projeto apoiado pela FAO para o desenvolvimento de capacidades de um centro de competências para a Agricultura Familiar sustentável na CPLP. O trabalho realizado gira em torno do reconhecimento da Agricultura Familiar enquanto núcleo, em todos os países, capaz de efetivar o princípio de soberania alimentar, e, enquanto tal, merecedora de especial atenção e políticas/iniciativas direcionadas para o seu fortalecimento. Neste quadro, a Agroecologia é reconhecida enquanto ciência, movimento social e prática que melhor se adequa para auxiliar a Agricultura Familiar a alcançar elevados níveis de sustentabilidade. Desta forma, busca-se, através deste projeto, implementar ações para os temas descritos e proporcionar um exemplo de boas práticas para o desenvolvimento de Sistemas Alimentares Sustentáveis. Ao longo de sua implementação, o projeto possibilitou a capacitação de profissionais para a implementação de sistemas agroecológicos, um canal de aproximação entre atores de todos os países da comunidade e um salto para a consolidação da Rede de Agroecologia da CPLP, que conecta estes atores para que possam promover o avanço da Agroecologia através de trocas de experiências e cooperação.
- Online transition of an international minor in physiotherapy in acute carePublication . Alves Lopes, António; Brader, Anne Griet; Azevedo, Vitor Hugo; Leur, Hans van deIntroduction: To meet the global health ongoing needs, physiotherapists should have competences to intervene in conditions and contexts throughout the life cycle of their clients/patients. Educating physiotherapy students in the knowledge and skills required to operate in an acute care setting both expands and improves their entry level capabilities as well as prepares them to intervene with patients regarding the COVID-19 pandemic. Alcoitão School of Health Sciences, Portugal and the Hanze University of Applied Sciences, the Netherlands took the initiative to develop an International Minor Physiotherapy Course in Acute Care, in order to address the ongoing demand in this specific environment, using the opportunities given by the ERASMUS+, namely student and teachers mobility programs. Methodology: The content was developed using the international descriptors of competences of the Physiotherapist in Acute Care. Pedagogical and assessment strategies were chosen to reflect the competencies to be achieved, with a strong focus on active learning. This Minor as taught entirely online using asynchronous and synchronous strategies. Results: At the end of the Minor edition, students answered anonymous online questionnaire on the organizational and pedagogical aspects. The data revealed a very favourable opinion regarding the contents discussed (more than 80% strongly agree), pedagogical approaches used, such as online activities (more than 90% agree/strongly agree), teacher support (88% agree/strongly agree). Students were satisfied with Minor's adaptation to the pandemic context, allowing them to obtain the necessary skills to work in this context. Conclusions: Based on the positive responses from the students, we consider the implementation to be successful. The next steps are to integrate hybrid learning methodologies and broaden the participation of students and professors from other international institutions. Promoting skills and knowledge needed to work in acute care meets the growing need for professionals capable of working in the context of the COVID-19 pandemic.
- Sistemas energéticos para edifícios integrando energias renováveisPublication . Alves, André Esteves; Carvalho, Anabela Duarte deO setor dos edifícios é responsável por grande parte do consumo de energia final na Europa, fazendo com que, a seleção de sistemas energéticos eficientes com aproveitamento de fontes de energia renováveis seja bastante importante. No âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, o aluno optou por realizar um estágio curricular na empresa Eco Plug, com o objetivo de aprofundar e complementar os conhecimentos adquiridos ao longo do período escolar ao nível do dimensionamento e de instalação de sistemas energéticos para edifícios, com aproveitamento de energia renováveis. Durante o período de estágio foram dimensionados sistemas para aquecimento central, sistemas de ar condicionado, sistemas solares térmicos e sistemas fotovoltaicos (FV). Devido à situação pandémica, grande parte do trabalho realizado na empresa foi de orçamentação, diálogo com os clientes, fornecedores e entidades comercializadoras. No relatório foram apresentados com maior detalhe dois trabalhos realizados com diferentes aproveitamentos de FER, um para produção de Águas Quentes Sanitárias (AQS) e outro para produção de energia elétrica. Para produção de AQS, foi estudada a possibilidade de utilizar bombas de calor (BC) ar-água ao invés de sistemas solar térmicos, para um bloco de apartamentos. Concluiu-se que as BC são uma escolha viável e vantajosa para produção de AQS tendo em consideração os custos associados e o aproveitamento de energia renovável. Para produção local de energia elétrica, foi dimensionado um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo para um bloco de escritórios, utilizando o software Sunny Design Web. Com base nos resultados energéticos da simulação, efetuou-se uma análise económica do investimento e concluiu-se que o mesmo traz benefícios para o cliente a médio/longo prazo. A realização do estágio correspondeu a uma experiência enriquecedora a nível de conhecimentos e competências adquiridas na área das energias renováveis.
- Avaliação da variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no AlentejoPublication . Gaudêncio, Pedro Filipe Rebola; Nunes, José Manuel Rato; Braga, Ricardo Nuno Fonseca Garcia PereiraO setor do vinho é um setor com bastante importância para economia portuguesa, sendo Portugal um dos principais países exportadores a nível mundial. O setor vitivinícola, enfrenta cada vez mais desafios, desde a exigência de certificações, ao aumento dos custos de produção e à responsabilidade ambiental e promoção da sustentabilidade dos ecossistemas. É neste sentido que a utilização do conceito de Viticultura de Precisão tem ganho cada vez mais importância. Neste trabalho pretendeu-se avaliar a variabilidade espacial do crescimento, desenvolvimento e produtividade numa vinha no Alentejo, localizada em Santo Aleixo, na Herdade da Torrre de Curvo. Com esse objetivo estabeleceu-se um estudo delineado em split-plot, onde o main-plot foi a casta (Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira). Dentro de cada plot, foram efetuadas três repetições, cada repetição, cuja localização era fixada aleatoriamente, possuía 6 plantas contiguas (claro). Foram avaliadas métricas que caracterizam o vigor e produção ao nível da planta. Dos principais resultados obtidos podemos concluir os principais fatores limitativos da produtividade desta vinha são o baixo número de cachos por planta, baixo vigor e desenvolvimento das plantas e compactação do solo. Após a análise dos dados, e perceção dos fatores limitativos desta vinha, foi possível sugerir algumas alterações culturais, tais como mobilizações para descompactação do solo, aplicação de matéria orgânica e uma poda longa. Para verificar se as medidas de alteração implementadas promoveram o aumento de vigor nesta vinha, foram utilizadas imagens de NDVI para verificar se este índice de vegetação apresentava diferenças entre os anos em que decorreu o trabalho experimental. Em 2019 os valores de NDVI estavam entre 0,21 e 0,29, em 2020 entre 0,33 e 0,4 e em 2021 0,25 e 0,4, notando-se de forma evidente uma melhoria do vigor desta vinha após a implementação das medidas de alteração sugeridas.
- Casa de Andercus, 2020-2022, Relatório FinalPublication . Correia, Virgílio HipólitoO relatório descreve os trabalhos arqueológicos realisados na Casa de Andercus entre 2020 e 2022.
