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- Millennials e o Turismo Colaborativo: o caso do Work Exchange, em LisboaPublication . Moreira, Kali Fauaze; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorO mundo vive um período de grandes incertezas e instabilidades. Questões políticas, ambientais e socioeconómicas têm mudado a forma como as pessoas vivem e a forma como os modelos de negócios e infraestruturas são desenhadas. Com uma população conectada graças aos novos meios de comunicação, redes sociais e impulsionada pela tecnologia, novos desafios são enfrentados a cada dia. Sendo o turismo um elemento fortemente presente na vida de muitas pessoas e de destinos por esse mundo, o mesmo lida diretamente com as adversidades impostas pelas tendências desse novo mundo. Em meio aos desafios mencionados, conceitos como a economia partilhada surgiram na busca de soluções para problemas apresentados pelos atuais modelos de negócios. Com a intenção de criar maior democratização, acesso e sustentabilidade dentro de tais modelos, a economia partilhada difundiu-se por diversos setores, como os transportes e acomodação, afetando de forma contundente o mercado do turismo. Conceitos de partilha de bens e serviços foram criados, como Uber e Airbnb, assim como conceitos como work exchange, dando possibilidade aos viajantes para explorarem o mundo, ao trocarem mão de obra por hospedagem e alimentação. Sendo os millennials considerados como membros da geração que ajudou a impulsionar muitos desses novos conceitos e modelos, os mesmos têm um papel central no desenvolvimento e avanço das novas tendências, como é o caso do surgimento de programas de work exchange. Para tanto, foi investigado, no presente estudo, o turista trabalhador em hostels na cidade de Lisboa, utilizando-se o método de pesquisa quali-quanti e um questionário como instrumento de recolha de dados, com a intenção de conhecer quem é esse turista e qual o seu perfil. O estudo alcançou os objetivos desejados, por meio da verificação das hipóteses previamente levantadas, e foi capaz de delinear a caracterização de quem é o turista trabalhador em visita a Lisboa.
- Análise das intenções e motivações dos hóspedes de hostels em realizar divulgação 'boca a boca'Publication . Bryckaert, Liz Morena Cavalcanti; Fernandes, António Manuel HenriqueA divulgação é importante para qualquer empresa. No setor hoteleiro, o consumidor ganhou mais poder, e, para que as empresas se possam destacar, precisam de se adaptar e mostrar ao público, de forma atraente, que o que eles procuram está na empresa. Este trabalho tem como objetivo abordar o marketing boca a boca, traçar o perfil dos hóspedes que se alojam em hostels e suas intenções de divulgar o estabelecimento para seus amigos e familiares. A escolha deste tipo de alojamento se deu pelo aumento dessas unidades nos últimos anos e a sua importância para o setor hoteleiro. Os hostels fogem um pouco da hotelaria tradicional, apesar de oferecer um serviço parecido, estes alojamentos vêm ganhando cada vez mais o público. Além de ter o fator atrativo: preço, o serviço é bem parecido com o de um hotel, o que muda são os quartos e casa de banho partilhada. O hostel deixou de ser apenas alojamento para jovens mochileiros e ganhou todos os públicos. Foram analisadas 39 variáveis, que foram explicadas com recurso às representações gráficas da estatística descritiva. Destas variáveis, 31 delas foram avaliadas com recurso à Análise Fatorial exploratória, permitindo a identificação de 8 fatores. Assim, 11 variáveis permitiram a contrução dos fatores: conveniência e humano. Estes 2 fatores, explicam 64,7% da variância total. 12 variáveis permitiram a construção dos fatores: alojamento; apoio e económico. Estes 3 fatores explicam 81,7% da variância total. 8 variáveis permitiram a construção dos fatores: usufruto e boca-a-boca. Estes 2 fatores explicam 84,5% da variância total.
- Relatório de Estágio - Impacto dos eventos : caso hotel Pestana Sintra GolfPublication . Almeida, Matilde Paiva de Carvalheira; Fernandes, António Manuel HenriqueO turismo, é atualmente um dos sectores da economia que apresenta índices de crescimento consistentemente elevados no nosso país, com uma contribuição ativa substancial, no contexto da exportações. Segundo o INE, o turismo contribuiu em 2018, com 13,7% para o PIB português. Os eventos têm vindo a desempenhar uma importância relevante nesta área, uma vez que combatem a sazonalidade, que se constitui em si mesma, como o maior desafio para o setor hoteleiro, pois tem um impacto substancial nos resultados económicos e financeiros deste setor de atividade económica. Este relatório de mestrado, incide sobre um caso de estudo sobre o hotel Pestana Sintra Golf, e tem como objetivo aferir a perceção que os vários departamentos, nomeadamente, o comercial, restaurante/bar, cozinha e recepção, têm sobre o impacto dos eventos no hotel Pestana Sintra Golf. Saber se existe convergência, ou não, na perceção dos vários departamentos do hotel sobre esta temática, revela-se pertinente, pois permite dar à gestão informação relevante no processo de tomada de decisão, relativamente ao alinhamento e prontidão do seu capital humano, nomeadamente na articulação entre equipas funcionais. A informação utilizada neste estudo, foi obtida através de um inquérito aplicado aos vários departamentos do hotel em análise, a partir de uma amostra intencional, pois existiu a convicção de que, na impossibilidade de obter uma amostra aleatória, esta solução servia bem o objetivo do estudo. A análise estatística realizada, foi explicada com recurso a representações gráficas e tabelas para uma melhor compreensão dos resultados obtidos. As variáveis em análise foram: aumento da produção com os eventos, aumento de etapas, aumento de pessoal, necessidade de mais produtos, alteração da rotina de trabalho e contribuição dos eventos para o aumento da receita. Neste sentido, foram desenvolvidos três testes estatísticos. Teste Binomial, para averiguar a existência de diferenças estatisticamente significativas entre a proporção de respostas “sim” e respostas “Não”. Teste do Qui-quadrado de independência, para averiguar a existência de relações estatisticamente significativas, entre variáveis categorizadas como nominais e ordinais. Coeficiente de Correlação Ponto-bisserial, para averiguar a existência de relação estatisticamente significativa entre variáveis quantitativa e variáveis nominais dicotómicas.
- Opiniões e atitudes dos profissionais de saúde face à doença mental em diferentes serviços de um hospitalPublication . Martins, Maria Isabel Cabral; Carvalho, José CarlosIntrodução: Na atualidade, o doente mental ainda é visto como um indivíduo diferente dos outros, sendo considerado agressivo para si e para os demais, não sendo capaz de assumir um projeto de vida. Atitudes estigmatizantes face à doença mental estão associadas a diversas suposições, essencialmente provocadas pelos media, que resultam na ideia de que o doente mental é “perigoso”, “louco”, “maníaco”, “homicida”, etc. A presença de estigma resulta em diferentes efeitos adversos que comprometem a saúde e o bem-estar dos doentes, como é o caso da diminuição da autoestima, maior fragilidade na adaptação social, desemprego, falta de esperança, consequências psicológicas, diminuição do suporte social e compromisso com a terapêutica. Metodologia: Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e correlacional que tem como objetivo analisar de que forma as crenças, opiniões e atitudes dos profissionais de saúde contribuem para a redução ou aumento do estigma na doença mental e, como objetivos específicos, pretende-se comparar as opiniões e as atitudes dos profissionais de saúde face à doença mental em função dos diferentes serviços hospitalares, relatar as opiniões e atitudes dos profissionais de saúde face à doença mental e verificar associações entre as variáveis sociodemográficas, as opiniões e as atitudes dos profissionais de saúde em estudo. Foram utilizados como instrumentos de avaliação o questionário sociodemográfico, a Escala de Opiniões acerca da Doença Mental e a Escala das Atitudes dos Clínicos (MICA-4), sendo que a amostra do estudo é de 96 profissionais de saúde. Ao longo da investigação os princípios éticos estiveram presentes e foram respeitados, na medida em que cada participante colaborou de forma voluntária no estudo em questão. Resultados e Discussão: A análise dos resultados demonstra que a influência dos dados demográficos, pessoais e académicos nas crenças, opiniões e atitudes dos profissionais face à doença mental não é estatisticamente significativa. A maioria dos profissionais manifestou, em geral, desacordo quando questionados sobre a existência de estigma nas suas profissões e nas suas ideias e atitudes em face dos indivíduos com doença mental. Os mesmos inquiridos manifestaram ainda desacordo ou acordo ligeiro no que respeita à existência de estigma face à doença mental. Conclusões: Apesar do estigma na doença mental ser um tema pertinente e atual, uma vez que influencia os cuidados prestados ao doente, este estudo demonstra que, entre os profissionais de saúde inquiridos, não se verificam crenças nem atitudes neste sentido. Em suma, apesar do estigma na doença mental ser um tema pertinente e atual, considerando que influencia os cuidados prestados ao doente, este estudo demonstra que, entre os profissionais de saúde inquiridos, não se verificam atitudes estigmatizantes