ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
Permanent URI for this community
Bem-vindo ao Repositório Científico da ESHTE
O Repositório Científico da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril tem como objectivos principais coleccionar, preservar, divulgar e permitir o livre acesso à produção científica da comunidade académica. Pretende assim contribuir para o aumento da visibilidade e impacto da investigação desenvolvida nesta instituição, garantindo a preservação da sua memória intelectual.
Para mais informações sobre a ESHTE consulte o nosso site em: http://www.eshte.pt/
Welcome to ESHTE Scientific Repository
The ESHTE Scientific Repository aims primarily to collect, preserve, publish and provide open access to the scientific production of the academic community. It intends to increase the visibility and impact of the research developed in this institution, ensuring the preservation of its intellectual memory.
For further info about ESHTE please go to our website in: http://www.eshte.pt/
Browse
Browsing ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril by advisor "Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira Flor"
Results Per Page
Sort Options
- Controlo de Custos: a sua aplicabilidade no departamento de F&B do Hotel EPIC SANA MarquêsPublication . Andrade, Beatriz Alexandra Nunes Martins de Gouveia; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO presente relatório é o resultado do estágio realizado no Hotel EPIC SANA Marquês, no contexto do Mestrado em Gestão Hoteleira, com o propósito de avaliar a aplicabilidade das estratégias de controlo de custos no seu Departamento de Food & Beverage e, assim, identificar potenciais redundâncias e tópicos passíveis de melhoria e/ou otimização. A pergunta de partida é: como funciona e qual o grau de eficiência de controlo de custos do Hotel EPIC SANA Marquês? No presente relatório, o modelo de investigação insere-se numa abordagem quantitativa, através de uma análise e observação direta de dados e relatórios disponibilizados, que permitem uma análise do controlo de custos. Para atingir os objetivos, realizou-se uma revisão bibliográfica que aborda inúmeros conceitos que permitam enquadrar o tema do controlo de custos com foco no departamento de F&B. Os dados obtidos foram processados e os resultados são a base deste relatório, suportado por referências bibliográficas pertinentes, sempre numa ótica construtiva e de melhoria de processos internos do Hotel EPIC SANA Marquês. Nos meses em análise, verifica-se uma evolução bastante positiva, tanto em termos comparativos da previsão versus atual como nos valores atuais ao longo das semanas estudadas. É notório que o maior impacto da receita total para o crescimento contínuo do GOP (Gross Operating Profit). Em valores absolutos, a receita assumiu sempre um maior aumento, impactando diretamente no aumento do GOP. À exceção da 9ª semana de 2022, a receita esteve sempre acima do seu forecast e, foi também aumentando desde a 6ª até à 16ª semana. Nesse sentido, é possível concluir que houve eficiência de custos, mantendo-se sempre abaixo do valor padrão de 30%, com exceção do restaurante Allora (com abertura recente e a precisar de mais tempo para ganhar escala) e room service onde o controlo de custos se mostrou apenas acima do valor padrão em abril. As principais limitações deste relatório são: a escassa bibliografia; tratar-se se um hotel recém-inaugurado, em plena fase de restrições COVID-19; e, o menor poder estatístico dos números analisados, dada a referida fase de abertura do hotel. Como sugestões destacam-se: execução e cumprimento das fichas técnicas; comunicação constante entre Departamentos e entre chefias e colaboradores; realização de inventários mensais sempre pela mesma pessoa de cada departamento; monitorização dos consumos internos; constituição de focus groups; e, formação contínua.
- A importância da Meetings Industry nas unidades hoteleiras: o caso da região AlentejoPublication . Marques, Rita Isabel Mendes; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorA dissertação “A importância da Meetings Industry nas Unidades Hoteleiras: O caso da região Alentejo”, consiste na caracterização deste produto turístico, de forma a compreender melhor o seu comportamento no setor hoteleiro da região Alentejo. Tendo em conta a importância do segmento MI, pretende-se conhecer e quantificar nos empreendimentos hoteleiros de excelência na região, as suas principais características e respetiva representatividade da MI nesses empreendimentos, avaliando a sua evolução entre os anos de 2010 a 2014. Coloca-se, assim, o foco no Turismo de Negócios, que é seguramente um fator positivo e fundamental para o desenvolvimento socioeconómico de um destino turístico e a MI um segmento a operar durante todo o ano, o que pode trazer à economia nacional o retorno substancial que o Alentejo precisa para progredir. A investigação levada a cabo concluiu que o Alentejo, reúne as condições necessárias para se tornar um destino de negócios. Este segmento cresceu consideravelmente nos últimos anos, e hoje, todos os intervenientes têm consciência da sua importância e do contributo que o produto teve e tem para combater a sazonalidade no Alentejo, tendo para isso que investir e promover o destino Alentejo.
- Millennials e o Turismo Colaborativo: o caso do Work Exchange, em LisboaPublication . Moreira, Kali Fauaze; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO mundo vive um período de grandes incertezas e instabilidades. Questões políticas, ambientais e socioeconómicas têm mudado a forma como as pessoas vivem e a forma como os modelos de negócios e infraestruturas são desenhadas. Com uma população conectada graças aos novos meios de comunicação, redes sociais e impulsionada pela tecnologia, novos desafios são enfrentados a cada dia. Sendo o turismo um elemento fortemente presente na vida de muitas pessoas e de destinos por esse mundo, o mesmo lida diretamente com as adversidades impostas pelas tendências desse novo mundo. Em meio aos desafios mencionados, conceitos como a economia partilhada surgiram na busca de soluções para problemas apresentados pelos atuais modelos de negócios. Com a intenção de criar maior democratização, acesso e sustentabilidade dentro de tais modelos, a economia partilhada difundiu-se por diversos setores, como os transportes e acomodação, afetando de forma contundente o mercado do turismo. Conceitos de partilha de bens e serviços foram criados, como Uber e Airbnb, assim como conceitos como work exchange, dando possibilidade aos viajantes para explorarem o mundo, ao trocarem mão de obra por hospedagem e alimentação. Sendo os millennials considerados como membros da geração que ajudou a impulsionar muitos desses novos conceitos e modelos, os mesmos têm um papel central no desenvolvimento e avanço das novas tendências, como é o caso do surgimento de programas de work exchange. Para tanto, foi investigado, no presente estudo, o turista trabalhador em hostels na cidade de Lisboa, utilizando-se o método de pesquisa quali-quanti e um questionário como instrumento de recolha de dados, com a intenção de conhecer quem é esse turista e qual o seu perfil. O estudo alcançou os objetivos desejados, por meio da verificação das hipóteses previamente levantadas, e foi capaz de delinear a caracterização de quem é o turista trabalhador em visita a Lisboa.
- Sintra Tales - Literary EscapesPublication . Pires, Beatriz Glória Dias Marques; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorEste trabalho de projeto visa a elaboração de um plano de negócio de um alojamento local literário no concelho de Sintra. Através do desenvolvimento deste projeto pretende-se a criação de um alojamento local temático, ligado ao tema da literatura. A aposta nesta temática está mais evidenciada na decoração dos quartos disponíveis e no clube de leitura mensal, que dará a oportunidade, não só aos clientes de participarem, mas também a potenciais viajantes. Sendo Sintra um ponto turístico com muita evidência e potencialidade no turismo literário em Portugal, pretende-se, deste modo, estimular o setor e criar uma oferta de valor para os turistas levando a que a experiência seja valorizada pelos mesmos. O principal objetivo deste alojamento passa por oferecer uma oferta turística única e memorável, de modo a inovar o tipo de alojamento local, existente em Sintra e a nível nacional. Foi escolhido um método de afunilamento, realizando-se um enquadramento teórico para este projeto, começando nos conceitos de empreendedorismo e turismo como conceção geral e acabando nos empreendimentos hoteleiros temáticos. Neste intermédio, exploraram-se outras ideias, sendo estas o turismo cultural, turismo temático e o turismo e turista literário. No que diz respeito ao plano de negócio, começou-se por uma análise externa e interna, seguida da estrutura da empresa, do plano operacional e, por fim, do plano financeiro. Este último plano, juntamente com as conclusões, apresentará todo o culminar deste projeto, onde será possível apurar a sua viabilidade. Através da elaboração deste projeto, aferiu-se que o Sintra Tales – Literary Escapes necessitará um investimento de 531 500€, e conclui-se que o mesmo é viável económica e financeiramente, apresentando um VAL de 183 385€, uma TIR de 8,06% e um período de retorno (Payback) de, aproximadamente, 9 anos.