ESAP - Escola Superior Artística do Porto
Permanent URI for this community
A Escola Superior Artística do Porto (Esap) tem como entidade instituidora a Cooperativa de Ensino Superior Artístico do Porto (CESAP), entidade de utilidade pública, sem fins lucrativos, constituída em Maio de 1982 e legalizada por escritura publicada no Diário da República n.º 202, III série, de 1 de Setembro de 1982, tendo autorização de funcionamento concedida pelo despacho 129/mec/86, de 28 de Junho. A diversidade das áreas de actividade e de saber existentes – Arquitectura, Artes Plásticas, Fotografia, Design e Comunicação Multimédia, Cinema e Audiovisual, Teatro e Produção Cultural – permite uma prática pedagógica em que a interacção e o cruzamento entre os cursos leccionados na ESAP, se constituem como uma característica própria do Projecto da Escola Superior Artística do Porto.
Browse
Browsing ESAP - Escola Superior Artística do Porto by advisor "Barbosa, António"
Results Per Page
Sort Options
- Os Novos Territórios Espirituais - A Mesquita do PortoPublication . Ouali, Fateh Ait; Barbosa, António“Os Novos Territórios Espirituais”. Um tema que exala força tanto pelo sentido de cada um dos palavras que o compõem como pelo significado do seu tudo. Novo. Território. Espiritual. Este tema foi dado no âmbito da tese do Mestrado Integrado em Arquitetura, orientado pelo Arquiteto António Leitão Barbosa. Os três palavras ficaram connosco ao longo de todo o processo de desenvolvimento do trabalho apresentado. A primeira questão que o tema levantou foi : A espiritualidade, o que é ? Logo seguida por : O território, o que é ? A noção de território surgiu numerosas vezes ao longo dos cinco anos passados. Isso teve por consequência alimentar a ilusão que o autor tinha noção do que era. Não tinha. Os trabalhos académicos desenvolvidos ao longo do percurso académico sempre exigiram uma percepção suficiente dos territórios onde as propostas arquitetónicas eram implementadas e análises territoriais foram feitas. A abordagem ao território sempre foi passiva. A expressão usada, a de “novo território”, mudou a própria noção, que o autor sempre teve, de território. O que se acreditava parado, gravado na pedra, imutável, apresentava-se agora como um ser vivo, em mutação constante. Até a nossa percepção dum mesmo território muda com o observador, numa abordagem ativa de transformação, que vai constituir uma imagem do território própria, com um ângulo de aproximação único que dá ao território um sentido diferente1. Um novo sentido. A perceção novamente adquirida que temos do território, à diferença do “espaço” que só se define como uma realidade física, é de uma qualidade que se adquire. Esta noção torna mais acessível o tema dos “novos territórios espirituais” no sentido que será através da proposta arquitetônica desenvolvida que o território deverá adquirir uma nova qualidade. A de espiritual. Quanto ao “espiritual”, que descreve o distinto à matéria, foi um domínio raramente visitado da minha parte se não se fala deste estado que a mente toma, entre foco e sonho, de onde surgem todas as formas da arte.
- Novos Territórios Espirituais.Espaço Antropocénico da Pedreira da Póvoa de VarzimPublication . José Pereira Antunes, António; Barbosa, AntónioNuma época de consumo instantâneo e intensivo para com todos os meios existentes, o ser humano tem vindo a perder a sua capacidade critica e de reflexão sobre o meio onde vive. É um fluido na medida que pode ser armazenado, controlado ou moldado, padecendo de vontade própria, que funciona em função do tempo. Existe uma necessidade de criar espaços que se prestem a fantasias e que se deixem habitar, espaços que promovam a relação do Homem e do seu espírito com o meio em que se encontram. Espaços que permitam um refúgio momentâneo da experiência proporcionada pelo quotidiano, que se assumem como de enorme importância para a qualidade de vida de quem os experiência, ao mesmo tempo que o confrontam e provocam, na esperança estes promovam uma consciencialização em torno das condicionantes da atividade e consumo do Homem. Foi realizado, um projeto no território da Pedreira da Póvoa de Varzim, promovendo um vazio deixado na cidade, marcado pelos traços desta cultura exaustiva praticada pelo Homem, onde se pretende, que a relação da intervenção arquitetónica a desenvolver com o espaço da pedreira, estabeleça um vínculo que evidencie o lugar, que sirva de pano de fundo de um refúgio necessário à vida contemporânea, e que afaste o Homem, nem que por momentos, dos constrangimentos provocados pelas consequências da sociedade onde este se insere.
- Novos Territórios Espirituais: Refúgio Urbano no Rio de JaneiroPublication . Freitas Pessôa Silveira, Júlia; Barbosa, AntónioO projeto surge e se estrutura no contexto urbano da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Apesar de já consolidada e com um número alto de habitantes, a cidade continua a atrair migrantes e imigrantes a todo momento. Em uma localidade com hábitos que visam a constante produtividade econômica e com uma valorização planejada do automóvel, intervir de forma contraditória, através da arquitetura, aliada a um programa, que buscassem se inserir nesse contexto de maneira sútil e valorizando o indivíduo e a sua relação com o espaço, foi o maior desafio desse projeto. A partir do processo de questionamentos e leitura sobre a dinâmica citadina atual e futura, no Rio de Janeiro e no mundo, foi possível elocrubrar formas de induzir novos comportamentos na sociedade urbana. Por intermédio da arquitetura, dos percursos e das espacialidades criadas, o projeto busca um dialogo simbiótico com o local e os seus usuários.
- Novos Territórios EspirituaisCemitério de Amarante como lugar de Contemplação e Transição NaturalPublication . Nazaret Ruiz Boyer, Jeanderly; Barbosa, AntónioO meu projeto está localizado na cidade de Amarante, um local cheio de cultura e tradição. O terreno onde especificamente se situa é um vale rodeado de natureza selvagem e um pequeno rio, com caudal moderado, em contrapartida, o vale é rodeado por grandes edifícios residenciais que hierarquicamente se impõem a este território, o pequeno vale foi envolvido por edifícios devido ao acelerado desenvolvimento urbano da cidade de Amarante, que hoje continua a abranger territórios naturais. Devido a esse desenvolvimento, o cemitério principal da cidade ficou superlotado, gerando planeamentos futuros para sua expansão. O meu projeto propõe como programa, a projeção de um novo cemitério nas proximidades do principal e atual cemitério de Amarante. A união de todo o terreno através de uma ciclovia, que proporciona um circuito contínuo de recreação natural, para atividades desportivas como corrida, ciclismo, ou atividades recreativas como caminhadas em ambiente natural e tranquilo.
- Novos Territórios Habitacionais- REGENERANDO O DESENHO DA CIDADE NO BAIRRO DA PRELADAPublication . Giménez, Alba Gimenéz; Barbosa, AntónioO projeto surge da necessidade de resolver um dos maiores problemas da cidade do Porto, Portugal. A cidade está totalmente dividida pela Via de Cintura Interna (VCI), esta estrutura viária comporta-se como uma muralha que limita e dificulta o funcionamento da cidade. É feita uma análise da cidade contemporânea e das suas necessidades com o objetivo de oferecer uma solução viária correta para a VCI e uma intervenção urbanística e arquitetónica otimizada para o bairro da Prelada, um dos conjuntos habitacionais mais afetados por esta estrada.
- NOVOS TERRITÓRIOS INDUSTRIAISPublication . MACOR, SAMARA; Barbosa, AntónioNo âmbito do Mestrado em Arquitetura, foi desenvolvido o trabalho de projeto de 5º ano com o tema “Oportunidades no Vale de Campanhã”. Campanhã aparece-nos como um espaço fragmentado, insólito e desajustado tanto da sua antiga matriz rural como da sua identidade industrial. Se este lugar detém um passado, apesar de conturbado, também detém um futuro expectante que necessita de intervenções tanto a nível da reabilitação como de construções de raiz. Foi desenvolvida uma estratégia de grupo para o Parque Oriental, materializada através dos projetos de um equipamento ligado à pedagogia (Porta Norte), de pequenos apontamentos arquitetónicos de estar (Entre Portas), e da nova fábrica da Socipole (Porta Sul). Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a nova fábrica da Socipole apresenta-se como resposta aos problemas identificados. A solução arquitetónica apresentada resulta de três gestos que, tanto setorizam o espaço privado e público do edifício proposto, como permitem a sua fusão com o território, a fim de ser elemento integrante da paisagem. Este novo elemento visa a valorização do património industrial, paisagístico e a reabilitação deste lugar do Vale de Campanhã.
- Novos Territórios IndustriaisPublication . Cruz, Ana; Barbosa, AntónioO presente relatório acompanha e estrutura o projecto de requalificação de uma fábrica no vale do rio Este, em Braga, desenvolvido sob o tema dos Novos Territórios Industriais. O ponto nevrálgico da intervenção do projecto é a sede de uma indústria metalomcânica e os terrenos vizinhos, cujas construções sufocam a margem fluvial do rio Este. Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a resposta passou por uma reorganização do território, e da translação da fábrica. A fim de valorizar a margem fluvial, além de a desobstruir, o território foi organizado tendo como premissa a possibilidade de usufruto público do troço compreendido na área de intervenção – dando continuidade à ecovia existente. Foi tida a pretensão de manter a plurifuncionalidade que o lugar já apresentava, na procura de uma valorização de cada qual e do diálogo do conjunto.
- NOVOS TERRITÓRIOS INDUSTRIAISPublication . Forte, Rui; Barbosa, AntónioO presente trabalho consiste no desenvolvimento de um projeto assente na temática Novos Territórios Industriais, tendo como objetivo a proposta de intervenção na Antiga Fábrica Confiança e a sua envolvente, na cidade de Braga. O trabalho apresenta um enquadramento teórico dos Novos Territórios Industriais, no sentido de perceber a evolução da indústria em relação ao seu posicionamento nas cidades. Face ao retrato atual da infraestrutura industrial e da sua envolvência, é reconhecida a necessidade de intervenção de todo esse território com novos usos funcionais. Foi desenvolvida uma proposta de intervenção apresentando um novo programa, composto por uma incubadora de indústrias, equipamentos culturais e habitacionais, que servem aquela estrutura produtiva, promovendo desta forma a revitalização urbana de todo aquele território.
- NOVOS TERRITÓRIOS INDUSTRIASPublication . Macedo, Laura Leite Costa Carvalho; Barbosa, AntónioNo âmbito da conclusão do Mestrado Integrado em Arquitetura, foi desenvolvido o trabalho de projecto de 5º ano que tem por tema a projecção de uma fábrica de pré-fabricados - Carmel - no território de Pedrógão Grande, Leiria. Pedrógão Grande, localizado no interior do país e outrora fustigado pelos incêndios, é uma zona com grande potencial de expansão mas pouco explorado. É um território onde se encontram características únicas para o desenvolvimento industrial, assente na base da descentralização e do desenvolvimento do interior. Através da identificação das problemáticas inerentes ao tema dos Novos Territórios Industriais, a fábrica de pré-fabricados Carmel, apresenta-se como resposta a esses problemas. A solução arquitetónica tem por base quatro movimentos distintos mas complementares, associando o âmbito industrial, ao museológico, hoteleiro e pedagógico. Associa o privado ao público, fundindo-se com o território conferindo assim uma estratégia de integração e complementaridade à cidade de Pedrógão Grande.
- Outros Espaços de HabitarPublication . Morais, Maira; Barbosa, AntónioO trabalho de projeto questiona a noção do espaço de habitar como lar e refúgio. E como a partir desse abrigo o homem parte para se relacionar com o mundo. Pensar num projeto de uma casa unifamiliar, que deriva de uma encomenda real para um cliente extraordinário, originou a um conjunto de ideias, intensões e motivações que definem o trabalho. Este trabalho consolida a metodologia de abordagem a um projeto real, desde o entendimento de uma encomenda, até a síntese e representação de uma ideia de Arquitetura