IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado
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Browsing IPAM - Aveiro - Dissertação de Mestrado by advisor "Alves, Caetano"
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- Das Beiras para o Centro : a imagem da região Centro junto dos seus habitantesPublication . Gouveia, Hermano; Alves, CaetanoA utilização do marketing como estratégia de gestão e promoção territorial pode ser uma mais valia para os locais aumentarem a sua competitividade e atractividade. A marca de um local é cada vez mais considerada como um activo importante no seu desenvolvimento e uma ferramenta fundamental para que os lugares (comunidades, cidades, regiões ou países) se distingam e melhorem o seu posicionamento. A Região Centro é uma criação administrativa recente que aglutina, em grande parte, as antigas regiões das Beiras. O principal objectivo desta investigação consistiu no desenvolvimento do conhecimento empírico, no que concerne à opinião dos habitantes da região sobre a Região Centro, nomeadamente no que respeita ao seu nível de identificação com a região, com a sua marca e o seu sentimento de pertença a esta nova realidade geográfica. A metodologia adoptada consistiu numa abordagem mista, sendo a qualitativa numa fase inicial e, posteriormente, numa abordagem quantitativa que se materializou na realização de um inquérito aos habitantes da Região Centro, tendo-se obtido uma amostra de 2.050 indivíduos. Os resultados foram submetidos a testes estatísticos por forma a validar as conclusões da investigação. Apesar de os resultados mostrarem que, parece não ser linear para os inquiridos, fazer a separação entre a marca e a região, foi possível determinar as variáveis que influenciam as percepções dos habitantes quanto à marca e à região e concluir que os inquiridos associam à marca as mesmas características e atributos que associam à região.
- O impacto do marketing experiencial na fidelidade dos consumidores - a marca NespressoPublication . Freitas, Luís; Alves, CaetanoEsta investigação teve como objetivo compreender o impacto que o marketing experiencial pode ter nos consumidores de uma marca. Sendo também analisada a vertente do género face ao marketing experiencial. A marca Nespresso, é a marca utilizada para o desenvolvimento da investigação, tendo em conta a sua estratégia essencialmente orientada para proporcionar experiências aos seus consumidores. Em termos de metodologia, tornou-se necessário um estudo exploratório para verificar o estado da arte e aprofundar o conhecimento em volta do marketing experiencial. Por outro lado, tornou-se necessária a recolha de dados primários no sentido de tangibilizar a informação sobre a realidade estudada. Em termos de resultados do estudo, é possível apurar uma tendência para que as experiências proporcionadas pela marca sejam fator importante para a sua intenção de recompra, o que de certa forma é um fator contribuinte face à sua fidelidade. Na realidade estudada verifica-se que não existe influência do género face à perceção acerca dos elementos experienciais da marca e à vontade de voltar a consumir Nespresso. Tendo em consideração a amplitude da amostra deste estudo, torna-se importante verificar até que ponto a informação recolhida se pode generalizar a outras realidades, outras marcas e junto de uma amostra representativa que permita uma confirmação e generalização do resultado da investigação.
- Proposta de valor para restaurante temático na cidade do PortoPublication . Marques, Rui; Alves, CaetanoPortugal vive hoje uma situação de crise económica e social que se agrava de dia para dia. É fundamental responder-lhe com energia, com ações de efeito no imediato, com soluções excecionais e temporárias, e com uma visão de futuro a médio e longo prazo. Sobretudo, é crucial responder à crise com verdade, porque só com seriedade é que se constrói a cumplicidade e a confiança entre governantes e governados, que é imprescindível para vencer as dificuldades pelas quais estamos a lutar. Da mesma forma, só com o reforço da competitividade das empresas e o aumento do empreeendorismo será possível criar condições para a defesa e o crescimento sustentado do emprego e da economia, e do aparecimento de novos negócios únicos que façam validar novas propostas de valor para a economia. O agravamento do desemprego, que caminha para o meio milhão de portugueses, é uma das principais consequências da atual situação económica não só Portuguesa mas também mundial, sendo fundamental promover políticas públicas e incentivos que possam contrariar a tendência verificada nos últimos anos de degradação das condições de funcionamento do mercado de trabalho. Este estudo pretende exatamente isso, ser um contributo valioso na gastronomia portuguesa, não só pela diferenciação que pretende criar, mas como um novo conceito e linha de orientação para outros projetos na mesma área e como incentivo ao empreeendorismo. O principal objetivo deste estudo visava entender os hábitos gastronómicos dos portugueses, com especial incidência na cidade do Porto. Com o intuito de criar uma marca única e uma proposta de valor associada e diferenciadora baseada na qualidade do serviço, qualidade, que serão objeto de estudo. Os resultados que se obtiveram foram de encontro ao que se pretendia saber, ou seja os hábitos gastronómicos dos frequentadores de restaurantes temáticos na cidade do Porto de forma a apresentar proposta de valor para novo restaurante temático.
- Satisfação dos utilizadores Isabel Castro CabeleireirosPublication . Castro, Gabriel; Alves, CaetanoA investigação levada a cabo no presente estudo reunir, aprofundar e aprimorar o conhecimento já existente da temática em estudo como do aconselhamento e verificação de pressupostos e questões salientadas pela empresa em estudo. O principal objecto de investigação é analisar a satisfação dos utilizadores de serviços. A empresa seleccionada foi Isabel Castro Cabeleireiros, tendo em conta a facilidade de recolha de dados, de implementação do estudo a realizar e tendo em conta também, outros aspectos pertinentes como a longevidade da empresa no concelho, o aumento de clientes e a constante actualização da empresa ao público externo. Para a análise e investigação da temática, foi realizado um inquérito aplicado na empresa, sedeada em Aveiro. O inquérito foi realizado por 379 clientes, de maneira a ser possível quantificar as variáveis importantes à investigação e os resultados serem relevantes para o estudo. Foi possível verificar que de uma forma geral os clientes da empresa estão satisfeitos, recomendam-na aos amigos e repetem a visita. Foi possível analisar o perfil dos clientes, como outros pontos relevantes para o estudo teórico como para a empresa, em termos profissionais. Analisados os dados recolhidos retiraram-se conclusões e conexões entre variáveis, essenciais para a avaliação da empresa e do serviço prestado e consequente aprimorar o crescimento da mesma.