Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-13"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Sintra Tales - Literary EscapesPublication . Pires, Beatriz Glória Dias Marques; Abrantes, Jorge Manuel de Oliveira FlorEste trabalho de projeto visa a elaboração de um plano de negócio de um alojamento local literário no concelho de Sintra. Através do desenvolvimento deste projeto pretende-se a criação de um alojamento local temático, ligado ao tema da literatura. A aposta nesta temática está mais evidenciada na decoração dos quartos disponíveis e no clube de leitura mensal, que dará a oportunidade, não só aos clientes de participarem, mas também a potenciais viajantes. Sendo Sintra um ponto turístico com muita evidência e potencialidade no turismo literário em Portugal, pretende-se, deste modo, estimular o setor e criar uma oferta de valor para os turistas levando a que a experiência seja valorizada pelos mesmos. O principal objetivo deste alojamento passa por oferecer uma oferta turística única e memorável, de modo a inovar o tipo de alojamento local, existente em Sintra e a nível nacional. Foi escolhido um método de afunilamento, realizando-se um enquadramento teórico para este projeto, começando nos conceitos de empreendedorismo e turismo como conceção geral e acabando nos empreendimentos hoteleiros temáticos. Neste intermédio, exploraram-se outras ideias, sendo estas o turismo cultural, turismo temático e o turismo e turista literário. No que diz respeito ao plano de negócio, começou-se por uma análise externa e interna, seguida da estrutura da empresa, do plano operacional e, por fim, do plano financeiro. Este último plano, juntamente com as conclusões, apresentará todo o culminar deste projeto, onde será possível apurar a sua viabilidade. Através da elaboração deste projeto, aferiu-se que o Sintra Tales – Literary Escapes necessitará um investimento de 531 500€, e conclui-se que o mesmo é viável económica e financeiramente, apresentando um VAL de 183 385€, uma TIR de 8,06% e um período de retorno (Payback) de, aproximadamente, 9 anos.
- Manipulação robótica na indústria cerâmicaPublication . Torres, Rogério Abel Almeida; Ferreira, Nuno Miguel FonsecaNa área da automação industrial e da robótica, existe a vertente da manipulação, que consiste na utilização de um braço robótico para a orientação e agarre dos objetos desejados por meio de atuadores, tais como vácuo, dedos, entre outros. Alguns objetos, como peças cerâmicas frágeis e de superfície lisa, requerem especial atenção face à força e ao método de agarre exercido sobre estes, onde para tal, existem garras equipadas com sensores de carga capazes de avaliar os valores de carga exercida pelos atuadores da garra sobre o objeto a ser manipulado. O presente documento encontra-se dividido em duas partes principais, o estado de arte e a demonstração das atividades desenvolvidas, sendo que serão abordados três projetos principais. Estes projetos são a criação de uma réplica digital de um processo de encaixotamento de azulejos, o desenvolvimento de uma garra ventosa rotativa e de uma garra do tipo impacto de três dedos com acionamento independente e capacidade sensorial de carga para aplicar em robôs manipuladores. Os principais objetivos da realização do estágio foram adquirir conhecimentos gerais na área da automação industrial e robótica referentes à indústria 4.0, e a obtenção de experiência do mercado de trabalho. Por sua vez, estes objetivos foram realizados através da aquisição de vários conhecimentos proporcionados pela experiência de trabalhadores e engenheiros da empresa onde ocorreu o estágio.
- Development of a prototype of a biomechanical device for assessment of the “Sit-to-Stand” movementPublication . Aguiar, Lucas Blaudt; Roseiro, Luís Manuel Ferreira; Wendland, MichaelA análise ao movimento “Sit-to-Stand” é importante na avaliação e definição de procedimentos de reabilitação de indivíduos que sofreram um Acidente Vascular Cerebral (AVC), apresentam Doença de Parkinson, possuem alguma imparidade nos membros inferiores, ou em pessoas idosas. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do protótipo de um dispositivo biomecânico, para ser usado na avaliação do movimento “Sit-to-Stand”. O dispositivo incorpora um conjunto de componentes mecânicos com integração de células de cargas que permitem a quantificação da força aplicada pelos membros superiores na execução do movimento, assim como da força de preensão feita pelas mãos do utilizador. Complementarmente dispõe de uma plataforma para aquisição das forças exercidas pelos membros inferiores no decurso do movimento. Assim, o sistema permite a aquisição de um conjunto de variáveis associadas ao movimento, nomeadamente a força exercida pelo pé, força vertical exercida pelo membro superior e a força de preensão manual, tanto para o lado direito como para o esquerdo. O dispositivo conta com um mecanismo de fixação especialmente desenvolvido para que o mesmo seja adaptável a qualquer andarilho e, com isso, torna-se um sistema portátil e de fácil adaptação em diferentes locais. Incorpora uma unidade de aquisição e controlo baseada no sistema Arduíno e tem uma interface com o utilizador desenvolvida em Excel, que garante a visualização e registo dos dados. O dispositivo foi testado com um grupo de trinta e três voluntários jovens, saudáveis, tendo evidenciado o comportamento desejado, com a resistência e rigidez mecânica adequadas e permitindo a aquisição sincronizada das forças exercidas em função do tempo associado à execução do movimento.
- Avaliação da presença de nitrosaminas em medicamentosPublication . Fonseca, Filipa Alexandra Duque; Pinheiro, Maria Nazaré Coelho Marques; Marques, Karine LopesO presente relatório de estágio, teve a duração de oito meses e foi realizado na empresa farmacêutica Bluepharma Indústria Farmacêutica S.A. O tema definido foi desenvolvido com o intuito de avaliar a presença de nitrosaminas em medicamentos. Ao longo dos últimos anos, as nitrosaminas foram detetadas em alguns medicamentos, nomeadamente em valsartan, irbesartan, losartan, ranitidina, nizatidina e metformina. Foi emitida, por parte das Autoridades Reguladoras competentes, uma ordem de retirada do mercado dos medicamentos referidos, uma vez que foi identificado que a presença de nitrosaminas apresenta graves problemas para a saúde humana, tornando-se mesmo num problema de saúde mundial. As nitrosaminas representam um desafio para a qualidade dos medicamentos devido ao potencial carcinogénico que apresentam para o ser humano. Por este motivo, as indústrias farmacêuticas necessitam de realizar um controlo de qualidade para garantir que o medicamento é seguro e eficaz para o consumidor. As várias Autoridades reguladoras EMA, FDA, ANVISA e Health Canada referem quais as medidas a seguir para diminuir ou mitigar a presença destas impurezas nos medicamentos. Trata-se de uma avaliação realizada em três etapas: etapa 1 – avaliação de risco, etapa 2 – testes confirmatórios e etapa 3 – medidas a implementar para mitigar o risco. Com esta avaliação imposta pelas Autoridades é possível controlar de forma eficaz a presença destas impurezas nos medicamentos, diminuindo assim o risco carcinogénico para o ser humano. As medidas impostas pelas Autoridades reguladoras foram aplicadas a um caso de estudo, nomeadamente um composto pertencente ao grupo dos antagonistas dos recetores da angiotensina II, também conhecidos como sartans. Estes medicamentos são utilizados no tratamento de doentes com hipertensão, insuficiência cardíaca e renal, possuem na sua estrutura química um anel tetrazole que pode levar à formação de nitrosaminas. Após a avaliação realizada ao medicamento sartan, com base no conhecimento atual e em todos os fatores de risco, conclui-se que o nível de risco é considerado alto para a presença de nitrosaminas (etapa 1). Adicionalmente, sendo um medicamento sartan, as Autoridades reguladoras recomendam a realização de testes confirmatórios (etapa 2), no entanto estes já teriam de ser realizados pelo facto do medicamento ter sido avaliado como risco alto. A execução dos testes confirmatórios referentes à etapa 2, levou à conclusão de que poderia ser feito um pedido às Autoridades para ser aplicado um skip testing, ou seja, analisar um número específico de lotes, e desta forma diminuir a análise destas impurezas em rotina, reduzindo assim os custos que estas representam.
- Cancro do pulmão : abordagem em farmacogenéticaPublication . Pereira, Duarte de CarvalhoEsta monografia tem como objetivo realizar uma revisão narrativa sobre o cancro do pulmão e o impacto que a farmacogenética tem na medicina personalizada. É um dos cancros mais comuns tanto em homens como mulheres com uma taxa de mortalidade elevada em todo o mundo. Histologicamente divide-se em dois subtipos: carcinoma pulmonar de células não pequenas (CPCNP) (~85% dos casos) e carcinoma pulmonar de pequenas células (CPCP) (~15%). No CPCNP, vários genes estão frequentemente mutados, incluindo EGFR, KRAS, ALK, BRAF, ROS1 e MET. Essas mutações podem influenciar a resposta ao tratamento e a sobrevida dos pacientes com CPCNP. Já no CPCP, as mutações genéticas mais comuns são encontradas em genes que codificam proteínas envolvidas na regulação do ciclo celular e na supressão tumoral, como TP53, RB1 e PTEN. Essas mutações podem afetar a eficácia do tratamento e a sobrevida dos pacientes com CPCP. A grande maioria dos tratamentos estão direcionados para indivíduos com CPCNP. A quimioterapia é a terapêutica sistémica mais convencionalmente utilizada. Atua nas células que se dividem, lesionando o seu DNA e impedindo que se multipliquem. Atualmente estão identificados quatro alvos terapêuticos aprovados e direcionados para os genes EGFR, ALK, ROS e BRAF. Uma das mutações mais relevantes no gene EGFR é a T790M no exão 20, que é encontrada em 50% dos indivíduos que adquiriram resistência aos inibidores desta proteína. Um exemplo de terapêutica em quimioterapia para as CPCNP consiste na utilização de dupletos de platina, cisplatina ou carboplatina. Apesar da sua aceitação, os seus resultados clínicos são relativamente baixos e a sua eficácia varia de indivíduo para indivíduo. Devido à existência de vários polimorfismos nos genes (ERCC1, ERCC2, XRCC1, MDM2, MTHFR, MTR e SLC19A1), estes podem contribuir para uma variação individual na resposta à sobrevivência na quimioterapia à base de platina. Estudos recentes indicam ainda outros polimorfismos, como no gene ABCG2 que em combinação com o SLC31A1 podem ter resultados significativos para os indivíduos que recebem quimioterapia à base de platina. A compreensão e o estudo dos polimorfismos genéticos que estão na base de uma resposta à terapêutica são fundamentais para que possamos obter um sucesso na terapêutica a aplicar a cada individuo.