ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
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A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
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Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by advisor "Fernandes, Sandra Rita Pereira"
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- Desenvolvimento de Competências de Enfermagem Especializada em Saúde Infantil e Pediátrica: Capacitação Parental para a Diversificação AlimentarPublication . Assunção, Tânia Maria Fernandes; Fernandes, Sandra Rita PereiraEste relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, em parceria com a Escola Superior de Saúde de Santa Maria-Porto, sendo que este, assim como a sua discussão pública, visam a obtenção do grau de Mestre. Pretende: refletir no desenvolvimento de competências de Mestre e Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica; demonstrar conhecimento e competências inerentes à metodologia do relatório final; evidenciar capacidade de recolha, reflexão e de análise crítica da literatura; revelar rigor científico e respeito pela ética; demonstrar capacidade eficaz de comunicação do desenvolvimento das competências na área de especialização. Compõe-se por dois capítulos centrais. O primeiro, refere-se à análise reflexiva das competências adquiridas, destacando a análise, reflexão e discussão do progresso experimentado, enfatizando as competências adquiridas (comuns de Enfermeiro Especialista, específicas de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e de Mestre). Já o segundo capítulo, apresenta uma scoping review sobre o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica na capacitação parental para a diversificação alimentar, mapeando e escrutinando amplamente a literatura e, evidenciando competências de investigação e de análise crítica. Este termina com uma proposta de projeto de intervenção em enfermagem, apresentando um plano para a aplicação dos insights obtidos na revisão, visando a sua implementação futura, demonstrando capacidade de utilizar as evidências científicas para transformar práticas capazes de aperfeiçoar os cuidados às crianças e suas famílias, melhorando o desenvolvimento infantil. No relatório destaca-se o desenvolvimento de competências comuns do Enfermeiro Especialista, as específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, para além das de mestre. O estudo efetuado investiga minuciosamente o papel do enfermeiro especializado na área referida na diversificação alimentar, apresentando evidências e aplicando-as na prática.
- Desenvolvimento de Competências de Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica: Controlo da dor e medo face à vacinação com Realidade VirtualPublication . Costa, Laura Carolina Moura; Fernandes, Sandra Rita Pereira; Lourenço, Tânia Marlene GonçalvesNeste relatório, explora-se o desenvolvimento das competências de Mestre, das competências comuns dos Enfermeiros Especialistas e das específicas do Enfermeiro Especialista de Saúde Infantil e Pediátrica, e, investigou-se a eficácia da Realidade Virtual (RV) no medo e na dor em crianças, durante o processo de vacinação. O primeiro capítulo utiliza uma metodologia crítica e reflexiva, relatando a análise minuciosa do percurso ao longo das práticas clínicas, oferecendo uma visão aprofundada do desenvolvimento contínuo das competências de mestre, comuns e específicas do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica e como essas competências são adquiridas e aprimoradas ao longo do tempo. Incluindo a capacidade estabelecer comunicações sensíveis e eficazes com crianças e suas famílias, personalizar cuidados especializados, desenvolvimento de competências de recolha, reflexão e análise crítica da literatura. O segundo capítulo surge para a verificar a eficácia da RV na diminuição da dor e medo, em crianças entre 4 e os 11 anos, durante a vacinação, realizou-se um estudo de abordagem quantitativa, prospetivo e quase-experimental. A amostra foi constituída por 60 crianças distribuídas por dois grupos (grupo de intervenção e grupo controlo). O estudo foi realizado em três centro de saúde do Funchal, entre maio e setembro de 2023. Foi possível testar a eficácia da RV na redução do medo das crianças durante vacinação (p=0,039), não sendo possível testar a sua eficácia na redução da dor (p=0,208). A maioria dos participantes (crianças, acompanhantes e enfermeiros) recomendou o seu uso. Este relatório contribuiu para o a aquisição de competências, conduzindo ao aprimoramento da prática de enfermagem pediátrica e desenvolvimento pessoal, fornecendo uma compreensão do desenvolvimento das competências essenciais e explorando o potencial da RV como uma ferramenta que poderá melhorar a experiência de vacinação das crianças. Esperando que os resultados tenham implicações significativas para a qualidade dos cuidados de saúde infantil.
- Desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica: promoção da esperança no suporte à parentalidadePublication . Neves, Cátia José Silva; Fernandes, Sandra Rita PereiraO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como desígnios retratar o processo de aprendizagem, concretizado no decurso dos diversos ensinos clínicos, e refletir sobre a aquisição e desenvolvimento das competências comuns do Enfermeiro Especialista, das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e das competências de Mestre. No primeiro capítulo, alicerçado numa metodologia descritiva e crítico-reflexiva, demonstra-se que as competências comuns do Enfermeiro Especialista foram desenvolvidas nos quatro domínios, primando-se pela responsabilidade profissional, ética e legal, pelo aperfeiçoamento das aprendizagens profissionais e da gestão dos cuidados, e pela melhoria contínua da qualidade dos cuidados. Demonstra-se ainda, através de uma abordagem holística e culturalmente sensível, o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, assistindo a criança/jovem e família na maximização da sua saúde, cuidando deste binómio nas situações de especial complexidade, e prestando cuidados em resposta às necessidades do ciclo vital da criança/jovem, potencializando o crescimento e o desenvolvimento. Considerando a abrangência da intervenção na criança/jovem e família, recorreu-se a diversas Teorias e Modelos de Enfermagem, com o intuito de assegurar a qualidade dos cuidados. Este percurso académico contribuiu grandemente para o crescimento pessoal e profissional. No segundo capítulo, salienta-se as competências de Mestre, desenvolvidas através de uma revisão scoping, com recurso à metodologia proposta pelo Joanna Briggs Institute. Esta revisão possibilitou o mapeamento das intervenções de enfermagem promotoras de esperança parental na prematuridade, desde o Pré-natal, à Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e aos Cuidados de Saúde Primários, sendo categorizadas em dez temáticas: Relação Terapêutica, com a subcategoria Comunicação; Cuidados Centrados na Família; Gestão da Incerteza; Objetivos/Metas; Vinculação; Empoderamento Parental; Crescimento e Desenvolvimento; Espiritualidade; Mensagens Positivas; e Grupos de Apoio/Suporte. A interligação destas intervenções com o Modelo Multidimensional de Esperança de Dufault e Martocchio assiste o Enfermeiro Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica a ser uma fonte de esperança, auxiliando os pais a encontrar significado no sofrimento e a transcender o impacto das circunstâncias espiritualmente devastadoras associadas à prematuridade.